Responsive Advertisement

terça-feira, 1 de março de 2022

COPACA RIO – EPISÓDIO 01

 


COPACA RIO – EPISÓDIO 01

Série criada e escrita por:
LEONARDO LIMA

Supervisão de Texto:
NEEMIAS BEZERRA


INTRODUÇÃO DA CENA

Em 2020, Os telejornais noticiam a CPI dos Casarões e o nome de Érico Venâncio é mencionado duzentos e dezessete vezes.

Renata Vasconcellos, Jornal Nacional – Érico Venâncio, dono da Imobiliária Lar Rio foi mencionado na CPI dos Casarões. O empresário investiu mais de R$80 milhões em outras imobiliárias beirando a falência...

Christina Lemos, Jornal da Record – O empresário Érico Venâncio tentou monopolizar a Imobiliária Lar Rio no mercado com investimentos milionários. Há quem diga que o dinheiro veio de fontes duvidosas...

Márcia Dantas, SBT Brasil – Érico Venâncio, famoso empresário carioca se envolveu em esquema de corrupção ativa e tentativa de monopolização no mercado da imobiliária. A Receita Federal desconhece os R$ 80 milhões investidos em imobiliárias falidas.

Lana Canepa, Jornal da Band – Érico Venâncio, o corretor imobiliário é acusado de lavagem de dinheiro e tentativa de monopolização no mercado imobiliário. O empresário negou qualquer tipo acusação dessa estirpe.

Na praia de Copacabana, Érico vê as notícias e as pessoas lhe olhando ao derredor com desconfiança. Chegando em casa, Mariazinha anuncia o falecimento de João [Pai de Érico] e Érico entra em desespero.

CENA 001. APARTAMENTO PETRA. COBERTURA. QUARTO. INTERIOR. DIA/MANHÃ

Em sono profundo no seu quarto, o alarme toca e Érico acorda. O empresário levanta da cama, coloca o pijama, calça a pantufa e vai direto para a área externa e diz:

ÉRICO
E pensar que o inferno astral começou no ano passado... Como o tempo passou rápido.

Mariazinha entra no quarto e vê o patrão na área externa e pergunta:

MARIAZINHA
Senhor o que tu faz aqui? O seu café da manhã está na mesinha de escritório do quarto.

ÉRICO
Obrigado Mariazinha! Estou aqui refletindo a merda que fiz no ano passado. Já se passaram um ano e ainda estou nessa pindaíba.

MARIAZINHA
Fique tranquilo, Deus sabe de todas as coisas. Você está passando por esse presságio agora, amanhã ou depois, tudo pode mudar.

ÉRICO
Que Deus te ouça, porque sinceramente, até a fé nele eu perdi faz tempos.

MARIAZINHA
Não diga isso!

ÉRICO
Não tem como não dizer isso. Há e como anda as obras da casa de Petrópolis?

MARIAZINHA
Os meus amigos estão finalizando o rebaixamento do teto. Você quer ir para lá com emergência?

ÉRICO
Só lá eu tenho um pingo de paz.

MARIAZINHA
Mas não é indo para Petrópolis que seus problemas irão sumir.

ÉRICO
Espera então pra tu ver.

Érico caminha conversando com Mariazinha até a sala e Vitor entra na cobertura. O empresário pede para a empregada voltar ao trabalho e tira satisfações com o filho.

ÉRICO
Onde você estava até uma hora dessas? Oito horas da manhã é hora de chegar em casa?

VITOR
Ih qual foi coroa? Nunca ligou para isso [...].

ÉRICO
Coroa é o cacete, me respeita moleque [...]. E que bafo de maconha é esse?

Vitor ri da cara de Érico e responde:

VITOR
Só fumei umazinha, faz mal não.

ÉRICO
É fumando umazinha ali, outra aqui e acolá e desencadeia vícios para outras drogas. Não quero você fumando isso.

VITOR
Em vez de você se preocupar com meu uso ou desuso de maconha, deveria pensar em dar pensão para minha mãe.

ÉRICO
Não vou dar um centavo para sua mãe, se ela quiser dinheiro, que trabalhe.

VITOR
Você é muito ingrato, ela te fez o homem que é hoje.

ÉRICO
Ingrato? Sua mãe quer é dinheiro para ostentar, pagar esses garotos de programa cheio de HIV para se relacionar. Pensa que sou idiota?

VITOR
Vou nem discutir isso com você e digo mais, você está sendo ridículo.

Vitor sobe as escadas e Érico grita:

ÉRICO
Não vira as costas pra mim. Volta aqui Vitor.

Vitor caminha no corredor e Mariazinha chega à sala dizendo:

MARIAZINHA
Viu? Foi dar asa para cobra voar, olha ai o resultado da sua educação primorosa.

Mariazinha caminha até a porta e Érico olha para a empregada, se senta no sofá e bufa cheio de preocupação.

CENA 002. BELEZA CARIOCA. ENTRADA. INTERIOR. DIA/MANHÃ

Mariane estaciona o carro no estacionamento e estranha os caminhões chegando com todos os produtos para a loja e pergunta a Rosa:

MARIANE
O que está acontecendo aqui?

ROSA
Todos os produtos estão retornando. Vamos ao seu escritório que te explico.

Mariane observa o caminhão saindo vazio do estacionamento e entra no Beleza Carioca. Chegando ao escritório, a empresária pergunta:

MARIANE
Diga-me tudo e não esconda nada, o que está acontecendo?

ROSA
Os produtos estão voltando porque os salões e nem os fornecedores não querem vincular as marcas deles com a gente.

MARIANE
Porque disso só agora?

ROSA
Por causa do escândalo da CPI dos Casarões [...].

MARIANE
Eu não tenho nada a ver com esse escândalo.

ROSA
Mas seu pai sim, esqueceu que é filha dele? Ele está sendo investigado e já carrega muitos processos nas costas faz tempo. Ele foi indiciado por racismo após promover uma mulher negra para cargo de almoxarifado. Érico já fez piada de péssimo gosto de cunho xenófobo, homofóbico e machista. Sem contar em outros delitos.

Mariana surta e grita com Rosa:

MARIANE
Chega! Eu não aguento mais. Quero uma solução para nossos problemas, pouco me importa o quão lixoso, babaca e otário que o meu pai é.

ROSA
Me perdoe, acabei me empolgando falando das cagadas do seu pai pra você.

MARIANE
Estou vendo! Cadê o Gabriel? Ele não era para estar aqui?

ROSA
Ele disse que iria resolver uns problemas pontuais com os fornecedores.

MARIANE
Ah sim, Rosa traga os relatórios de vendas que quero dar uma olhada.

ROSA
Pode deixar, com licença!

Rosa deixa a sala e Mariane diz:

MARIANE
Problemas com fornecedores? Sei.

Mariane manda mensagem no WhatsApp de Gabriel.

CENA 003. APARTAMENTO PATAMARES. COBERTURA. QUARTO. INTERIOR. DIA/MANHÃ

Pelados e aos beijos, Vera olha para Gabriel e diz:

VERA
Gato, já passou da hora de ir embora!

GABRIEL
Que isso Vera? Está me dispensando é?

VERA
Para de drama! Passou a madrugada toda aqui e outra, Veruska já está a caminho.

GABRIEL
Já passou da hora de demitir essa empregadinha hein?

VERA
E quem vai fazer os serviços domésticos?

GABRIEL
Você mesma, portanto é de sua responsabilidade fazer os serviços domésticos. 

VERA
Ah é? E como vou cuidar do meu SPA?

GABRIEL
Via Home Office, não tem desculpa. E outra, essa empregadinha vive empatando nossa foda. Daqui a pouco, ela vai querer se acampar aqui.

VERA
Fique tranquilo, ela não vai empatar nossa foda. E anda logo, volte para Niterói antes que Mariane te ligue.

Gabriel se veste, pega o celular e diz:

GABRIEL
Falando nela, ela me ligou trinta vezes!

VERA
Ai viu? Agora ande logo, não quero que Veruska te veja aqui.

Gabriel revira os olhos, desce as escadas e deixa o apartamento. Escondido, Cleber nota a presença do modelo e tira fotos.

CENA 004. BAR POINT OCEÂNICO. EXTERIOR. MANHÃ

No calçadão, Valentina conversa com Veruska no celular:

VALENTINA
Eu sabia que aquele cabelereiro era viado! Viu o silicone que colocou na bunda? Está ridículo, parece que a caxumba desceu e foi parar lá.

VERUSKA
Mulher controle essa língua! Vai que alguém surja do nada e escute nossa conversa?

VALENTINA
Tô nem ai? Falo mesmo, ele está ridículo. Ele mirou na Vera Verão e acertou na Inês Brasil. 

VERUSKA
Valentina, terei que desligar, estou chegando no apartamento da Dona Vera. Mais tarde eu te ligo.

VALENTINA
Está bem amiga, tchau!

Valentina desliga o celular e flagra o Armando no bar. A socialite atravessa a rua, chega no estabelecimento e tira satisfações com o marido.

VALENTINA
O que você está fazendo aqui? Não era para estar trabalhando?

ARMANDO
Vim tomar uma geladinha e assistir o jogo do Vascão. 

Valentina olha para a TV e repreende:

VALENTINA
Cria vergonha na cara, ver jogo da série B em vez de estar trabalhando.

ARMANDO
Calma amor, já estou indo trabalhar.

VALENTINA
Acho muito bom mesmo, eu hein [...]. Vê se pode? Largar o trabalho pra ver jogo de time rebaixado, cada ideia.

Valentina deixa o bar e Armando paga a conta no balcão.

CENA 005. CASA DOS FERRAZ GOMES. SALA. INTERIOR. DIA/MANHÃ

Helena chega em casa, sentado no sofá Gustavo estranha e pergunta:

GUSTAVO
Chegou cedo, o que houve?

HELENA
Não houve nada! O dia hoje não foi produtivo. E pelo visto, as contas não param de chegar.

GUSTAVO
Já paguei a TV a cabo, agora falta pagar a luz e a água que vence daqui a três dias.

HELENA
Nossa vida se resume a trabalhar, enfim [...]. O Gabriel deu algum sinal de vida?

GUSTAVO
Ele esteve aqui cedo, mas foi trabalhar.

HELENA
E o Antônio? Ele está em casa?

GUSTAVO
Não, ele acabou de sair para pescar e não tem hora para voltar.

HELENA
Ótimo, eu vou lá agora conversar com a Ana.

Helena beija Gustavo e deixa a sala. No portão, a dona de casa se depara com a nora cheia de hematomas.

HELENA
Ana minha filha, o que aconteceu contigo?

ANA
Não aconteceu nada dona Helena, só escorreguei no banheiro, só isso.

HELENA
Não minta pra mim, foi o Antônio, não foi?

Com um olhar de sofrimento e lacrimejante, Ana abraça Helena e começa a chorar.

CENA 006. APARTAMENTO PETRA. COBERTURA. SALA. INTERIOR. DIA/MANHÃ

Mariazinha encerra o expediente, a campainha toca e a empregada abre a porta:

MARIAZINHA
Bom Dia dona Pilar, o que a senhora deseja?

PILAR
Eu preciso conversar com o seu patrão, ele se encontra?

MARIAZINHA
Se encontra sim, ele está no escritório, pode entrar.

PILAR
Muito obrigada querida!

Pilar caminha até o escritório e Érico se surpreende:

ÉRICO
Doutora Pilar, o que faz aqui? Alguma novidade?

PILAR
O que tenho para dizer não é nada bom?

ÉRICO
Lá vem, o que houve dessa vez?

PILAR
A polícia federal abriu uma nova linha de investigação com relação à morte de Genésio Macedo Monteiro. O seu nome apareceu nas laudas dos suspeitos.

ÉRICO
Puta que pariu! E agora doutora? Não tem uma saída?

PILAR
Saída você tem em recorrer, mas terá que provar que não esteve presente e tão menos tem ciência da morte do Genésio.

ÉRICO
Deixa que vou dar um jeito, aliás, até tive uma ideia!

Érico conversa com Pilar e Vitor escuta tudo.

CENA 007. POSTO 8. QUIOSQUE. EXTERIOR. DIA/MANHÃ

Regina serve água de coco para Niltão Paraíba e pergunta:

REGINA
Vai largar do batente que horas?

NILTÃO PARAÍBA
Lá para umas quatro horas. A COMLURB não nos liberou mais cedo.

REGINA
Que merda hein? Debaixo desse sol quente e você varrendo essas ruas imundas.

NILTÃO PARAÍBA
É o ofício nega! E o Francis, cadê ele?

REGINA
Deixa ele quieto, pelo amor de Deus.

NILTÃO PARAÍBA
Tá certo patroa, tenho que ir. Tenha um bom dia!

Regina estranha uma movimento no mar e grita:

REGINA*
Tem alguém se afogando

Eduardo avista corre para o mar e se depara com Vini. O professor de educação física corre até o mar e salva o rapaz. Recuperando o folego, Vini abre os olhos e fica admirando Eduardo.

Fim do primeiro episódio