Responsive Advertisement

quarta-feira, 2 de março de 2022

COPACA RIO - EPISÓDIO 02

 


COPACA RIO – EPISÓDIO 02

série criada e escrita por
LEONARDO LIMA

supervisão de texto
NEEMIAS BEZERRA

CENA 001. CYBER SURF. BALCÃO. INTERIOR. DIA/TARDE

Distraído e pensando no Eduardo, Vini toma um susto com barulho e Lincoln pergunta:

LINCOLN
Está pensando na morte da bezerra ou no professor de educação física que te salvou no posto oito?

VINICIUS
Ih qual foi? Eu acabei me distraindo com umas coisas aqui, nada demais.

LINCOLN
Ah meu velho amigo, eu te conheço como a palma da minha mão. Quando está assim, é porque está apaixonado.

VINICIUS
Eu só o achei interessante e atraente.

LINCOLN
Só isso? Um negão gostoso daquele a sua disposição e só resume a interessante e atraente? Vai fundo e invista no cara.

VINICIUS
Mas você sabe da minha situação [...].

LINCOLN
Cara, uma hora ou outra vão perceber que tu é gay, não sei por que esse medo todo.

VINICIUS
Meu medo é dos meus pais me repreenderem [...].

LINCOLN
Vinicius, você já não é mais nenhuma criança! Ganha muito bem com a nossa loja, é maior de idade, e o que te falta agora é se libertar.

VINICIUS
Tenho que pensar nisso, mas enfim, me passa o nome desse rapaz e onde ele trabalha.

Lincoln passa informações de Eduardo para o Vini e os dois continuam conversando.

CENA 002. CASA DOS ALVES MONTEIRO. SALA. INTERIOR. DIA/TARDE

Eduardo chega em casa após uma tarde intensa de trabalho e Eric vai a sala e diz:

ERIC
Finalmente hein? Porque não atende a porra deste celular?

EDUARDO
Eu estava trabalhando, o que você quer para ficar me ligando?

ERIC
A dondoca da Maria Inês está te esperando no terraço.

EDUARDO
Não tenho um pingo de paz nessa porra [...]. Ela está com a Amanda?

ERIC
A Amanda está no meu quarto e pela cara da Inês, ela está bem puta contigo.

EDUARDO
Vou lá agora!

Eduardo deixa a sala, caminha pelo corredor e sobe as escadas de acesso ao terraço e se depara com Maria Inês revoltada:

MARIA INÊS
Porque demorou para sair do trabalho? Seu irmão ficou te ligando pra dizer que estou aqui.

EDUARDO
O que você quer agora? Porque não tem lógica nenhuma para está aqui.

MARIA INÊS
Quero que você pague a pensão da nossa filha!

EDUARDO
Como é? Está louca ou só se faz? Eu paguei a pensão da Amanda hoje e ainda adiantei o pagamento do próximo mês. O que você está fazendo com o dinheiro da poupança da nossa filha?

MARIA INÊS
Gasto com comida, roupas, colégio e cursos. E o que sobra, passeamos. Eu sei administrar o dinheiro da Amanda e tenho uma grande responsabilidade como mãe, coisa que você como pai está longe de ter.

Eduardo ri ironicamente e responde:

EDUARDO
Engraçado né? Eu trabalho igual um filho da puta e não posso visitar a Amanda. 

MARIA INÊS
Você não a visita porque não quer.

EDUARDO
Você é muito cara de pau, puta que pariu! Se não fosse sua loucura de negar guarda compartilhada, certamente iria visita-la.

MARIA INÊS
Neguei mesmo! Eu não quero que a Amanda seja uma pessoa igual o pai.

EDUARDO
Agora sou mau exemplo pra minha filha? É isso?

MARIA INÊS
Apenas não quero que minha filha siga o mesmo caminho da perdição como você que vive em baladinhas e essas aventuras promiscuas por ai.

Eduardo fecha os olhos, respira fundo e diz:

EDUARDO
Saia daqui antes que eu esqueça que existe a Lei Maria da Penha e encha sua cara de porradas.

Maria Inês pega sua bolsa em cima da mesa, desce as escadas e chega até a sala. Com Eric, a dondoca chama Amanda:

MARIA INÊS
Vamos embora filha!

AMANDA
Tchau tio Eric [...].

MARIA INÊS
Cala a boca e anda.

Amanda fica cabisbaixa e Eric nota o maltrato de Maria Inês com a sobrinha. Do terraço, Eduardo vê a filha e a ex-mulher entrando no carro e diz sozinho:

EDUARDO
Isso não vai ficar assim, não vou deixar de ver a minha filha por um capricho seu. Me aguarde Maria Inês.

Ruardo limpa as lágrimas e deixa o terraço.

CENA 003. IGREJA EVANGÉLICA REMANESCENTE. PULPITO. INTERIOR. DIA/TARDE

Marinalva conta os dízimos e Mirian comenta:

MIRIAN
O que houve como o povo da igreja matriz? Nunca mais veio aqui.

MARINALVA
Esse povo decidiu romper laços com a gente e olha que gastamos uma fortuna pela sede em Madureira.

MIRIAN
Que povo mais ingrato e hipócrita [...]. E o Lincoln? Ele te ajuda aqui?

MARINALVA
Queria muito que ele me ajudasse com a igreja, mas quase não o vejo por causa do trabalho e da faculdade.

MIRIAN
A mesma coisa é eu com o Eduardo. Já o Eric é mais tranquilo.

MARINALVA
Que bom que nossos filhos trabalham e buscam ser alguém na vida. Ah convida o Eric para o coral do louvor, ele tem uma ótima voz.

MIRIAN
Vou conversar com ele, ok? Agora tenho que ir, vou aproveitar essa promoção na feira que está imperdível.

MARINALVA
Vai lá e que Deus te proteja.

Mirian deixa o templo e Marinalva continua arrumando o púlpito.

CENA 004. PRAIA DE COPACABANA. QUIOSQUE. EXTERIOR. DIA/TARDE

Chegando no quiosque, Érico senta no banco e Regina surge com o cardápio:

REGINA
Boa tarde, o senhor deseja alguma coisa?

ÉRICO
Quero uma água de coco geladinha e um misto quente.

REGINA
Pode deixar, com licença!

Regina volta para o balcão e Francis estranha a presença de Érico:

FRANCIS
O que o Érico faz aqui?

REGINA
Não faço a menor ideia!

FRANCIS
Eu hein, não estou gostando nada disso.

Regina volta aos trabalhos, Francis vigia o empresário atrás do balcão e Eros chega cumprimentando Érico na mesa:

EROS
Boa tarde senhor Érico! Pelo visto é bem pontual [...].

ÉRICO
Sempre fui pontual em tudo na minha vida, e ai, conseguiu aquilo que te pedi?

Eros tira a pasta da mala e entrega ao Érico:

EROS
Ai está todas as provas da morte do Genésio!

ÉRICO
Porra, esse homem tinha uma ficha bem suja né?

EROS
O Genésio não era lá uma pessoa confiável. Ele fazia maracutaias dentro do Lar Rio. O seu finado pai o demitiu por causa disso e por culpa dele, eu também rodei lá.

ÉRICO
Que filho da puta! Esse desgraçado morreu e a viúva dele me acusa por isso.

EROS
A Miriam eu ainda irei dobra-la conversando. Deixa comigo.

Érico pega uma mala cheio de dinheiro e oferece a Eros:

ÉRICO
Aqui está o seu pagamento

EROS
Mas senhor Érico [...].

ÉRICO
Você vai recusar meio milhão de dólares?

Pensativo, Eros fecha negócio com Érico, se levanta e vai embora. O empresário deixa a mesa e Regina pergunta à Francis:

REGINA
Uai, o senhor Érico foi embora?

FRANCIS
Foi embora sim, deixa que sirvo esse lanche para outro cliente.

Francis deixa o balcão e Regina estranha o comportamento do ex-namorado.

CENA 005. BAR ALTINHO DA LAPA. MESA. EXTERIOR. DIA/TARDE

Vera chega ao Bar Altinho da Lapa, pega o cardápio e chega a mesa onde Valentina está e pergunta:

VERA
Porque está com essa cara de poucos amigos? Discutiu com o Armando?

VALENTINA
Eu tive uma discussão feia com ele, cismou de querer ser pai, acredita?

VERA
Para amiga, ser mãe é uma benção.

VALENTINA
Falou a mãe que só dá atenção para o filho mais velho e esquece do filho mais novo e da filha do meio.

VERA
Eu sou mais chegado ao Vitor porque ele sempre me visita. Já o Vini eu o vejo cada um mês porque ele vive ocupado e a Mariane fica enfurnada na empresa dela lá em Niterói. E outra, gravidez é a fase mais gostosa de uma mulher, mas quando nasce o bebê dá um trabalhinho [risos].

VALENTINA
É por isso que não quero ser mãe, imagina? Na hora do parto, aquela cabeçona estragando a minha entrada para o paraíso? Sem contar que quando crescer pode pegar piolho e tem limpar catarro, cocô e ficar trocando fralda toda hora [...]. Ai que horror, só de lembrar, dói o meu útero.

VERA
Quanto exagero meu Deus! Eu tive uma gravidez tranquila e não engordei mesmo tendo três filhos, viu?

VALENTINA
Você quer enganar quem? Beirou ao Free Willy quando estava esperando o Vinicius e quer vim com esse papo que não ganhou peso, acredito.

VERA
Eu só ganhei massa muscular, mas gorda eu não fiquei.

VALENTINA
Para Vera, você pedia para costureira lá de Niterói para fazer roupas para você porque estava gorda. Teve até que fazer lipoaspiração para o corpo voltar ao normal.

VERA
Ih amiga, esse negócio de gravidez te deixou biruta.

VALENTINA
Biruta é o cacete e Deus me livre ser mãe. Saindo daqui, vou acender vela para tranca rua para não engravidar.

Vera avista o garçom e chama:

VERA
Ei psiu, traga uma cerveja bem gelada e uns petiscos, só assim para calar a boca e acalmar uma amiga minha.

GARÇOM
Pode deixar senhora, anotei os pedidos aqui. Com licença!

Falando sozinha, Valentina diz:

VALENTINA
Não vou estragar minha linda periquita para ter filho nenhum.

VERA
Está falando sozinha?

Valentina vira para Vera e dá um sorriso forçado e consumida pela raiva.

CENA 006. APARTAMENTO PETRA. COBERTURA. SALA. NOITE

Horas depois, Pilar e Érico esperam pela chegada do delegado Armando:

PILAR
Como conseguiu as provas em menos de vinte e quatro horas?

ÉRICO
O Eros tinha uma pasta que me livra de toda a culpa pela morte de Genésio.

PILAR
Érico você está louco? Confiar num agiota?

ÉRICO
Antes de ele ser agiota trabalhava no Lar Rio. Ele foi sócio do meu pai por mais de vinte e cinco anos.

PILAR
Mas fique atento, todo cuidado é pouco.

A campainha toca e Mariazinha abre a porta do apartamento para o delegado Armando entrar:

MARIAZINHA
Pode entrar delegado, o senhor Érico está a sua espera, tenham uma boa noite.

Mariazinha encerra o expediente e delegado Armando fica a sós com Pilar e Érico:

ÉRICO
Aqui estão as provas da morte do Genésio.

ARMANDO
Como conseguiu essas provas em pouquíssimo tempo?

PILAR
Um amigo da família Venâncio de Moraes é uma das testemunhas do que aconteceu nesse fatídico dia.

ARMANDO
Vou fazer uma avaliação profunda com relação a esse caso. Dentro de alguns dias entrarei em contato com vocês.

ÉRICO
Muito obrigado delegado.

Pilar e Érico cumprimentam o delegado.

CENA 007. CASA DOS FERRAZ GOMES. SALA. INTERIOR. NOITE

Olga pega as fotos do ensaio de verão com Gustavo e diz:

OLGA
Obrigado pelo trabalho ficou perfeito.

GUSTAVO
De nada querida, ah e a agência abre amanhã, chegaram looks novos para o ensaio de verão.

OLGA
Pode deixar que estarei lá amanhã.

GUSTAVO
Que ótimo, tenha uma boa noite!

Gustavo acompanha Olga até o portão. A modelo tenta beijar a boca do fotógrafo que se esquiva da investida e volta para a sala. Vendo tudo, Gabriel diz:

GABRIEL
Essa mulher é doidinha por você né?

GUSTAVO
É só uma mera modelo da minha agência.

GABRIEL
Aham sei! Acha que não o conheço?

GUSTAVO
Que isso Gabriel? Me respeita, eu sou o seu pai e muito bem casado com sua mãe. Era só o que me faltava.

GABRIEL
Vocês são casados, mas vivem na zona de amizade.

GUSTAVO
Vá tomar conta da sua vida rapaz, com licença, diferente de você, eu tenho mais o que fazer.

Gustavo entra no escritório e Gabriel cai na risada sozinho na sala.

CENA 008. BELEZA CARIOCA. BALCÃO. INTERIOR. NOITE

Mariane encerra o expediente e Rosa comenta:

MARIANE
Por hoje chega! Estou muito cansada e o Gabriel realmente não apareceu e só me disse que estava ocupado.

ROSA
Esse sumiço do Gabriel é estranho!

MARIANE
Não sei o que acontecendo, mas eu vou começar a investigar esses sumiços.

ROSA
Bom como vocês são noivos, vocês que se entendam. Agora tenho que ir pra casa, irei preparar jantar para Mariazinha.

MARIANE
Vai lá amiga, boa noite e qualquer coisa é só me chamar.
Rosa deixa o Beleza Carioca e Mariane se aproxima de Daniel.

MARIANE
O que faz aqui ainda?

DANIEL
Estou desenhando um novo frasco do perfume daqui.

MARIANE
Deixa-me ver.
Daniel entrega o rascunho do desenho e Mariane se encanta:

MARIANE
Que coisa mais linda! O seu desenho está aprovado, quero esse modelo entrando em confecção.

DANIEL
Obrigado pela confiança dona Mariane, tenha uma boa noite.

Daniel deixa a empresa e Mariane fica admirando os desenhos dos frascos.

CENA 009. CASA VERMELHA. VILA MIMOSA. BALCÃO. INTERIOR. NOITE

Sozinho e tomando drink no barman, Vitor observa Joana se aproximando dele e diz:

VITOR
O que uma mulher tão gostosa faz num puteiro como esse?

JOANA
Eu trabalho aqui gato, como você se chama?

VITOR
Me chamo Vitor e você?

JOANA
Joana [...]. E pelo visto você procura alguém para relaxar.

VITOR
Com certeza e poderia ser contigo!

JOANA
Uma pena que não posso, tenho outros clientes para atender.

VITOR
Vai vacilar comigo?

JOANA
Não, mas deixa para próxima!

Joana vira as costas, Vitor pega a garota de programa pelo braço e a beija. Não resistindo à tentação, Joana se entrega e Vitor tira a sua roupa e os dois passam a noite transando num quartinho apertado e escuro.

CENA 010. CASA DOS RIOS GOMES. SALA. INTERIOR. NOITE

Ana sai de casa e se encontra com Veruska e Josué:

ANA
Pra onde vamos?

VERUSKA
Vamos para um barzinho em São Francisco.

JOSUÉ
E está tudo na minha conta hein?

ANA
Estamos vamos nos divertir um pouco.

Ana e Veruska entram no carro de Josué. Enquanto isso, Helena senta no sofá da sala da sogra. Estranhando a escuridão, Antônio acende a luz e toma um susto:

ANTÔNIO
O que você faz aqui mãe?

HELENA
Quero ter uma conversa séria contigo!

Antônio fica sem reação com a frieza de Helena

FIM DO EPISÓDIO 02