Responsive Advertisement

sexta-feira, 4 de março de 2022

COPACA RIO - EPISÓDIO 03

COPACA RIO - EPISÓDIO 03

série criada e escrita por
LEONARDO LIMA

supervisão de texto
NEEMIAS BEZERRA

CENA 001. CASA DOS RIOS GOMES. SALA. INTERIOR. NOITE

A sós, Helena confronta Antônio e os dois tem uma discussão acalorada:

HELENA
Eu quero saber o porquê você continua maltratando a Ana [...]. Ela faz exatamente tudo o que você quer.

ANTÔNIO
Vem cá, o que a senhora tem a ver com isso?

HELENA
Rapaz tu me respeito, sou a sua mãe e você me deve respeito. Se hoje você tem um teto pra morar com sua esposa, foi graças a mim.

ANTÔNIO
Era só o que me faltava agora, a senhora querer dar lição de moral de como me portar num casamento. Eu, ao menos, mantenho meu matrimônio com a mesma pessoa e você? Que largou o meu pai e o trocou por um garotão que tem idade para ser o seu filho. [Debocha].

*Revoltada, Helena esbofeteia Antônio e rebate:*

HELENA
Nunca mais ouse dizer isso! Eu sempre amei o seu pai e outra, se eu sonhar que você levantou a mão para Ana, se verá comigo [...].

ANTÔNIO
Vai fazer o que? Vai me denunciar? Vai dar queixa na polícia?

HELENA
É o que eu deveria fazer, mas esse assunto é particular e não quero envolver nossa família num escândalo por um devaneio seu.

ANTÔNIO
Esse devaneio meu? Então impor respeito é isso pra você?

HELENA
Respeito se conquista Antônio. Eu me pergunto todos os dias, onde foi que eu errei [...]. Te dei uma educação esmera, sempre fui amorosa, carinhosa e atenciosa, para você chegar a fase adulta e se tornar um monstro. Eu não mereço isso, aliás, nenhuma mãe merece isso.

ANTÔNIO
Agora a senhora pode se retirar, quero ficar sozinho.

Helena encara Antônio e deixa a casa do filho. O pescador se senta no sofá e fica pensativo.   

CENA 002. APARTAMENTO PETRA. ESCRITÓRIO. INTERIOR. NOITE

Vinicius desce a escada e se depara com o Érico no escritório:

VINICIUS
Ué pai, o que faz acordado essa hora? Não era para estar dormindo?

ÉRICO
Estou resolvendo uns pepinos, daqui a pouco eu durmo.

VINICIUS
Como anda o processo da CPI dos Casarões?

ÉRICO
Anda estagnada, apareceram novas evidências, mas já resolvi com agilidade.

VINICIUS
Eu torço para esse pesadelo chegar logo ao fim [...].

ÉRICO
Também torço meu filho, não vejo a hora de ter uma vida normal e tranquila.  E você? Porque está todo arrumado?

VINICIUS
Vou para uma balada para curtir, trabalho e estudo demais e tenho pouco tempo para aproveitar a vida.

ÉRICO
Está certo meu filho e olha a hora hein? Não seja farrista igual o seu irmão.

VINICIUS
Pode deixar pai!

Vinicius abraça o pai e deixa a cobertura. Érico larga as pastas sobre a mesa e sobe para o quarto.

CENA 003. APARTAMENTO PATAMARES. COZINHA. INTERIOR. NOITE

Sozinha na cozinha, Vera é surpreendida por Cleber:

VERA
Que susto Cleber, o que faz aqui? Não era para estar em casa?

CLEBER
Aproveitei que a Veruska encerrou o expediente mais cedo para batermos um papo em particular.

VERA
Não tenho nada para conversar contigo!

CLEBER
Ah é mesmo? Então veja [...]

Cleber tira o celular do bolso, desbloqueia coloca na galeria de fotos e mostra a foto Gabriel saindo do apartamento e Vera rebate:

VERA
E daí? Ele esteve aqui mesmo, o que você quer com isso?

CLEBER
Tenho a mera impressão e uma certeza absoluta que vocês dois estão tendo um caso.

VERA
Isso não te diz respeito, te pago para prestar serviços a mim e não para ser detetive.

CLEBER
Vê se pode, a senhora teve a pachorra de me trocar por um moleque e ainda por cima, noivo da sua filha.

VERA
É melhor você ir embora e apagar essa maldita foto, você não sabe do que sou capaz [...].

CLEBER
Capaz de que? Vai me matar? Vai me esfolar vivo?

VERA
Saia daqui Cleber, suma da minha frente.

CLEBER
Vou me retirar, mas espero nunca mais ver esse merdinha por aqui. Com licença.

Cleber deixa a cozinha. Sozinha, Vera quebra os utensílios e começa a chorar.

CENA 004. CASARÃO ROSA. SALA. INTERIOR. NOITE

Apreciando os desenhos de Daniel, Mariane se assusta com a campainha:

MARIANE
Quem será uma hora dessas? Será que a Rosa esqueceu alguma coisa aqui?

Mariane caminha até a porta e ao abrir, vê Tia Emília e diz:

MARIANE
Tia Emília? O que está fazendo quase de madrugada aqui em São Francisco?

EMÍLIA
Eu estava num flashback. Estou velha, mas não estou morta.

MARIANE
Anda em Niterói nesse horário, quase às duas da manhã é perigoso.

EMÍLIA
Já estou acostumada querida. Como anda o seu trabalho?

MARIANE
Estou na correria, Beleza Carioca entrou em crise por associarem minha imagem com a do meu pai.

EMÍLIA
Esse seu pai acabou com a reputação por bobagem. Além de te prejudicar, ele traz problemas a todos com quem tem contato.

MARIANE
Não tenho contato com ele justamente por isso. Nem pude te visitar, estou cheia de problemas para resolver.

EMÍLIA
Falando em problemas, e o seu noivo? Marcou o dia do casamento?

MARIANE
Não consegui conversar com o Gabriel, ele simplesmente sumiu, não responde aos meus recados.

EMÍLIA
Hum não estou gostando desse rumo!

MARIANE
O que foi tia? Tem algo a dizer?

EMÍLIA
Quando homem some assim, é porque está com outra.

MARIANE
Ai credo tia, nem gosto de pensar nisso.

EMÍLIA
Mas fique bem atenta, homens assim não valem nada, enfim, posso passar uma noite aqui?

MARIANE
Pode sim, sinta-se a vontade.

Emília anda pela casa e Mariane fica desconfortável com a presença da tia.

CENA 005. BAR DA CREUZA. SALÃO. INTERIOR. NOITE

Josué e Veruska comentam sobre os hematomas no rosto da Ana:

VERUSKA
O brutamonte voltou a agredir a coitada da Ana, viu os hematomas no rosto dela?

JOSUÉ
Eu vi e pelo visto ele deve ter feito algo a mais com ela.

VERUSKA
Eu se pudesse, ajudaria ela!

JOSUÉ
A Ana precisa também se ajudar né? Porra, ela tem nós como vizinhos, tem a Helena como protetora dela e fica refém de um covarde como o Antônio?

VERUSKA
Ah meu amigo, é capaz dele alvejar a Ana. Ela fica muito sobre pressão e mesmo trabalhando, não é o suficiente para morar sozinha.

JOSUÉ
É muito foda isso cara!

Ana se aproxima e chama Veruska e Josué para a roda de samba:

ANA
Venham para a roda de samba, está muito bom!

JOSUÉ
Estamos indo Ana.

VERUSKA
Vou retocar a maquiagem e já volto.

Josué e Ana entram na roda de samba e Veruska observa de longe.

CENA 006. CASA DOS ALVES MONTEIRO. SALA. INTERIOR. NOITE

Miriam deixa o quarto, caminha até a sala e chama por Eric:

MIRIAN
Vá se arrumar logo Eric e porque de cara emburrada?

ERIC
Adivinha quem veio aqui hoje cedo?

MIRIAN
O que a Maria Inês queria agora? O Eduardo não pagou a pensão da Amanda?

ERIC
Pelo que eu ouvi do bate boca que teve no terraço, ela queria mais grana.

MIRIAN
Essa mulher é uma interesseira, maldita hora que o Eduardo se envolveu com ela. Falando nele, cadê ele?

ERIC
Saiu com uns amigos do trabalho e você sabe para onde.

MIRIAN
Eduardo não toma jeito e o senhor se arrume para o culto.

ERIC
Estou com zero vontade de sair de casa para participar do louvor.

MIRIAN
Essa é ótima, agora o mocinho tem preguiça para louvar a Deus. Cuidado para o diabo não puxar o seu pé enquanto tu dorme.

ERIC
Tá amarrado em nome de Jesus! Vou me arrumar, mas vou demorar um pouco.

MIRIAN
Anda logo, o culto começa daqui a pouco.

Eric sobe as escadas, entra no quarto e pega a primeira roupa do armário. Na sala, Mirian espera pelo filho caçula.

CENA 007. CASA VERMELHA. VILA MIMOSA. INTERIOR. NOITE

Descendo as escadas, Joana se despede de Vitor:

JOANA
Espero que tenha agradado o cliente.

VITOR
Me agradou da melhor forma possível.

JOANA
Volte sempre que puder, aqui está o meu cartão.

VITOR
Obrigado gata, pode deixar que entrarei em contato contigo.

JOANA
Tenha uma boa noite!

Vitor beija Joana e deixa o local. Gabriel entra e se aproxima de Joana:

GABRIEL
O que o meu cunhado estava fazendo num puteiro fudido como esse?

JOANA
Ele veio saciar as vontades dele.

GABRIEL
Você transou com ele? Tem vergonha na cara não? Pega o coroa e o irmão mais novo dele [...].

JOANA
E você transa com sua sogra, que moral você tem para falar de mim?

GABRIEL
Mas ela me paga bem pelos serviços.

JOANA
Até pareço que eu não te conheço. Enfim, vou fazer fotos para publicar no Private Fans e amanhã, teremos um trabalho extra.

GABRIEL
Que trabalho extra é esse?

JOANA
Fazer programa com os executivos do transatlântico que está pertinho daqui do Rio de Janeiro, se prepare.

Joana retorna para o quarto e Gabriel entra em desespero e segue a parceira de trabalho.

CENA 008. BALADA PREAMAR. PISTA DE DANÇA. INTERIOR. NOITE

Lincoln dança com Vini, avista Eduardo e diz:

LINCOLN
O cara está lá no bar sozinho, vai e puxa assunto com ele.

VINICIUS
E se ele me der um fora?

LINCOLN
Foda-se pelo menos você tentou agora vai lá.

Vinicius atravessa a pista de dança, se aproxima de Eduardo e puxa assunto:

VINICIUS
Olá boa noite!

EDUARDO
Olha só, é aquele rapaz que salvei na praia e filho caçula do poderoso Érico Venâncio.

VINICIUS
Sou eu mesmo, pensei que tivesse feliz de ter me visto aqui e bem.

EDUARDO
É claro que estou feliz, porque não ficaria?

VINICIUS
Não sei, eu percebi pelo tom de ironia.

EDUARDO
Fica tranquilo, eu sou assim com todo mundo. E o que você faz aqui na balada? Pensei que gostasse de algo mais tranquilo.

VINICIUS
Só vim aqui para curtir mesmo. E você?

EDUARDO
Vim para relaxar. Vamos dançar um pouco, agora soltaram uma música maneira.

Vinicius e Eduardo dançam a pista e Lincoln entra na roda dos drogados e compra drogas da pesada.

CENA 009. CRUZEIRO MARÍTIMO GUARUPÁ. RESTAURANTE. INTERIOR. NOITE

Marinalva entra no cruzeiro e Henrique abraça a tia:

HENRIQUE
Titia, quanto tempo que não a vejo!

MARINALVA
Meu querido sobrinho, o que faz aqui sozinho? Não tem medo de se perder nesse cruzeiro?

HENRIQUE
Que nada, estou acostumado. Estava brincando com os meninos e quando a vi, vim aqui te abraçar.

MARINALVA
Falando nisso, cadê sua mãe?

HENRIQUE
Está ali!

Marinalva se aproxima e vê Marina com a taça de champanhe na mão.

Fim do episódio 03