Responsive Advertisement

sexta-feira, 4 de março de 2022

COPACA RIO - EPISÓDIO 04

 



COPACA RIO - EPISÓDIO 04

série criada e escrita por
LEONARDO LIMA

supervisão de texto
NEEMIAS BEZERRA


CENA 001. CRUZEIRO MARÍTIMO GUARUPÁ. ÁREA EXTERNA. NOITE

Marinalva se aproxima de Marina e responde:

MARINALVA
Finalmente de volta a sua terra natal! Pensei que nunca mais iria retornar.

MARINA
Você acha mesmo que estou feliz de voltar para um país desgovernado por políticos ladrões e safados? Prefiro minha amada Londres.

MARINALVA
Ah sim, irmã, preciso conversar contigo!

MARINA
Filho você pode me esperar no quarto?

HENRIQUE
Sim senhora, eu estou indo!

Henrique entra no salão e Marina conversa a sós com Marinalva:

MARINA
Pela cara fechada, tenho a absoluta certeza que gastou toda a sua parte da herança dos nossos pais.

MARINALVA
Sim e com o dinheiro da herança, abri uma igreja evangélica.

MARINA
Oi? Marinalva, pelo amor de Deus [...]. Gastou seu dinheiro com igreja evangélica? E o meu sobrinho Lincoln? Onde o inclui nessa loucura?

MARINALVA
Ele é sócio de uma loja esportiva e ganha muito bem.

MARINA
Pelo menos o meu sobrinho tem mais juízo que você. É mole, viver de mixaria de igreja.

MARINALVA
Eu tenho uma lojinha de artigos religiosos, recebo um dinheiro modesto para gastar apenas comigo.

MARINA
Eu não sei o que você tem na cabeça, sério. Espero não se estrague e tão o Lincoln por causa de religião. Só posso dar esse conselho pra ti.

Marinalva abaixa a cabeça e Marina abraça consolando a irmã.

CENA 002. APARTAMENTO MIRASOL. IPANEMA. SALA. INTERIOR. DIA/MANHÃ

No dia seguinte: Em seu apartamento, Pilar receber o Corregedor Tenêncio e o cumprimenta.

PILAR
Bom dia corregedor é muito bom te ver por aqui.

TENÊNCIO
Muito obrigado Pilar. Eu vim aqui para ter acesso às novas evidências com relação a Érico Venâncio.

Pilar entrega as laudas, Tenêncio abre o documento e a advogada diz:

PILAR
Eu reavaliei profundamente o CPI dos Casarões por conta própria e em meio as provas apresentadas, todas as acusações sob o meu cliente são superficiais. 

TENÊNCIO
Espero que você esteja tomando uma posição imparcial sobre esse caso.

PILAR
Eu jamais iria omitir uma informação senhor! Eu digo isso com toda a convicção. Se você abrir a página duzentos e quarenta e cinco, você verá que essa conta não fecha.

Tenêncio abre na página sugerida por Pilar e rebate:

TENÊNCIO
A senhora tem razão, esses oitenta e cinco milhões vieram de fontes duvidosas [...].

PILAR
E o Érico não esteve presente no banco no dia do saque desse montante.

TENÊNCIO
O que você está insinuando?

PILAR
Que alguém próximo a ele ou da corretora lavou esse dinheiro e o entregou como se tivesse declarado na Receita Federal.

Tenêncio ouve a versão de Pilar e o corregedor fica intrigado.

CENA 003. APARTAMENTO PETRA. COBERTURA. SALA. DIA/MANHÃ

Vini conversa com Érico diante a mesa do café da manhã:

VINICIUS
Ué, a Mariazinha está de folga hoje?

ÉRICO
A Mariazinha está presa no trânsito na Ponte Rio e Niterói. Está tudo parado.

VINICIUS
É foda sair de Niterói para trabalhar aqui em Copacabana, enfim, vou tomar um café e vou correndo para o trabalho.

ÉRICO
Que isso filho? Não me vai dizer como foi sua noite na balada?

VINICIUS
Eu amei, me senti livre e a vontade!

ÉRICO
Que bom filho, e o seu irmão? Chegou?

VINICIUS
Chegou acabado e pela manhã. Há essas horas deve estar dormindo.

ÉRICO
Seu irmão não toma vergonha na cara.

VINICIUS
Pois é, agora tenho que ir, estou mega atrasado.

ÉRICO
Vai lá filho, vá com Deus.

Vinicius deixa o apartamento. Chegando ao térreo, pega sua bicicleta e segue rumo à loja. Sozinho na cobertura, Érico vai até a porta do quarto de Vitor e o encara enquanto ele dorme.

CENA 004. PRAIA DE COPACABANA. QUIOSQUE. EXTERIOR. DIA/MANHÃ

Vera se encontra com Gabriel e o rapaz nota a aflição na socialite:

GABRIEL
O que houve Vera? Está pálida e aflita [...]

VERA
O Cleber descobriu que a gente temos um caso.

GABRIEL
Como esse desgraçado descobriu?

VERA
Ele viu você saindo lá do apartamento e fotografou.

GABRIEL
Filho da puta! Viu Vera? Foi confiar em seu ex-peguete. Agora, estamos fudidos.

VERA
Eu sei que errei em ter contratado ele como motorista, mas quis dar uma chance dele crescer na vida.

GABRIEL
Crescer na vida como motorista da ex? Vera, em que mundo você vive?

VERA
Para de me subjugar, estou ficando nervosa.

GABRIEL
Não estou te subjugando, estou relatando os fatos que você não foi em contrata-lo para motorista.

VERA
Nem sei o que fazer e nem pensar.

GABRIEL
Tenha calma, meu amor.

Vera e Gabriel trocam carícias e o rapaz a beija. Niltão reconhece a madame, pega o celular e tira foto do outro lado da rua e diz:

NILTÃO PARAÍBA
Então a madame tinha um amante, interessante!

CENA 005. PRAIA DE COPACABANA. QUIOSQUE DA REGINA. BALCÃO. INTERIOR. DIA/MANHÃ

Francis reclama da falta de clientes no quiosque e Regina rebate:

FRANCIS
O que houve com o povo hoje? Não vejo tantos clientes como nos outros dias.

REGINA
É porque obviamente não estamos no horário de pico.

FRANCIS
Nem são onze horas da manhã, era para no mínimo vir uma galera pra cá.

REGINA
Francis querido, em vez de você ficar falando bobagens, pode me ajudar com o carregamento de cocos? Estou precisando encher nosso estoque.

FRANCIS
Pode deixar, estou indo.

Francis caminha no calçadão e Niltão assusta Regina:

REGINA
Que susto menino, quer me matar?

NILTÃO
Tenho um babado para te contar.

REGINA
Ih lá vem [...].

NILTÃO
Veja isso e tire suas próprias conclusões.

Regina fica pasma ao ver o vídeo de Vera beijando Gabriel e Niltão continua fofocando com a vendedora.

CENA 006. CASARÃO DOS CAMARGO PONTES. SALA DE ESTAR. INTERIOR. DIA/MANHÃ

Armando tenta conquistar Valentina e é ignorado pela esposa:

ARMANDO
Ainda está com raiva de mim?

VALENTINA
A questão não é está com raiva, é que você cismou de ser pai da noite para o dia.

ARMANDO
Amor se pararmos para analisar, estamos ficando velhos. Você está na casa dos quarenta e depois que chega nessa idade, terá dificuldades para fecundar, entende?

VALENTINA
Eu entendo, mas vamos fazer um balanço desses últimos meses. Depois que oficializamos definitivamente o nosso casamento, você se enraizou no trabalho e mal o vejo e eu com meus projetos sociais [...].

ARMANDO
Mas eu prometo estar mais presente [...].

VALENTINA
Você me prometeu isso uma vez e não cumpriu até hoje.

ARMANDO
Você teme que seja um pai ausente?

VALENTINA
Esse é o meu grande medo e precisamos aproveitar um pouco mais a nossas vidas.

ARMANDO
Vou fazer o possível para não ficar ausente!

VALENTINA
Assim eu espero.

Armando acaricia Valentina e os dois se beijam.

CENA 007. CALÇADÃO DE SÃO FRANCISCO. SALA. EXTERIOR. DIA/MANHÃ

Mariane e Tia Emília caminham no calçadão de São Francisco e param para descansar:

EMÍLIA
Refletiu sobre aquela conversa que tivemos?

MARIANE
Nem quero tocar nesse assunto, é muita coisa para a minha cabeça.

EMÍLIA
Falando de casamento, vem cá, como anda o matrimônio da Ana e do Antônio?

MARIANE
O casamento dos dois é um caso sério. Ele agride diariamente a Ana [...].

EMÍLIA
E você tem certeza que quer se casar com o irmão de um agressor?

MARIANE
Porque esse interesse todo no Gabriel?

EMÍLIA
Eu sei o quanto esse rapaz não presta e ei de te provar um dia.

MARIANE
Ah tia não começa, você está igual a minha mãe.

EMÍLIA
Sobrinha escuta o que eu estou dizendo, abra os olhos com o Gabriel. Quem avisa amigo é. Agora vamos caminhar para gastar as energias.

Mariane fica desconfiada e volta a caminhar com Tia Emília.

CENA 008. SALÃO DE BELEZA DA MATILDE. SALÃO. INTERIOR. DIA/MANHÃ

Maria Inês pinta as unhas dos pés de Veruska e a empregada conversa:

MARIA INÊS
Sua patroa decidiu te dar folga hoje?

VERUSKA
É claro, hoje ela teve resolver um problema pessoal no SPA.

MARIA INÊS
Ah entendi!

VERUSKA
Menina você a novela de ontem? Aquele rapaz é um bobo em correr atrás de uma mulher que não quer nada com ele.

MARIA INÊS
Acabei dormindo cedo, mas vi um pedaço da novela. Parei de ver, chego em casa muito cansada.

VERUSKA
Depois veja no aplicativo, está sensacional.

Mirian entra no salão, interrompe a conversa e chama Maria Inês:

MIRIAN
Desculpe interromper a conversa, mas preciso bater um papo rápido com a Maria Inês.

MARIA INÊS
O que a senhora quer comigo?

MIRIAN
É um papo pessoal e em particular.

Maria Inês encara Mirian e Veruska nota um climão.

Fim do episódio 04