Responsive Advertisement

segunda-feira, 7 de março de 2022

COPACA RIO - EPISÓDIO 05


COPACA RIO - EPISÓDIO 05


Série criada e escrita por
LEONARDO LIMA

Supervisão de Texto
NEEMIAS BEZERRA

CENA 001. SALÃO DE BELEZA DA MATILDE. CALÇADA. EXTERIOR. DIA/MANHÃ

Na calçada do salão, Mirian discute com Maria Inês sobre a pensão da Amanda.

MIRIAN
O que você quer com o Eduardo, garota? Que tanto tu cobra pensão da Amanda para ele?

MARIA INÊS
Ele já correu para o colinho da mamãe é?

MIRIAN
Não seja ridícula, o Eric me contou que você foi à minha casa.

MARIA INÊS
Maldito garoto!

MIRIAN
Lave a sua boca imunda para falar do meu filho [...]. 

MARIA INÊS
Ai quanta ladainha, fala logo o que você quer, estou trabalhando.

MIRIAN
Eu exijo que nunca mais pise na minha casa. E se cobrar pensão da Amanda que Eduardo já foi pago esses dias, eu irei buscar meios para tirar a sua guarda.

MARIA INÊS
Você não seria maluca de fazer isso [...].

MIRIAN
Pelo meu filho e minha neta, eu faço qualquer coisa. Com licença!

Mirian caminha até o Vidigal e Veruska pergunta:

VERUSKA
Amiga você está bem?

MARIA INÊS
Sim, estou bem, vamos entrar para eu terminar de fazer o desenho da sua unha.

Veruska entra no salão e Maria Inês enxuga as lágrimas.

CENA 002. APARTAMENTO PETRA. COBERTURA. SALA. INTERIOR. DIA/MANHÃ

Érico recebe Pilar no seu apartamento e pergunta sobre sua situação com a justiça:

ÉRICO
Como anda minha situação doutora?

PILAR
Sua situação com a justiça finalmente está caminhado como esperávamos. Aquelas provas podem ser cruciais para te inocentar.

ÉRICO
E o corregedor? Como ele reagiu com as possíveis fontes duvidosas daquele maldito oitenta milhões?

PILAR
Ele vai investigar, tanto ele quanto eu, temos a certeza que fizeram uma firma fantasma e entregaram esse montante pra você com a intenção de manchar a sua imagem.

ÉRICO
Quanto tempo demora para essas provas chegar ao conhecimento do juiz?

PILAR
Demora um dois dias. Tem que passar esse documento para o Ministério Público e lavrar no cartório. Ah e seu julgamento é daqui a duas semanas.

ÉRICO
Espero que os magistrados tenham uma posição favorável a minha situação.

PILAR
Calma querido, tudo vai dar certo.

Érico e Pilar continuam conversando.

CENA 003. SINDICATO DOS CORRETORES DE IMÓVEIS. SALA DE REUNIÕES. INTERIOR. DIA/MANHÃ

Alcides inicia a reunião apresentando propostas de novas moradias para a região oceânica de Niterói:

ALCIDES
Bom dia meus amigas e amigos corretores de imóveis. A prefeitura de Niterói e eu estamos investindo mais de quatrocentos milhões para novas moradias populares [...].

ÉRIKA
Onde serão construídas essas novas moradias populares?

ALCIDES
Próximo à reserva floresta de Itaipu.

Helena se levanta da cadeira e protesta:

HELENA
Eu discordo desse projeto!

Todos ficam espantados e Alcides rebate:

ALCIDES
Mas dona Helena, todos nós do sindicato teríamos um retorno imediato com esse projeto.

HELENA
Retorno imediato pautado no suborno e superfaturamento. Pensa que eu não sei como funciona esse sistema fraudulento e vindo da Prefeitura de Niterói?

ALCIDES
O dinheiro que receberemos é declarado lícito na Receita Federal, a senhora está se precipitando.

HELENA
Posso está me precipitando no seu ponto de vista, mas tenho certeza que se aceitarem esse projeto de moradia popular, todos que estiverem envolvidos, serão investigados. 

ALCIDES
Enfim, agora posso retornar à reunião?

HELENA
A vontade, com licença, eu não participarei dessa furada.
Helena se retira da sala, Alcides retoma a reunião e Érika vai atrás da dona de casa.

ÉRIKA
Helena, porque essa discordância? Pensei que era a favor desse projeto que vai ajudar milhares de famílias que moram nas ruas.

HELENA
Minha querida Érika, o projeto é até interessante, mas vindo do Alcides e da prefeitura de Niterói, não tem como levar a sério. Ele é uma raposa velha, sabe como convencer gente tola. Abra o seu olho.

Helena entra no elevador e Érika fica espantada.

CENA 004. PRAIA DE COPACABANA. CALÇADÃO. EXTERIOR. DIA/MANHÃ

Vera conversa com Elisa sobre processo contra Érico:

VERA
Conseguiu fazer aquilo que conversamos?

ELISA
Digamos que é impossível você conseguir uma parte do espólio do João Venâncio.

VERA
Como assim é impossível? Perdi quarenta milhões investindo naquela pocilga que foi a Lar Rio.

ELISA
Não se esqueça de que João é o pai do Érico e deixou mais de dezoito bilhões para ele. E essa fortuna não vem do Lar Rio e sim, um tesouro de família.

VERA
Que inferno! Quase fui à falência por causa desse infeliz e não posso reivindicar pelos meus direitos.

ELISA
Poder reivindicar pelos seus direitos, até pode, mas tem que esperar o veredito do juiz com relação à CPI dos Casarões. Todos os recursos foram confiscados e passam por uma perícia profunda.

VERA
Não sei onde eu estava com a cabeça pra investir nesse barco furado.

ELISA
Agora é só a senhora aguardar. O julgamento é daqui a duas semanas.

VERA
Perfeito, vou preparar todo o meu discurso com relação a esse caso ou não me chamo Vera Moreira.

Elisa aconselha Vera a tomar cuidado no seu discurso.

CENA 005. CASA DOS RIOS GOMES. SALA. INTERIOR. DIA/MANHÃ

Antônio se mantém calado no café da manhã e Ana pergunta:

ANA
O que houve Tonho? Não comeu nada até agora.

ANTÔNIO
Você contou para minha mãe o que aconteceu aqui?

ANA
Eu não, porque a pergunta?

ANTÔNIO
Ela veio cheia de marra aqui em casa dizendo para não levantar a mão pra ti. Que história é essa Ana? Sou agressivo contigo?

ANA
E você ainda pergunta?

ANTÔNIO
Ana, eu nunca levantei a mão pra você.

ANA
Então esse ferimento no meu pescoço é o que? Essa marca de mão? É coisa da minha cabeça?

ANTÔNIO
Eu não quis te fazer nenhum mal, nesse dia, admito, perdi a cabeça ao saber que arranjou um emprego.

ANA
Isso não é justificativa para me agredir.

ANTÔNIO
Amor entenda você não precisa trabalhar, eu já faço isso para a gente.

ANA
O seu dinheiro para pagar todas as despesas é pouco, ainda estamos devendo o IPTU e a casa corre o risco de ser penhorado ou levado ao leilão.

ANTÔNIO
Eu disse que irei resolver isso o mais rápido possível

ANA
Acho muito bom mesmo, a última coisa que quero é ficar desabrigada.

Antônio tenta beijar Ana e a jovem se esquiva e sai de casa para trabalhar.

CENA 006. BELEZA CARIOCA. ESCRITÓRIO. INTERIOR. DIA/MANHÃ

Mariane apresenta seu escritório à Tia Emília:

MARIANE
É nesse cantinho de paz que eu trabalho.

EMÍLIA
Que escritório aconchegante!

MARIANE
Obrigada, quer um café expresso?

EMÍLIA
Não precisa, eu vou embora, tenha um bom trabalho.

Mariane acompanha tia Emília até a porta e Rosa entra no escritório com Daniel:

MARIANE
Alguma novidade Rosa?

ROSA
A nova embalagem que o Daniel criou foi aprovada pelo setor financeiro.

MARIANE
Isso é uma ótima notícia para começar o dia com o pé direito.

Mariane se aproxima de Daniel pega nas mãos do diretor financeiro e diz:

MARIANE
Não sei como te agradecer, você é muito importante para a Beleza Carioca.

DANIEL
Não precisa agradecer dona Mariane.

Rosa sente o clima entre os dois e interrompe:

ROSA
Vamos brindar por esse momento?

Mariane pega o champanhe, estoura e enche as taças dos seus amigos e comemoram o novo projeto.

CENA 007. AGÊNCIA MODELOS ESTRELAS. ESCRITÓRIO. INTERIOR. DIA/MANHÃ

Marina acerta renovação de contrato com Gabriel e diz:

MARINA
Estou muito feliz com tudo que você conquistou até aqui. Quatorze anunciante bem graúdo [...].

GABRIEL
Não precisa agradecer senhora!

MARINA
Seus pais tem ideia que você tem uma fortuna equivalente a quatro bilhões trabalhando esses anos todos como modelo e prostituto de luxo?

GABRIEL
Eles não sabem e não quero que saibam.

MARINA
Aliás, o seu pai eu conheço. O Gabriel Verón antes de ser fotógrafo, era modelo na Argentina. Tivemos um namorico, mas não vingou.

GABRIEL
Não sabia que meu pai teve caso com a senhora.

MARINA
Isso foi na juventude, ele tinha vinte e três anos e eu já tinha dezoito.

GABRIEL
Porra, essa pra mim é nova.

MARINA
Não se espante meu anjo, eu sou uma mulher com muita história para contar.

Gabriel recebe carícias de Marina e uma maleta cheia de dinheiro.

CENA 008. IGREJA EVANGÉLICA REMANESCENTE. TEMPLO. INTERIOR. DIA/MANHÃ

Marinalva ensaia Eric no púlpito da Igreja:

MARINALVA
Você tem uma voz potente que precisa ser explorado durante o momento de louvor.

ERIC
Eu ainda tenho muito que aprender pastora.

MARINALVA
Eu te incentivo a ser líder dos levitas daqui da igreja.

ERIC
Que isso pastora, precisa não.

MARINALVA
Claro que precisa, queria muito que Lincoln fosse que nem você, dedicado às obras do nosso poderoso Deus.

ERIC
Se Deus quiser e quer, o Lincoln irá se converter.

MARINALVA
Amém e que Deus te ouça!

Eric abraça a pastora e consola.

CENA 009.QUIOSQUE DA REGINA. PRAIA DE COPACABANA. EXTERIOR. DIA/MANHÃ

Regina serve água de coco para Joana e Vitor aparece:

REGINA
Aqui está sua água de coco, bem fresquinha!

JOANA
Muito obrigada querida.

VITOR
Olha só, a mulher mais gostosa do Rio livre do trabalho.

JOANA
Eu mereço folga, aliás, eu também sou filha de Deus.

VITOR
Como você está?

JOANA
Estou bem e você?

VITOR
Estou ótimo, me lembro todos os dias daquela noite que tivemos juntos.

JOANA
Se quiser repetir a experiência, é só me procurar.

VITOR
Se soubesse o quão estou apaixonado por você.

JOANA
Chega a ser irônico você se apaixonar por uma prostituta.

VITOR
Você mexeu com meu coração e meus sentimentos.

Joana e Vitor se aproximam e se beijam e Cleber observa de longe.

CENA 010. CASA DOS ALVES MONTEIRO. SALA. INTERIOR. DIA/MANHÃ

Mirian chega em casa e Eros interroga a esposa:

EROS
Onde esteva meu amor? Te liguei e você não atendeu.

MIRIAN
Fui acertar umas contas com a Maria Inês.

EROS
O que você fez com ela? Agrediu ela?

MIRIAN
Eu jamais iria usar da violência ainda mais com um tipinho de gente como ela.

EROS
Ela é mãe da sua neta [...].

MIRIAN
Ela é uma interesseira profissional. Só tem emprego ali no salão pra dizer que faz alguma coisa.

EROS
Amor me deixa conversar com ela.

MIRIAN
Não precisa, já deixei o recado pra ela. Agora vou tomar banho, estou cansada.

Mirian sobe as escadas e Eros manda mensagem para Maria Inês.

CENA 011. PRAIA DE SÃO FRANCISCO. CALÇADÃO. EXTERIOR. DIA/MANHÃ

Valentina comemora a folga de Armando:

VALENTINA
Finalmente tendo folga, pensei que fosse escravo da delegacia.

ARMANDO
Ah amor, não exagere! Esse caso do Érico é bem complicado.

VALENTINA
Aonde o Érico foi amarrar o burro dele hein? Puta que pariu [...].

ARMANDO
O julgamento não vai demorar muito para acontecer.

VALENTINA
Graças a Deus. Aquele ali não é o Gustavo?

ARMANDO
É ele, está fotografando uma modelo muito bonita por sinal.

VALENTINA
Que isso? Está comendo a modelo com os olhos?

ARMANDO
Só disse que ela é bonita!

VALENTINA
Vendo bem, a biscate é bonita. Eu se fosse sapatão, xavecava ela.

ARMANDO
Que isso amor?

Valentina ironiza e continua caminhando.

CENA 012. COMUNIDADE DO VIDIGAL. MIRANTE. EXTERIOR. DIA/MANHÃ

Lincoln conversa com Vini e diz:

VINICIUS
Tu mora muito mal hein?

LINCOLN
Olha só o mauricinho falando da minha comunidade.

VINICIUS
E eu menti?

LINCOLN
Não mentiu, mas assim, aqui é um lugar bom de morar.

VINICIUS
Ah sim [...].

LINCOLN
Bom, vou ali no banheiro e já volto.

Vini fica sozinho e Eduardo dá um beijo no pescoço do rapaz e diz:

EDUARDO
Pensei que nunca mais eu ia te ver

Vinicius e Eduardo trocam olhares e se aproximam.

Fim do episódio 05