Responsive Advertisement

terça-feira, 8 de março de 2022

COPACA RIO - EPISÓDIO 06

 


COPACA RIO - EPISÓDIO 06

Série criada e escrita por
LEONARDO LIMA

Supervisão de Texto
NEEMIAS BEZERRA

CENA 001. MIRANTE DO VIDIGAL. EXTERIOR. DIA/MANHÃ

Após se beijarem, Eduardo faz um convite:

EDUARDO
Vinicius, você aceita passar uma noite comigo?

VINICIUS
Mas mal nos conhecemos [...].

EDUARDO
Cara eu não vou te fazer nenhum mal, apenas iremos curtir.

VINICIUS
Depois eu penso nisso com mais calma.

EDUARDO
É pegar e largar! Quem pensa muito, acaba perdendo.

VINICIUS
Está bem, você venceu, onde tu mora?

EDUARDO
Moro bem na saída do Vidigal, perto de uma clinica odontológica. Vou te mandar o endereço no WhatsApp.

VINICIUS
Ok, eu estarei de olho no celular.

Vinicius cumprimenta Eduardo e o professor disse:

EDUARDO
Vai se despedir assim de mim?

Eduardo puxa e beija Vinicius. De longe, Lincoln observa e diz:

LINCOLN
Bom menino!

E o melhor amigo desce as escadas do mirante.

CENA 002. APARTAMENTO CAMARGO PONTES. SALA. DIA/TARDE

Horas depois: Valentina recebe Tenêncio no apartamento e Armando se surpreende:

ARMANDO
Senhor Tenêncio, que bom te ver aqui em minha casa.

TENÊNCIO
Depois de anos, mas não vim aqui para visitar o casal.

Valentina coloca o café sobre a mesa de centro e ironiza:

VALENTINA
Então veio para que? Para escravizar o meu marido? Trouxe correntes e grilhões?

ARMANDO
O que é isso Valentina? Pirou amor?

TENÊNCIO
Não seja irônica, você como mulher de delegado deveria saber que o seu marido está à frente das investigações da CPI dos Casarões.

VALENTINA
Tanto delegado livre por ai, escolhe justamente o meu marido.

TENÊNCIO
Eu escolhi seu marido porque eu sei que vocês já possuem certa proximidade da família Venâncio de Moraes. E investiguei a fundo também que você sabe o que aconteceu no dia da morte de Genésio Monteiro. 

ARMANDO
Valentina, você teve algum envolvimento com o Genésio?

VALENTINA
Nunca namorei com ele, o Genésio era o meu amigo de infância e me ajudava com as doações para os necessitados.

TENÊNCIO
Prossiga senhora!

VALENTINA
No dia da morte dele, ele me entregou um DVD, espero que seja a prova que inocente o Érico. Vou pegar pra vocês verem.

Valentina vai até o quarto, abre o cofre, tira o DVD, retorna a sala e entrega à Tenêncio e diz:

VALENTINA
Esse DVD foi o último tributo dele, só não entreguei para a polícia antes porque não queria ser morta por esses bicheiros.

TENÊNCIO
Obrigado Valentina, agora vamos ver o que tem nesse DVD aqui mesmo.

Armando coloca o DVD no notebook, Tenêncio anota cada fala de Genésio em vídeo e Valentina chora desesperada.

CENA 003. CYBER SURF. BALCÃO. INTERIOR. DIA/TARDE

Josué encerra o expediente e Lincoln chega na loja:

LINCOLN
Já está indo embora Josué?

JOSUÉ
Meu expediente acabou, são quase cinco da tarde e vou pegar maior trânsito na Ponte Rio e Niterói.

LINCOLN
Esqueci que mora do outro lado da Baia de Guanabara [...]. Vai se encontrar com o boy?

JOSUÉ
Claro, faz um tempão que não nos encontramos. Ele trabalha viajando e eu aqui no Rio. Foda, velho.

LINCOLN
Entendo, enfim, está liberado.

JOSUÉ
Valeu, até amanhã!

Lincoln sai da loja e atravessa a rua. Vitor entra e Lincoln reclama:

LINCOLN
Porque demorou porra?

VITOR
Estava com a mina, o que você quer?

LINCOLN
Trouxe o que te pedi?

VITOR
Cara, você está ficando viciado. Cuidado para não se tornar dependente.

Vitor tira as drogas do bolso e diz:

VITOR
É a última vez que te forneço fiado, não vou ser alvejado pelos caras por irresponsabilidade sua. Divirta-se!

Vitor se retira da loja e Lincoln espalha as drogas no balcão e cheira lentamente.

CENA 004. APARTAMENTO PETRA. RECEPÇÃO. INTERIOR. DIA/TARDE

Eros se encontra com Maria Inês na recepção do apartamento Petra e responde:

EROS
Ficou louca caralho? Foi lá na casa da Mirian fazer barraco por causa de pensão? Pra que isso?

MARIA INÊS
O Eduardo tem que pagar a pensão da Amanda, não vou deixar ele soltinho por ai não.

EROS
Você sabe perfeitamente que o Eduardo é viado e a Amanda é nossa filha.

MARIA INÊS
Eu sei disso amor [...].

EROS
Então porque foi atrás dele inferno? Está apaixonada pelo boiolinha ainda?

MARIA INÊS
Você sabe que eu gosto dele.

EROS
Não seja ridícula, mas enfim, vamos para a nossa cobertura, temos muito para conversar.

Eros e Maria Inês entram no elevador e Vinicius corre para dentro do espaço e diz:

VINICIUS
Obrigado pela gentileza senhora!

MARIA INÊS
De nada querido!

Eros e Maria Inês conversam sobre Amanda. Vinicius ouve tudo e mexendo no celular.

CENA 005. APARTAMENTO PETRA. COBERTURA. SALA. INTERIOR. DIA/TARDE

Na sala, Pilar recebe mensagem de Tenêncio e repassa para Érico:

PILAR
Tenho novidades para o senhor!

ÉRICO
Diga, espero que seja algo positivo.

PILAR
O Tenêncio conseguiu uma prova importante que pode te inocentar da morte do Genésio [...].

ÉRICO
Como assim? Conta-me o que de fato houve.

PILAR
A Valentina guardou um DVD que Genésio gravou antes de morrer e entregou pessoas ligadas ao jogo do bicho.

ÉRICO
Então essa perua emergente sabia de tudo e nunca entregou o material para a polícia.

PILAR
Se ela entregasse, fatalmente seria morta.

ÉRICO
Agora estou com uma acusação a menos, Graças a Deus.

PILAR
Agora só resta o julgamento e novas provas para te inocentar nessa CPI.

Érico fica feliz com a notícia e abraça Pilar

CENA 006. CASA DOS MONTEIRO ALVES. SALA. INTERIOR. DIA/TARDE

Mirian fica feliz ao saber que Eric vai assumir o coral da igreja e o abraça:

MIRIAN
Finalmente você está seguindo no caminho certo!

ERIC
Que isso mãe, precisa ficar eufórica não.

MIRIAN
Claro que fico! Ver um filho nos caminhos de Deus deixa qualquer mãe orgulhosa. Falando nisso, cadê o Edu?

ERIC
Ele está no quarto!

MIRIAN
Vou conversar rapidinho com ele.

Mirian sobe as escadas e entra no quarto de Eduardo:

MIRIAN
Está tão calado, o que houve?

EDUARDO
Estou só um pouco cansado, trabalhei muito hoje.

MIRIAN
Ah vim te falar que dei uma dura na Maria Inês. O que ela faz contigo é inadmissível

EDUARDO
Não precisava mãe, deixa isso nas mãos da justiça!

MIRIAN
Não vou deixar que uma louca te faça de besta. Pelos meus filhos, eu mato e morro. Te amo muito.

Mirian e Eduardo se abraçam

CENA 007. APARTAMENTO PATAMARES. SALA. INTERIOR. DIA/TARDE

Veruska mostra as unhas feitas para Vera e as duas conversam na sala:

VERA
As unhas estão espetaculares. Está aproveitando bem a folga hein?

VERUSKA
Eu apenas estou dando uns passeios por ai.

VERA
Sei e amanhã você pegará no batente, mas não vou deixar que você faça um trabalho pesado para estragar as unhas.

VERUSKA
Muito obrigada dona Vera, a senhora é muito generosa comigo.

VERA
Não precisa agradecer, aliás, vou adiantar seu pagamento do próximo mês.

Vera pega a bolsa, tira o dinheiro da carteira e entrega para Veruska:

VERA
Aqui está seu salário mais a bonificação.

VERUSKA
Muito obrigada senhora, não sei como te agradecer.

VERA
Não precisa agradecer, você já é da família.

Veruska cumprimenta Vera e a empregada deixa o apartamento. A sós, Cleber chantageia Vera:

CLEBER
Pagando a empregada com antecedência para não te pegar no pulo com aquele moleque. Cuidado viu?

VERA
Me esqueça garoto e suma da minha frente.

CLEBER
A senhora ainda vai me agradecer ainda. Tenha uma boa tarde.

Cleber vai para a cozinha e Vera planeja se vingar do motorista.

CENA 008. PRAIA DE SÃO FRANCISCO. EXTERIOR. DIA/TARDE

Gustavo e Olga encerram os trabalhos e a modelo assedia o patrão:

OLGA
É incompressível, um homem gostoso como o senhor está casado com uma senhora.

GUSTAVO
Não começa com seus galanteios Olga. Além de pegar mal pra mim, pega mal pra você também.

OLGA
Eu não estou nem ai para a opinião alheia [...].

GUSTAVO
Mas eu me importo com a opinião alheia. Sou muito bem casado e com filhos.

OLGA
Odeio esse papinho de paizinho de família de margarina.

GUSTAVO
Então se acostume com isso. Está dispensada.
Olga pega suas roupas e vai embora. Sozinho, Gustavo recebe sua filha Luísa.

LUÍSA
Sentiu a minha falta pai?

GUSTAVO
Filha até que fim que voltou para o Rio, pensei que fosse mora eternamente em Minas Gerais.

LUÍSA
Estava lá a estudo, mas vou passar uma temporada aqui até a conclusão do curso de turismo.

GUSTAVO
Perfeito vem aqui abraçar o pai, eu estava morrendo de saudades.

Luísa e Gustavo se abraçam e caminham na orla.

CENA 009. CONDOMÍNIO RESIDENCIAL ROSA DOS VENTOS. RUA. EXTERIOR. DIA/TARDE

Helena aborda Ana na rua e pergunta sobre Antônio:

HELENA
Como anda as coisas na sua casa? O Antônio parou de lhe agredir?

ANA
Ele está com um peso na consciência depois da sua conversa, agora não sei se ele redimiu.

HELENA
Aquele ali é igual o Tomás, cabeça dura.

ANA
Falando no senhor Tomás, ele está aqui em Niterói.

HELENA
Ah que bom, espero que o Tomás seja franco com o Antônio.

ANA
Você o chamou? Não precisava [...].

HELENA
Precisava sim, não admito ver meu filho levantar a mão para você. Te quero ver bem.

ANA
Obrigada dona Helena.

HELENA
Não precisa agradecer. Agora vou prepara um café da tarde, daqui a pouco Gustavo chega do trabalho.

ANA
Vai lá, tenha uma boa tarde.

Helena caminha até a casa e Ana deixa o condomínio.

CENA 010. CAFETERIA TERRAS DE MINAS. SALÃO. INTERIOR. DIA/TARDE

Antônio estranha Tomás na cafeteria e é irônico com o pai:

ANTÔNIO
Olha, finalmente descobriu que tem uma família [...].

TOMÁS
Não seja irônico Antônio, sente-se ai.

Antônio senta na cadeira e responde:

ANTÔNIO
O que você quer?

TOMÁS
Eu soube pela sua mãe que você está agredindo a sua esposa.

ANTÔNIO
Ih pronto, começou e lá vem o sermão.

TOMÁS
Foi essa educação que sua mãe e eu te demos? Não se levanta a mão para uma mulher.

ANTÔNIO
Ei, tome conta da sua vida, se veio até aqui para encher o meu saco, deu viagem perdida. Com licença.

Antônio se levanta e deixa Tomás falando sozinho.

CENA 011. BELEZA CARIOCA. ESCRITÓRIO. INTERIOR. DIA/TARDE

Rosa e Daniel deixam o escritório e convidam Mariane para um bar

DANIEL
Vamos para um barzinho e aproveitar esse finalzinho de tarde.

ROSA
As bebidas hoje estão baratinhas

MARIANE
Obrigada, eu não bebo, tenho que resolver uns pepinos aqui.

ROSA
Ok então amiga, tenha uma boa tarde.

Rosa e Daniel deixam o escritório e se encontram com Mariazinha. Gabriel aparece no local e Mariane ironiza:

MARIANE
Finalmente apareceu Gabriel, onde esteve esse tempo todo.

Gabriel fica sem reação com a postura de Mariane.

Fim do episódio 06