Responsive Advertisement

quarta-feira, 13 de julho de 2022

TROIA: ORIGENS — CAPÍTULO 01

TROIA: ORIGENS/ CAPÍTULO 01/

Cena 01/ Interior/ Colégio Duarte /Pátio /manhã.

Letreiro na tela, " Maceió-Alagoas, início dos anos 75".

No pátio em meio ao intervalo das aulas, Os amigos Miguel, Creuza e Antônio Augusto conversam sobre seus desejos para o futuro.

Antônio Augusto - um dia eu ainda terei muito dinheiro, uma vida luxuosa.

Creuza - tá sonhando muito alto em, baixa um pouco a bola.

Antônio Augusto -  Justamente, é por isto que eu te digo um dia eu terei tudo que me é de direito, essa é a minha ambição ( olhando para os amigos ).

Miguel - Nossa amigo que pensamentos ambiciosos, só lembre que dinheiro não compra tudo nesta vida. 

Creuza - inclusive as pequenas coisas da vida Toninho, o amor, a saúde, os verdadeiros amigos etc.

Antônio Augusto - há eu sei de tudo isso bobos, porém devemos ter ambições, e vocês sabem muito bem que eu sou assim, sempre fui e sempre serei, juro a vocês que um dia serei um dos homens mais ricos desse Brasil de meu Deus.

Miguel - e posso saber como isso vai acontecer ? Porque tenho certeza que você não irá encontrar um  gênio da lâmpada para realizar seus desejos (em tom de ironia).

Antônio Augusto - ah para seu bobo . Eu vou estudar muito , aproveitar cada oportunidade com unhas e dentes . E vocês quais são as suas e ambições ?

Creuza - há eu pretendo assim que concluir os estudos, procurar um emprego,trabalhar e casar, ter filhos, constituir uma família.

Creuza olha delicadamente para Miguel e sorri , Antônio Augusto logo percebe ( ao fundo toca a música pra você guarde o amor de Nando Reis e Ana Caños).

Miguel - eu também pretendo constituir uma família, mais quero crescer na vida como o Toninho disse, desde que seja com humildade e sem passar a perna em ninguém. 

Antônio Augusto - isso mesmo tem que  pensar no futuro, temos aqui uma romântica e um certinho, dois ingênuos sem ambição alguma, merecem ficar juntos não acham? 

Os dois ficam timidos e envergonhados ...

Miguel- eu com a crecre , acho que não daria certo não né amiga ? 

Creuza- sim, eu e Miguel não, nunca na vida, (Creuza dá um sorriso bem envergonhada) .

O Sinal toca e todos voltam a sala de aula

Antônio Augusto - e lá vamos nós para mais uma aula chata de matemática da Jurema.

Cena 02/ Interior/ auditório/ colégio Duarte/ Noite.

Quatro meses depois os três amigos se formam, Miguel é o orador da turma e faz um discurso que emociona a todos.

Miguel - Caríssimos amigos, familiares e autoridades aqui presentes, boa noite!.

Dona Rita se orgulha do filho na plateia.

Dona Rita -Este menino é o maior orgulho da minha vida.

Miguel prossegue na função de orador da turma.

Miguel- não foi fácil chegar até aqui, desde o começo sabia-mos que não seria, tivemos lutas e vitórias, caímos e levantamos, sorrimos e choramos, enfim passamos por fortes emoções durante estes últimos anos.

Miguel- sou grato a Deus pela vida de todos que fizeram e fazem parte da minha história, história está que só começou.

Miguel- mãe, obrigado por ser a minha maior incentivadora,  foi aquela que criou o seu filho sozinha, foi mãe e pai, foi quem me ensinou a não cair nos primeiros passos, foi quem me abraçou quando tive medo dos raios e trovões, foi quem me ensinou o que é o amor genuíno. 

Miguel- Dona Rita você é o reflexo da mulher nordestina, é guerreira, é carinhosa, é forte, é simples e de uma fé inabalável, obrigado mãe.

Dona Rina se emociona, as lágrimas escorrem por seu rosto.

Miguel-  eu quero aqui encerrar falando do tempo, há tempo para tudo, tempo de provação e tempo de Vitória, tempo de falar e tempo de se calar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de abraçar e tempo de desabraçar, há o tempo... Tempo, tempo, tempo, tudo tem seu tempo predestinado, não desista dos seus sonhos e objetivos, tenha fé, seja perseverante, você vai conseguir, eu sou a prova viva que tudo se pode conquistar, desde que haja esforço, garra e fé,  assim fecho este breve discurso, muito obrigado. 

Todos aplaudem de pé Miguel, sua mãe e seus amigos correm para o abraçar.

Antônio Augusto- parabéns amigo, belas palavras. 

Creuza- você deu um show, tô toda arrepiada. 

Dona Rita- eu te amo meu filho, eu te amo ( com a voz embargada ).

 O tempo se passa, Creuza vai buscar trabalho em outra cidade, Miguel aproveita o período sem fazer nada para ajudar a mãe nos afazeres domésticos e Antônio Augusto começa a pensar cada vez mais em ser um grande empresário brasileiro

Cena 03/ Interior/ casa de Antônio Augusto/ Sala/ tarde.

Antônio Augusto - eu terei tudo que eu quero, eu sou capaz, sou bonito e inteligente (na frente do espelho) e como sou gostoso viu.  

O telefone toca e logo Antônio atende.

Antônio Augusto - alô ?

Miguel - fala meu querido amigo , se você tiver de bobeira vem aqui em casa, Minha mãe fez uns salgadinhos deliciosos.

Antônio Augusto - Hum é claro que eu vou, obrigado pelo convite.

Miguel - por nada amigo, corre antes que eu coma tudo em (rindo).

Antônio Augusto - você não é doido, já tô me arrumando aqui. 

Miguel - então corre.

Antônio Augusto - ok, até daqui a pouco. 

Cena 04/ frente da casa de Miguel/ tarde.

Antônio Augusto - Miguel, Miguel, Miguel, eu já cheguei? (Batendo na porta).

Miguel - (gritando diz) tô aqui na cozinha Toninho, vêm pra cá ! 

Antônio Augusto - oh eu aqui, humm que cheiro bom, chega me deu uma fome.

Antônio entra na casa, a mãe de Miguel o recebe.

Dona Rita - pode entrar meu querido, tudo bem ?.

Antônio Augusto - tudo sim e com a senhora?, hum que cheiro maravilho o que é em, tô morrendo de fome.

Dona Rita - são salgadinhos meu filho, coxinha, risole, enroladinho e pastel, quer ?

Antônio Augusto - Claro tia, por isso que eu vim né (rindo ).

Dona Rita - você é terrível em ( rindo), então vá lavar as mãos e pegar os pratos em cima da mesa para você comer.

Antônio Augusto - pode deixar dona Rita.

Cena 05/ Interior/ casa de Miguel/ cozinha/ tarde.

Todos começam a comer com muita vontade, até que Antônio Augusto alegre e muito espontâneo grita

Antônio Augusto - Miguel ! Aqui está nosso futuro, nossa mina de diamantes, nós vamos ficar ricos Miguel, ricos, ricoos. 

Miguel - Como assim menino?, tá doido é, não estou entendendo nada.

Antônio Augusto - esses salgadinhos Miguel, principalmente essa coxinha, nunca comi algo semelhante é um sabor inesquecível, nossa me fez lembrar da minha infância, é isso Miguel nós vamos vender esses salgadinhos e montarmos nossa empresa e ficarmos ricos.

Dona Rita - que bom que gostou meu filho, essa é uma receita de família e tem um segredo nessa coxinha que passa de geração em geração. 

Miguel - Mais espera aí , como vamos enriquecer vendando salgados menino?

Antônio Augusto - primeiramente vamos vender nas ruas e depois vamos expandindo. Já ouviu falar na propaganda do boca a boca ?

Dona Rita - é a melhor propaganda sem dúvidas.

Miguel - será ? Isso é viagem da sua cabeça .

Antônio Augusto - Dona Rita a Senhora pode nos ajudar? E colocar um pouco de juízo e força de vontade no seu filho também ?

Dona Rita - Miguel eu vou concordar com o Toninho , vocês já se formaram , estes salgados podem dá um lucro sim . Não tô falando que vocês vão ficar ricos , mais quem não arrisca não petisca né não.

Antônio Augusto  - boa tia ! Porém ficaremos ricos sim !

Antônio Augusto e Miguel começam a vender os salgados , no começo é difícil , entra pouco dinheiro , mais com o passar dos meses , os salgadinhos viram um sucesso no bairro alagoano 

Cena 06/ Interior/  Salgados Brasil/ Manhã.

5 anos se passam, letreiro na tela Maceió, Alagoas, início dos anos 80.

Antônio Augusto - a empresa está crescendo meu amigo ! Há dois anos atrás estávamos como microempreendedores , hoje a empresa está maior.

Miguel - você tinha razão de não desisti hein.

Antônio Augusto - seguinte temos que ter mais uma secretária . Eu tenho uma reunião com os fornecedores , então você fica com este pepino.

Miguel - vou resolver isto pra ontem.

   *Miguel coloca um anúncio nos jornais (vaga de emprego para secretária) ...

  No dia seguinte chega uma mulher alta, com vestido vermelho curto e decotado, cabelos loiros e olhos negros como a escuridão*.

Soraya - olá bom dia gente, vim em busca do emprego de secretaria, com quem eu devo falo?

Todos os homens ficam de queixo caído com tamanha beleza.

Cena 07/Interior/ Salgados Brasil/ Tarde.

Miguel esbarra em Soraya, os dois se olham por alguns segundos, até que ele pergunta.

Miguel - em que posso ajudar a bela jovem?.

Soraya - bom como eu havia perguntado ao povo aqui, vim em busca do emprego de secretaria, com quem falo?, você sabe me informar ? 

Miguel - há sim, é comigo mesmo prazer Miguel. 

Soraya - satisfação, pode me chamar de Soraya. 

   Os dois dão a mão um ao outro ...

Miguel - vamos até minha sala conversar, irei avaliar seu currículo. 

Soraya - Claro, Sr Miguel. 

Miguel abre a porta para que ela entre, e fica admirando a beleza de Soraya. ...

Soraya é contratada por Miguel e vai embora toda feliz e rebolando, ela ama chamar a atenção dos homens e provoca-los.

Cena 08/ Interior/ Salgados Brasil/ Noite.

Antônio Augusto volta a empresa depois da reunião e Miguel o comunica da novidade.

Miguel - sabe a secretária que estávamos precisando, já contratei uma hoje, ela começa amanhã. 

Antônio Augusto - olha só que maravilha, bom trabalho sócio. 

Miguel - obrigado Antônio, acredito que todos nós iremos nos dar muito bem.

Antônio Augusto - disso eu tenho plena certeza (rindo).

Cena 09/ Interior/ Salgados Brasil/ Manhã.

No dia seguinte Soraya chega a empresa, Miguel havia saído e Antônio Augusto a vê.

Antônio Augusto - quem é você?

Soraya - sou Soraya de Saraiva e morais  muito prazer e você? 

Antônio Augusto - O prazer é todo meu, eu me chamo Antônio Augusto Lacerda, e sou o dono de tudo isto aqui. 

Soraya - uau, muito bom saber disso, muito bom ( com olhar sensual).

Antônio fica encantado pela secretária.

Um papel cai e ela se abaixa para pegar, Antônio Augusto olha com desejo para.

Antônio Augusto - deixa eu te ajudar.

Soraya - não precisa, nesta vida eu aprendi a fazer de tudo.

Antônio Augusto - tudo mesmo ?. 

Antônio Augusto fica cheio de tesão pela nova secretaria.

Cena 10/ Interior/ Salgados Brasil/ Manhã.

'''Um mês depois '''

Miguel- acho que estou gostando da Soraya Toninho .

Antônio Augusto - vai fundo amigo,(ele fica pensativo). 

Miguel pede Soraya em namoro e a mesma aceita, uma semana depois Miguel a dá de presente um colar de rubis.

Soraya - te amo Miguel (sorridente). 

Miguel - eu também meu amor. 

Os dois se beijam, O telefone toca.

Miguel - alô ? Oi Laura ... Ok muito obrigado.

Soraya - Porque a Laura te ligou ?

Miguel - não seja ciumenta meu bem . A Laura ligou somente para avisar que daqui há dois meses , farei uma viagem para a Argentina para expandir a empresa.

Soraya - vá amor, será um sucesso, o Antônio Augusto irá também?

Miguel - não, porque a pergunta?

Soraya - por nada lindo - ela fica pensativa .

O tempo se passa e Miguel viaja para a Argentina, prometendo voltar em 15 dias ... 

Cena 11/ Interior/ Salgados Brasil/ Noite.

Soraya vai até a sala de Antônio Augusto entregar uma papelada, ao entrar ela tropeça e cai em cima do empresário, eles trocam olhares e quase se beijam.

Antônio Augusto - você está bem?, não machucou nada não? 

Soraya- não não gato. 

Antônio Augusto - gato ? 

Soraya - quando eu fico nervosa , eu começo a falar tudo que eu penso. 

Soraya então tranca a porta e tira seu vestido e vai em direção ao Antônio.

Antônio Augusto - que isso ? Que corpo é esse ?

Soraya - eu sei muito bem que você me quer . Hoje vou ser só sua .

   Antônio Augusto agarra Soraya e tira seu sutiã e começa a beijar seu corpo todo, ela geme de prazer e arranha as costas dele.

Soraya- você é uma delícia em, quero muito mais.

Antônio Augusto- disso eu sei, então toma tudo que você merece.

Depois disso eles começaram a ter um caso, transavam todos os dias em diferentes lugares da empresa.

      Cena 12/ Interior/ Salgados Brasil/ Noite.

Dias depois

Soraya - essa empresa é só sua Antônio?, ou o babaca do Miguel também é. 

Antônio Augusto - é minha e dele, somos sócios desde o inicio. 

Soraya - injusto, quem trabalha mais aqui é você e não ele, você deveria ser o dono de tudo.

Antônio Augusto - será?

Soraya - Claro meu amor.

Antônio Augusto - você é muito esperta em safada.

Soraya - sim (aos risos), quando o Miguel voltar, ele não vai gostar que estamos juntos e vai acabar brigando com você e a sociedade da empresa como ficará?

Antônio Augusto - e qual seria sua ideia para que isso não aconteça Soraya?

Soraya - você tem as digitais dele em algum papel?

Antônio Augusto - Sim.

Soraya - sabe falsificar a letra dele ?

Antônio Augusto - Claro, estudamos desde o primario, sei tudo dele, eu já falsifiquei muitas vezes a letra dele na escola. 

Soraya - maravilha, então vamos falsificar tudo e fazer um documento dando a entender que ele passou a parte da empresa que pertence a ele á você, o que acha topa enganar aquele babaca ? 

Congela no rosto de Antônio Augusto surpreso e ao mesmo tempo pensativo com a fralde que Soraya quer aprontar.