Responsive Advertisement

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

MILITÂNCIA — CAPÍTULO 02

 


CENA 001. MANSÃO DA FAMÍLIA ALENCAR ASSUNÇÃO. SALA DE ESTAR. INTERIOR. NOITE

Enquanto a família janta em clima harmonioso e conversando pautas conservadoras, Suellen entra na sala de estar indignada, joga tabloide do jornal sobre a mesa e Michelle pergunta:

MICHELLE

O que é isso Suellen? O que está acontecendo?

SUELLEN

O seu digníssimo marido vai demarcar terras indígenas e dar como propriedade para empresários explorarem as riquezas da região amazônica.

GUSTAVO

O que tem de errado nisso? Antes demarcando esse território do que ficar sustentando essa cambada de vagabundos e encostados.

SUELLEN

O que você está propondo é um crime absurdo [...].

GABRIEL

Crime? E desde quando você sabe algo sobre lei? O que meu pai está fazendo é justo.

SUELLEN

Então você acha certo tirar o abrigo de centenas de índios? Sendo que a propriedade que vocês vão invadir pertence a eles.

GUSTAVO

Todo o território amazônico pertence ao Estado, ao Governo, senhorita. Portanto, irei demarcar sim e se não tiver satisfeita, levem-nos para sua casa porra. Amazônia é a da Federação. Agora vou me retirar, amanhã vou acordar cedo para a coletiva.

GABRIEL

Irei me retirar também, o ponto deste jantar ficou insalubre. Com licença.

Gustavo e Gabriel deixam a sala de estar; Suellen confronta Michelle após a discussão:

SUELLEN

E você como sempre sendo omissa.

MICHELLE

Eu não sou omissa, só não me intrometo nas decisões do Gustavo, assim como você deveria apoiar o seu pai. Pois a campanha que ele faz é a favor da família tradicional brasileira.

SUELLEN

O que me espanta é sua falta de tato, é inacreditável. Até os surdos e mudos que você cuida na instituição de caridade são mais espertos que a senhora. É vergonhoso o quão a sua omissão dos fatos. O meu queridíssimo pai e seu amado marido não é flor que se cheire. Abra o olho e tenha uma boa noite.

Suellen deixa a mansão e Michelle sobe as escadas pensativa.


CENA 002. APARTAMENTO LOUVRE DE COPACABANA. COBERTURA. EXTERIOR. NOITE

Chegando na cobertura, Guilherme tira os sapatos na sala, vai até a cozinha e se depara com Pepe cozinhando:

GUILHERME

Ué Pepe, você não iria sair com os amigos?

PEPE CONSUELO

Mis amigos se quedaron conmigo, ¿y tú? ¿Por qué llegaste temprano a casa?

Tradução: Meus amigos furaram comigo, e você? Por que chegou em casa cedo?

GUILHERME

Eurico me dispensou mais cedo, amanhã é a coletiva do Demustavo.

PEPE CONSUELO

¿Qué sería Demustavo?

GUILHERME

Mistura de demônio com Gustavo. E pelo cheiro a comida está bom hein? Qual é o cardápio de hoje?

PEPE CONSUELO

Asado Negro, te gusta?

Tradução: Tu gosta?

GUILHERME

Não conheço esse prato, mas enfim. Depois será que rola um a dois

PEPE CONSUELO

Si lo quieres ya, no veo ningun problema.

Tradução: Se quiser agora, não vejo nenhum problema.

Guilherme se aproxima e rouba um beijo de Pepe. Chegando na sala, os dois tiram a roupa um do outro num clima quente. A câmera embaça com Guilherme e Pepe se pegando.

 

CENA 003. CASARÃO VERMELHO. SALA. INTERIOR. NOITE

Bruna desce para a sala, se assusta com a decoração e confronta Marcell.

BRUNA

Que zona é essa aqui na sala? Por que pétalas de flores no sofá?

MARCELL

Eu irei receber o amor da minha vida aqui, o meu Gui.

BRUNA

É pra rir? Você não aprende nunca né? Guilherme é um galinha, o famoso pigou.

MARCELL

O que seria pigou?

BRUNA

Piscou, pegou. Ele é desse jeito, seduz até um poste se for necessário e você morrendo de amores por ele.

MARCELL

Sempre fui apaixonado por ele e você sabe disso.

BRUNA

Fazer o que né? Gente iludida é outro nível. Mudando de assunto, a Jéssica chegou?

MARCELL

Chegou e saiu! O Tomás foi para a roda de samba à tarde na Urca e não voltou até agora.

BRUNA

Esse namoro vai acabar em morte.

MARCELL

Que horror amiga!

BRUNA

Que horror nada, os dois vivem brigando, quase saindo no tapa. A Jéssica trabalha e o Tomás não faz porra nenhuma.  

MARCELL

Deixa os dois pra lá. Bom vou descansar, boa noite.

BRUNA

Boa noite, amigo.

Marcell caminha para o seu quarto e Bruna deixa o casarão.

 

CENA 004. CASARÃO DA FAMÍLIA LIBERATO GUERRA. SALA. NOITE

Washington chega a sala e Otacília pergunta:

OTACÍLIA

Pensei que você estivesse dormindo.

WASHINGTON

Que nada, eu estava conversando com Suellen.

OTACÍLIA

Eu não consigo aprovar esse seu relacionamento com essa menina.

WASHINGTON

Para vó, ela é muito gente boa.

OTACÍLIA

Gente boa vindo daquela família... Sei não.

WASHINGTON

Falando nisso, cadê o meu avô?

OTACÍLIA

Adivinha? Até parece que não o conhece.

WASHINGTON

Não acredito que ele voltou ao vício.

Aurélio entra na sala com um sorriso no rosto e Washington quebra o clima:

WASHINGTON

Porque esse sorrisinho no rosto? Não tinha prometido que iria parar de jogar?

AURÉLIO

Só você mesmo para quebrar o meu clima. Conquistei um dinheirinho para pagar nossas contas e você todo amargo.

OTACÍLIA

Enfim, eu vou para o quarto, estou cansada, pois esse aí, não tem jeito.

WASHINGTON

Boa noite, avó, com licença.

Otacília deixa a sala, Washington caminha até o quarto e Aurélio comemora sozinho.

 

CENA 005. BRASILIAN INVEST. ESCRITÓRIO. INTERIOR. DIA/MANHÃ

No dia seguinte, Cláudia chega nervosa ao escritório e Alana nota a situação:

CLAUDIA

Meu Deus, cadê os documentos?

ALANA

Que documento você está procurando?

CLAUDIA

Aqueles documentos que possuem os títulos dos acionistas. O Gustavo discursa hoje na coletiva aberta para a candidatura dele à Presidência da República.

ALANA

Não acredito que você vai vender essas ações e dar uma engajada no mercado financeiro.

CLAUDIA

É necessário provar que o Estado do Rio de Janeiro foi muito bem durante a gestão dele. Só assim os magnatas terão outros olhos para ele.

ALANA

Omitir informações com base do Brasilian Invest é crime. É obvio que os investidores ficaram atentos ao Ibovespa.

CLAUDIA

Não seja pessimista, vamos pensar positivo.

ALANA

Eu hein, que preocupação mais estranha.

CLAUDIA

Vai lá e pegue os papéis com Eloisa.

Alana chega até Eloisa e a assessora estranha:

ELOISA

O que foi Alana? Por que essa cara?

ALANA

A Claudia está pedindo os títulos de ações para emitir no sistema da Brasilian.

ELOISA

De novo? Mas já não foram emitidos esses dias?

ALANA

Pelo Gustavo meu anjo, essa aí é capaz de vender a alma ao diabo.

ELOISA

Não brinque com uma coisa dessas e aqui está o documento.

ALANA

Muito obrigada querida, tenha um bom dia!

ELOISA

Igualmente.

Alana entra no escritório e Eloisa esbraveja sozinha:

ELOISA

Ah meu amor, nesse angu a baiano, tem caroço e dos grandes.

A assessora retoma os trabalhos e cheia de desconfianças da Claudia.

 

CENA 006. MANSÃO DA FAMÍLIA ALENCAR ASSUNÇÃO. SALA. DIA/MANHÃ

Ao deixar a sala de estar, Suellen abre a porta da mansão e recebe a visita de Nana.

SUELLEN

Nana quanto tempo, por onde esteve esses anos todos?

NANA

Estive na Europa estudando comunicação social.

SUELLEN

Fico feliz que uma mulher transgênero como você conquistou um lugar ao sol.

NANA

Agora é aproveitar o diploma e criar meu próprio blog jornalístico.

SUELLEN

 Pode deixar que te ajudo!

NANA

E como anda sua vida amorosa amiga?

SUELLEN

Mais morta que a minha autoestima.

NANA

Que isso amiga? Você é tão linda.

SUELLEN

É pena que não me vejam assim. O Guilherme não sabe o que quer comigo, o Washington é um homem maravilhoso, mas meloso. O Marcell assumiu [...].

NANA

Ah mas você um dia há de encontrar um homem valoroso.

SUELLEN

Homem valoroso no Rio de Janeiro? Amiga você é maravilhosa [RISOS].

NANA

Deixa de neura e vamos de rolê, aproveita que estou livre hein?

Suellen pega a bolsa no sofá e deixa a mansão junto com Nana.

 

CENA 007. REDAÇÃO JORNAL CARIOCA. SALA. INTERIOR. DIA/MANHÃ

Glauco entrega os materiais para Eurico e o chefe pergunta por Guilherme:

EURICO

Cadê o Guilherme? Ele não era para estar aqui?

GLAUCO

Ele te enviou um anexo com as perguntas que fará ao candidato Gustavo.

EURICO

E você confia de olhos fechados que ele vai perguntar aquilo a Gustavo?

GLAUCO

O Guilherme sempre foi um jornalista ético, não tem o porquê desconfiar.

EURICO

Você é muito inocente rapaz! Guilherme não gosta do Gustavo.

GLAUCO

Juro, eu não sabia disso.

EURICO

Está sabendo agora, tenho medo do que pode acontecer.

GLAUCO

Quer que eu ligue para ele?

EURICO

Não precisa, mas vamos verificar isso de perto.

Glauco organiza as pastas, Eurico pega a mala com as pautas e deixa a redação.


CENA 008. CASARÃO VERMELHO. SALA. INTERIOR. DIA/MANHÃ

Na cozinha, Bruna prepara o café da manhã, Jéssica ouve passos vindos da sala e vê Tomás chega do pagode:

JÉSSICA

Isso são horas Tomás? Onde esteve porque impossível estar no pagode.

TOMÁS

Eu estava no pagode com os meus amigos, agora eu não posso?

JÉSSICA

Poder até pode, mas o que não dá é eu bancar suas bebedeiras com esses amigos aí.

TOMÁS

Você me banca onde? Eu trabalho para um caralho e você não reconhece isso.

JÉSSICA

Trabalha? Onde que você trabalha? No barracão de escola de samba? Isso é algum trabalho Tomás?

TOMÁS

Pra mim é e muito significativo por sinal

Bruna interrompe a briga e diz:

BRUNA

O café está pronto, podem se servir.

JÉSSICA

Obrigada amiga, mas perdi a fome. Vou trabalhar que ganho muito mais.

Jéssica deixa o casarão completamente transtornada e Tomás responde:

TOMÁS

Estou de saco cheio dessas cobranças.

BRUNA

Ela está certa Tomás, eu passo pano para Jéssica.

TOMÁS

Até você se voltando contra mim?

BRUNA

Cara, você não trabalha e não faz porra nenhuma para agradar a Deus. Só chega em casa bêbado ou com o sol raiando. Eu, ela e o Marcell trabalhamos para pagar as contas e ter o que comer, enquanto você se diverte.

TOMÁS

Era só o que me faltava, se arrependimento matasse não teria voltado pra cá.

Tomás sobe para o quarto e Bruna encara o sambista com cara fechada.


CENA 009. IGREJA EVANGÉLICA DEUS É MAIOR. INTERIOR. DIA/MANHÃ

Pastor Euclides estuda a palavra para o culto à noite e Laísa chega ficha de boas ações:

PASTOR EUCLIDES

Oh menina,  Laisa conseguiu cumprir a meta, fico muito feliz.

LAÍSA

Obrigada! Foi um trabalho muito grandioso. Entramos nas comunidades para ajudar os mais necessitados.

PASTOR EUCLIDES

Perfeito, Deus deve estar orgulhoso das suas boas ações.

LAÍSA

Pastor a título de curiosidade vai ter culto hoje?

PASTOR EUCLIDES

Sim e faremos uma vigília orando para o candidato Gustavo.

LAÍSA

Olha pastor, sei lá, não consigo gostar desse rapaz.

PASTOR EUCLIDES

Ele é um varão valoroso que fará o bem para o país. É um homem de princípios e valores ético, voltado para a família tradicional.

LAÍSA

Entendi, se tu gosta tanto dele, quem sou para questionar não é mesmo?

PASTOR EUCLIDES

Fica tranquila minha filha, vivemos num país democrático com direito de expressar nossa opinião e escolher quem devemos votar.

LAÍSA

É verdade! Pastor terei que ir agora, vou continuar em busca de um trabalho.

PASTOR EUCLIDES

Que Deus a guie nessa jornada e consiga a arranjar um trabalho.

Pastor Euclides beija a testa de Laisa e deixa a igreja. Fora da Igreja, Laísa estranha movimentação no antigo depósito.

LAÍSA

Que coisa mais estranha, eu que não vou me meter nisso.

A portuguesa fotografa a movimentação num local escondido e sai discretamente.

 

CENA 010. LOJA BENEDITTO. BALCÃO. INTERIOR. DIA/MANHÃ

Washington recebe os fornecedores, entra na loja e depara com Otacília cabisbaixa:

WASHINGTON

Por que está triste avó?

OTACÍLIA

Essa inflação está nos atrapalhando e diminuiu o poder de compra do povo daqui.

WASHINGTON

Mas as coisas aqui não estão caras [...].

OTACÍLIA

Mas o povo não quer comprar nada numa loja de conveniência, mesmo tendo acesso ao Auxílio Brasil e a Moeda Guanabara.

WASHINGTON

É complicado!

OTACÍLIA

E você? Vai sair mais tarde?

WASHINGTON

Não, eu vou ficar em casa, pode ficar tranquila.

Otacília retoma os trabalhos e Washington arruma do deposito.

 

CENA 011. COLETIVA ABERTA. ATERRO DO FLAMENGO. EXTERIOR. DIA/MANHÃ

Com o local cheio de jornalistas separados dos eleitores, Gustavo sobe ao palanque ao lado de Michelle e responde:

GUSTAVO

Bom dia, meus queridos eleitores e a nação brasileira que nos acompanha nas estações de rádio, tevê e internet em rede nacional. Estou aqui para esclarecer algumas dúvidas.

REPÓRTER DA TV GLOBO

Senhor Gustavo, quais são os seus planos de governo?

GUSTAVO

Meus planos é fazer o Brasil um país independente da corrupção.

REPÓRTER DO EXTRA

O senhor tem como pauta a família tradicional brasileira, como você pretende ampará-los.

GUSTAVO

A família tradicional brasileira é o maior orgulho da nação. Iremos fazer um programa social exclusivamente para eles.

REPÓRTER DA BAND

Mas senhor candidato, você dessa forma estaria excluindo a comunidade LGBTQIAP+

GUSTAVO

Quero mais que eles se fodam. Viado só serve para oferecer o furico e mais nada. Mereciam levar uma coça com barra ou morrer queimados em praça pública.

REPÓRTER DA FOLHA DE SÃO PAULO

E se o senhor tivesse um parente homossexual, o que faria?

GUSTAVO

O matava, Deus me livre ter bicha na minha família.

Todos se chocam e Guilherme pergunta:

GUILHERME

O senhor responde por corrupção ativa, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha. O candidato tem vinte e quatro horas para responder os questionamentos do Ministério Público, como o senhor apura essa situação?

Gustavo encara Guilherme com muito ódio, os repórteres ficam espantados e Pedro observa o seu pai de longe.

FIM DO EPISÓDIO 02