Responsive Advertisement

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

ANOS INCRÍVEIS - CAPÍTULO 01

 

 


ANOS INCRÍVEIS                 CAPÍTULO 01



FALÊNCIA ANUNCIADA

STOCK SHOT (1930): Visão panorâmica da Itália. Obras de artes expostas, movimentações nas ruas. Câmera fecha e foca na fazenda girassol.



CENA 001. FAZENDA GIRASSOL. SALA. INTERIOR. MANHÃ

Sozinha e desesperada, Sofia vê Giancarlo cabisbaixo e pergunta:


SOFIA

Sei riuscito a saldare i debiti?

Tradução: Conseguiu quitar as dívidas?


GIANCARLO

Infelizmente não, mio amore. O jeito é colocar nossa bambina para adoção e ir para uma casa menor.


SOFIA

Per favore, non farlo. È la nostra unica figlia.

Tradução: Por favor, não faça isso. É a nossa única filha.


GIANCARLO

Não temos para onde correr. Se não fosse essas maleditas dívidas por comprar aqueles maquinários, não estaríamos nessa situação.


SOFIA

Quanto è odioso Assef. Ora corro il rischio di vedere nostra figlia adottata perché non siamo in grado di prenderci cura di lei.

Tradução: Que ódio do Assef. Agora corro o risco de ver a nossa filha ser adotada por não termos condições para cuida-la.


GIANCARLO

Pois é amor, o que é dele está guardado. Vamos preparar nossas malas.


Chorosa, Sofia caminha para o quarto, pega Angina no berço e declara.


SOFIA

Anche se sei lontano da me, essendo adottato da un'altra famiglia, ti amerò sempre. Mia figlia!

Tradução: Mesmo você estando longe de mim, sendo adotara por outra família, eu sempre vou te amar. Minha filha!


Ao entregar a filha para Mira, a dona do centro de adoção deixa a casa dos italianos e vai embora. Olhando tudo pela janela, Sofia grita:


SOFIA

Angina [GRITA]

Sofia é amparada por Giancarlo. Horas depois, Mira chega ao centro de adoção com Angina.


No dia seguinte, Ana Rosa e Carlos Daniel caminham e a milionária diz:


ANA ROSA

Já passou da hora de adotarmos uma criança.


CARLOS DANIEL

Para quê adotarmos? Se podemos gerar uma criança ainda?


ANA ROSA

Estamos tentando há quatro anos e nada. Até consegui daquela vez, mas sofri aborto espontâneo.


CARLOS DANIEL

Como o médico disse, temos que ter paciência.


ANA ROSA

Já perdi total a paciência.


 Ana Rosa avista Mira no portão do orfanato com Angina no colo e se aproxima:


ANA ROSA

Essa criança está sendo adotada?

 


 

CENA 002. ORFANATO DA LUZ. PORTÃO. EXTERIOR. MANHÃ

Mira responde a milionária e Carlos Daniel observa:


MIRA

Está sim! Essa linda menina só tem um ano.


ANA ROSA

Que coisa mais linda, estou em busca de adotar uma criança.


CARLOS DANIEL

Amor você sabe a minha resposta sobre isso.


ANA ROSA

Vamos adotar essa linda criança, você sabe o quanto quero ter algum filho ou filha.


MIRA

Me desculpe perguntar, como se chama a senhora?


ANA ROSA

Me chamo Ana Rosa Moretti e o meu marido, Carlos Daniel Fernandez. Viemos do Rio de Janeiro para comemorar nosso dez ano de casados. Qual é o nome da senhora?


MIRA

Sou Mira Oliveira, nascida em Portugal, meus pais são brasileiros.


ANA ROSA

Ah sim e quem é aqueles senhores?


MIRA

São os pais legítimos da menina, o Giancarlo Romão e Sofia Vasconcelos.


Giancarlo e Sofia se aproximam de Ana Rosa e Carlos Daniel. Mira os apresenta;


SOFIA

Chi è questa donna? E cosa fa con la mia ragazza?

Tradução: Quem é essa mulher? E o que ela faz com minha menina?


MIRA

Ela é a mãe adotiva da menina Angina.


ANA ROSA

Angina? Que nome exótico e bonito!


SOFIA

E tu, che intenzioni hai per adottare la mia ragazza?

Tradução: E a senhora, quais intenções tem para adotar minha menina?


ANA ROSA

Sua não, agora é nossa menina. Se depender de mim, Angina terá dois pais e duas mães. Tenho recursos e darei a ela uma vida de princesa.


GIANCARLO

Amor deixa essa senhora adotar nossa filha, tenho certeza que nada faltará para ela.


SOFIA

Prometti di prenderti cura della mia ragazza?

Tradução: Promete cuidar bem da minha menina?


ANA ROSA

Vou tratar como uma filha e não se preocupe, sempre lhe informarei sobre ela, mesmo estando distantes.


CARLOS DANIEL

Vamos embora e já conseguiu dar entrada na adoção?


MIRA

Sim, a justiça Italiana deu o parecer e receberão aquele dinheiro para acelerar o processo de adoção.


ANA ROSA

Perfeito! Agora voltarei ao Brasil muito feliz.


Ana Rosa agradece Mira, Carlos Daniel e Sofia. Dias depois: A milionária e o fazendeiro entram no avião rumo ao Brasil.



1940: A ADOLESCÊNCIA DE ANGINA

CENA 003. MANSÃO DA FAMÍLIA MORETTI FERNANDEZ. SALA. INTERIOR. TARDE

Preocupada, Ana Rosa chama por Inácio para buscar Angina no colégio:


ANA ROSA

Inácio pelo amor de Deus, vá pegar a Angina no colégio. São quase uma da tarde e nada dela chegar.


INÁCIO

Calma senhora, a essa altura, a menina Angina está a caminho.


ANA ROSA

Nessa idade, as meninas tem um fogo por debaixo das saias. Espero que a Angina se mantenha virginal e pura, senão...


INÁCIO

Senão o que senhora?


ANA ROSA

Corto a mesada dela!


Carlos Daniel desce as escadas e responde a esposa:


CARLOS DANIEL

Até parece que minha amada mulher sempre foi pura!


ANA ROSA

Ora bolas, eu me casei virgem com você. E não me venha com ironias, você pelejou para desfrutar da minha fruta feminina.


CARLOS DANIEL

Você foi osso duro de roer, controladora feito uma peste.


ANA ROSA

Tu me respeita, rapaz.


INÁCIO

Bom farei o meu trabalho, com licença.


Inácio deixa a sala da mansão, enquanto Ana Rosa e Inácio trocam farpas.




CENA 004. COLÉGIO PEDRO II. PÁTIO. EXTERIOR. TARDE

Verônica dispara um olhar de ódio para Angina e Helena estranha:


HELENA

Porque está com esse olhar cheio de raiva?


VERÔNICA

Desde que uma menina se matriculou aqui, o Eduardo não tira os olhos dela.


HELENA

Tu sabes que Eduardo gosta de correr atrás de um rabo de saia.


VERÔNICA

Mas essa em específico, ele colou no lombo e não largou mais. Olha aquilo. 


Eduardo se aproxima de Angina com uma flor e recita:


EDUARDO

Uma flor para outra flor.


ANGINA

Muito obrigada querido, não sabia que era romântico.


EDUARDO

Eu sou de tudo um pouco!


ANGINA

Que legal hein?


O tempo fecha e começa a chuviscar:


ANGINA

É melhor não pegarmos chuva [...].


EDUARDO

Fica tranquila, nada vai te acontecer.


Eduardo olha para os olhos de Angina e os dois se beijam debaixo da chuva. A câmera foca no casal e se tornam adultos. Eduardo e Angina se casam e desse fruto, nasce Emanuela.


 

CENA 005. MANSÃO FERNANDEZ CARDOSO. JARDIM. EXTERIOR. MANHÃ

Anos depois: Angina comanda os preparativos do casamento de Emanuela e Afonso:


ANGINA

Inácio cuidado com minhas orquídeas tailandesas e o meu boldo.


INÁCIO

Pode deixar dona Angina.


ANGINA

Já chegou aquele carregamento de flores que eu pedi?


INÁCIO

Sim senhora! Deixei os copos de leite próximo à piscina.


ANGINA

Maravilha [...].


INÁCIO

Ah e senhora Ana Rosa te espera na sala.


ANGINA

O que será que ela faz aqui? Enfim, arrume conforme te pedi!


INÁCIO

Pode deixar patroa.


Angina entra na mansão e se depara com Ana Rosa:


ANGINA

Mãe o que tu faz aqui?


ANA ROSA

Soube do casamento da minha neta, se tornou o assunto mais comentado do Engenho do Fundão.


ANGINA

Imagino! O povo do morro do Cruz Credo até vieram a parabenizar.


ANA ROSA

Pois é minha filha, espero muito que a Emanuela seja feliz nesse casamento.

Angina olha para Ana Rosa por dois segundos e puxa assunto.




CENA 006. DISCOTECA LOVE SONG. PISTA DE DANÇA. INTERIOR. MANHÃ

Emanuela auxilia a dança e incentiva as dançarinas:


EMANUELA

Soltem o busto e o quadril. Rebolem como a Gretchen e lembrem-se da Conga La Conga.


As dançarinas seguem a dica de Emanuela e Edina aplaude:


EDINA

Bravo minha neta, bravo!


EMANUELA

Vó? A senhora não estava em Londres?


EDINA

Eu vim pra cá ao saber do seu casamento com Afonso. É o assunto mais badalado.


Emanuela demonstra insatisfação e Edina pergunta:


EDINA

O que houve? Não está feliz com o noivado?


EMANUELA

Não que esteja triste ou feliz, mas falta algo a mais para o meu relacionamento com Afonso dá certo, sabe?


EDINA

Esse algo a mais é sentimento não é? Te entendo minha neta! Vem abraçar sua avó, vem!

Emanuela abraça Edina e é consolada.




CENA 007. PARADISE IN RIO. BALCÃO. INTERIOR. MANHÃ

Sozinho na mesa, Afonso vê Lucrécia chegando e a filha de Herédoto senta na mesma mesa do rapaz:


AFONSO

O que você faz aqui? Perdeu a noção do perigo?


LUCRÉCIA

Estou aqui para te elogiar. Como consegue né? Conquistou o coração daquela songa monga da Emanuela e agora se aproxima da fortuna dela.


AFONSO

Eu não sei do que você está falando.


LUCRÉCIA

Sabe muito bem, só não falo em alto e bom som, pois estamos no negócio do pai dela.

Eduardo escuta a conversa e rebate:


EDUARDO

O que a senhorita tem a me dizer?


AFONSO

Ela? Nada, a Lucrécia é muito louca.


EDUARDO

Não sabia que tinha amizades femininas, Afonso.


LUCRÉCIA

Ah o Afonso é o meu primo de consideração, sabe?


EDUARDO

Primos de consideração? Sei


AFONSO

Não tem porque o senhor desconfiar da gente. Bom, estou de saída, vou experimentar o fraque. Com licença.


LUCRÉCIA

Também estou de saída.

Afonso e Lucrécia deixam o estabelecimento e deixa Eduardo intrigado.



CENA 008. RÁDIO ONDAS CARIOCA. ESTÚDIO. INTERIOR. MANHÃ

Os diretores preparam o estúdio para o programa Conselho Amigo e Rafael chega ao local. A atração entra no ar:


RAFAEL

Estamos entrando no ar com o Conselho Amigo nas Ondas Cariocas AM FM. Tudo que você espera, algum dia irá se realizar, acredita neste bilhete?


CORAL

Conselho amigo [LOOPING] nas Ondas Cariocas.


RAFAEL

Pois é meus amigos, não está fácil para ninguém! Recebemos várias cartas pedindo conselhos. Daqui a pouco, iremos nos depor para bater um papo especial.


Érica levanta a cartolina pedindo para Rafael entrar no intervalo:


RAFAEL

Agora entraremos num rápido intervalo. Conselho Amigo é um oferecimento das Lojas Mezica, deu ruim? Deu zica! Lojas Mezica.


CORAL

Lojas Mezica [LOOPING] nas Ondas Cariocas.

Rafael retira o fone de ouvido, os produtores desligam o microfone e Érica entra no estúdio:


ÉRICA

Amigo essa propaganda com as Lojas Mezica pode dar ruim.


RAFAEL

Que nada, uma propaganda boa dessas, atrai novos clientes.


Senhor Mezica invade o estúdio da Rádio Carioca e confronta Rafael:


DOM MEZICA

Está muito enganado, rapaz!


RAFAEL E ÉRICA

Senhor Mezica? [SURPRESO]



CENA 009. RÁDIO ONDAS CARIOCA. ESTÚDIO. INTERIOR. MANHÃ

Dom Mezica pressiona Rafael e Érica nos estúdios da rádio:


DOM MEZICA

Quero uma explicação para esse palavreado chulo e de baixo calão.


ÉRICA

Mas zica não é palavrão, senhor Mezica.


DOM MEZICA

Garota, sua mãe não te deu educação não?


ÉRICA

Me deu educação sim, mas reitero a minha correção.


Rafael se intromete e responde o varejista:


RAFAEL

Senhor Mezica, sempre brincamos com todas as marcas que nos patrocinam. E outra, as vendas das suas lojas triplicaram.


DOM MEZICA

Pelo contrário, caro rapaz. Perdi vários credenciados por causa das suas piadas sem graça. Portanto, estarei retirando meu patrocínio dessa pocilga. Com licença.

Dom Mezica deixa o estúdio da rádio bufando e Érica dá bronca no Rafael:


ÉRICA

Viu senhor Rafael? A sua gracinha custou o fim de uma parceria de sucesso.


RAFAEL

Fique tranquila, isso aí é fogo de palha.


ÉRICA

Espero que seja apenas fogo de palha mesmo. E espero que o Marlone não nos demita.

CORTE DESC. MEZICA SAI DO PRÉDIO LAFAIER E MARLONE ESTRANHA A FÚRIA DO EMPRESÁRIO.

 



CENA 010. MANSÃO DA FAMÍLIA FERNANDEZ CARDOSO. SALA. INTERIOR. MANHÃ

Emanuela chega à mansão e Angina estranha:


ANGINA

Chegou cedo filha! Eu pensei que fosse almoçar na Love Song.


EMANUELA

Prefiro o almoço daqui de casa mesmo [...].


ANGINA

Porque está com essa cara? Aconteceu alguma coisa?


EMANUELA

Não aconteceu nada, estou apenas exausta.


ANGINA

Eu sempre te disse para largar de mão essa aula de dança, mas enfim, vá descansar, vou pedir para o Inácio levar o almoço no seu quarto.


EMANUELA

Muito obrigada mãe!

Angina deixa a sala e Emanuela sobe as escadas. No quarto, a dançarina pega o seu diário e escreve:


EMANUELA [RECITANDO EM VOZ ALTA]

Querido diário, eu sei que virou rotina, mas queria que minha mãe me entendesse que eu não amo o Afonso como namorado, noivo ou marido. Eu gosto dele apenas como amigo e nada mais.


Emanuela continua recita e escrevendo em seu diário no quarto.  Inácio escuta tudo atrás da porta e diz sozinho:


INÁCIO

Tenho pena dessa menina, só a Angina mesmo para entregar uma preciosidade como ela para um rapaz estranho.


Isolada no quarto, Emanuela fecha o diário, caminha para a varanda do quarto e olha para o céu formando um arco íris.

 



CENA 011. RÁDIO ONDAS CARIOCA. ESCRITÓRIO. INTERIOR. TARDE

Marlone arruma a sua mesa e Rafael entra:


RAFAEL

O senhor me chamou?


MARLONE

Sim, sente-se, preciso ter uma conversa muito séria contigo.

Rafael senta na cadeira e fica cara a cara com Marlone:


MARLONE

Pois bem, o Dom Mezica me ligou para reclamar das suas brincadeiras de péssimo gosto com as lojas dele.


RAFAEL

Ah patrão, o Mezica nunca se importou com minhas tiradas [...].


MARLONE

Rafael entenda uma coisa, nem tudo devemos levar na brincadeira.


RAFAEL

Não sei qual é do Mezica agora.


MARLONE

Ele quer apenas respeito, as Lojas Mezica tem uma importância muito grande no Rio de Janeiro, setenta anos de tradição [...].


RAFAEL

Tradição fadada ao fracasso com móveis de madeira barata e bem vagabunda.


MARLONE

Não podemos negligenciar os negócios, isso não é motivo de piada. Se a mão de obra de lá é uma porcaria, ele que se responsabilize com isso.


RAFAEL

Se você não curtiu essa brincadeira e minha linguagem informal, me perdoe. Com licença.


Rafael se retira do escritório e Marlone fica pensativo.

 


CENA 012. MANSÃO DA FAMÍLIA FERNANDEZ CARDOSO. SALA. INTERIOR. MANHÃ

Ana deixa a cozinha e se aproxima de Angina e puxa assunto sobre o casamento de Emanuela e Afonso:


ANA

Pelo visto você é a única desta casa que está animada com o casamento.


ANGINA

A Emanuela é desse jeito mesmo, fechada feito uma ostra.


ANA

Minha filha, você não acha tudo isso muito precipitado?


ANGINA

Precipitado? Eu da idade dela, já estava casada com Eduardo [...].


ANA

Ah mas isso foi outros tempos, estamos quase nos anos dois mil, tudo mudou da sua década pra cá.


ANGINA

Mesmo assim, mamãe! Devemos seguir as tradições.


ANA

Oh Angina, você puxou o seu pai! Conservadora e careta.


ANGINA

Antes conservadora e careta do que ser muito moderninha.


ANA

Bom quem sou eu para discutir os rumos da vida de Emanuela, não é mesmo? Voltarei para a fazenda de Maricá amanhã [...].


ANGINA

Fica mais um pouco aqui!


ANA

Não posso filha, sabe como o seu pai é quando o assunto é a nossa fazenda.

Angina conversa com Ana e tenta convence-la ficar mais um pouco na mansão.





CENA 013. CASA DA FAMÍLIA RAMOS MONTEIRO. SALA. INTERIOR. MANHÃ

Lucrécia entra em casa e Herédoto pergunta:


HERÉDOTO

A senhora não era para estar na faculdade?

Ao tentar responder, Angélica debocha:


ANGÉLICA

Ela deve está matando aula, caçando um namoradinho – RISOS.


LUCRÉCIA

Calada peste, não se intrometa.


HERÉDOTO

Olha como você fala com sua irmã! Deveria ter vergonha de matar aula para ficar de namorico.

Rosália escuta a conversa e responde:


ROSÁLIA

Quem vê você falando assim amor, vão achar que foi santo na juventude.


HERÉDOTO

Não passe pano para a Lucrécia, ela tem que ter responsabilidade.


ROSÁLIA

Minhas amadas filhas, por gentiliza, podem me deixar a sós?

Lucrécia e Angélica sobem as escadas discutindo e Herédoto confronta:


HERÉDOTO

Você dá muita confiança para Lucrécia.


ROSÁLIA

Para de ser ranzinza, ela está na flor da idade. Deve se divertir sim, qual é o problema?


HERÉDOTO

O problema é que você não tem responsabilidade com a Lucrécia. Por isso que faz o que quer.


ROSÁLIA

Da casa, cuido eu! Espero que tenha entendido. Com licença!




CENA 014. APARTAMENTO DA FAMÍLIA SAMPAIO PARREIRAS. SALA. INTERIOR. MANHÃ

Sueli arruma a mesa para o almoço e Afonso chega:


AFONSO

O rango está pronto por quê?


SUELI

Porque Verônica vai voltar a morar com a gente.


AFONSO

Não acredito que aquela maluca vai se acomodar aqui [...].


SUELI

Aquela maluca nos ajudou muito e também te criou.


AFONSO

Ela é espaçosa demais e espero que não se intrometa na minha vida.


SUELI

Oxi até parece que não gosta dela.


AFONSO

E não gosto mesmo, vou para as Lojas Mezica que eu ganho mais.

Afonso deixa o apartamento revoltado e Sueli fala sozinha:


SUELI

Esse garoto deveria ter levado uma surra de vara de marmelo.

Desnorteado, Afonso quase é atropelado e o motorista grita:


MOTORISTA

Olha por onde anda pô!

Afonso ignora o motorista e continua caminhando desesperado no meio da rua.



CENA 015. RUA ESCRITOR MACHADO DE ASSIS. ENGENHO DO FUNDÃO. EXTERIOR. TARDE

Violeta caminha conversando com Helena sobre os moradores novos:


VIOLETA

Você viu os novos vizinhos que chegaram?


HELENA

Nem percebi, quem é?


VIOLETA

Não acredito que você não conhece o Oscarito e a Jaque?


HELENA

Não conheço o Oscarito e tão menos, a Jaque.


VIOLETA

Eles são o casal da novela Flores do Amor, da TV Águas Verdes.


HELENA

Nem sabia que essa emissora existia amiga!


VIOLETA

É uma micro emissora criada aqui no Engenho do Fundão. Mas enfim, terei que trabalhar, o carro me espera.


HELENA

Vai lá, tenha um bom dia.

Violeta entra no carro. Um opala prata aparece do lado de Helena que toma um susto, mas se surpreende:


HELENA

Que susto!

Verônica surge e diz:


VERÔNICA

Adivinha quem voltou?


HELENA

Verônica?


VERÔNICA

Sentiu minha falta? Amiga?

Verônica sorri e Helena fica espantada.



CONGELAMENTO: