Responsive Advertisement

sexta-feira, 11 de março de 2022

COPACA RIO - EPISÓDIO 09

 


COPACA RIO - EPISÓDIO 09

Série criada e escrita por
LEONARDO LIMA

Supervisão de Texto
NEEMIAS BEZERRA

CENA 001. FÓRUM CENTRAL. SALA DE ESPERA. INTERIOR. DIA/TARDE

Mariane debocha do retorno de Lucilene e diz:

MARIANE
Então que dizer minha querida avó retornou do mundo dos mortos? E ainda muda de nome? Essa história está melhor que de novela das nove.

LUCILENE
Liliane é meu nome artístico de cantora, para quem não sabe.

MARIANE
Olha pai, vovó é famosa, porque não me contou isso?

PILAR
Chega de ironias Mariane, essa situação é muito séria.

LUCILENE
Deixa minha neta, eu amo o humor ácido dela, desde criança sempre foi assim.

ÉRICO
Para de passar pano para essa insuportável [...].

LUCILENE
Eu já passei pano por cada bostejada sua! Agora é a hora de por as cartas na mesa, vou dizer toda a verdade!

ÉRICO
Assim espero, mamãe.

PILAR
Chega de discussão, a juíza Roberta já nos chamou.

Érico, Pilar e Mariane entram na sala de julgamento e as portas se fecham.

CENA 002. MORRO DO VIDIGAL. BALCÃO ABANDONADO. INTERIOR. DIA/TARDE

Beto Canarinho estranha a presença Vitor e responde:

BETO
O que faz aqui moleque? Ficou maluco? Se alguém te pega aqui, você sabe o que acontece.

VITOR
Fica tranquilo, eu já tinha conversado com os caras da boca de fumo que subiria o morro [...].

BETO
Então o que você quer?

VITOR
Eu vou parar de vender drogas, se você quiser todo o dinheiro, está aqui nessa mala.

Beto pega a mala cheio de dinheiro e encara Vitor:

BETO
Você está muito estranho, o que está acontecendo? Desembucha, manda a letra.

VITOR
Eu só quero deixar de vender drogas, tenho outros planos pra minha vida.

BETO
Eu sabia que você não ia aguentar por muito tempo esse tranco. Frouxo pra caralho.

VITOR
Não é ser frouxo, só não quero vender mais, só isso.

BETO
Isso está muito estranho. Ah e seu amigo Lincoln, vai pagar quando? A dívida dele só cresce.

VITOR
Olha isso ai é com ele [...]. O cara está viciadão e passando de todos os limites. Até agrediu a mãe dele.

BETO
Esse ai, eu tenho como dar um jeito. Agora vaza, antes que mude de ideia contigo também.

Vitor deixa o balcão, entra no carro e vai embora.

CENA 003. APARTAMENTO PETRA. COBERTURA. SALA. INTERIOR. DIA/TARDE

Juntos e de mãos dadas, Eduardo e Vinicius acompanham o julgamento de Érico:

EDUARDO
Espero que a justiça seja feita e que o seu pai pague pela morte do meu pai!

VINICIUS
Porque você acredita que meu pai seja a principal suspeita?

EDUARDO
Porque o meu pai foi demitido injustamente do Lar Rio e na semana seguinte, foi morto.

VINICIUS
Mas essa história está muito mal contada sabe? Nenhuma pessoa é assassinada assim do nada.

EDUARDO
Mas não acha muita coincidência?

VINICIUS
Não acho, não é porque é meu pai que vou passar pano, mas neste caso, não tem apenas ele envolvido, e sim, várias pessoas. Acredito eu.

Eduardo estranha e diz:

EDUARDO
Você sabe de alguma coisa Vini? Tem algo para me contar?

VINICIUS
Não posso contar nada, só você assistindo o julgamento para saber.

EDUARDO
Esse papo está estranho hein?

Vinicius fica sem graça e Eduardo desconfia do namorado.

CENA 004. FÓRUM CENTRAL. SALA DE JULGAMENTO. INTERIOR. DIA/TARDE

Na sala de julgamento, Juíza Roberta dá início e os advogados observam:

ROBERTA
Estamos dando início ao julgamento de Érico Venâncio de Moraes, nascido em Niterói no dia quatorze de março de mil novecentos e sessenta e nove, cinquenta e três anos. O filho de João Carlos de Moraes Filho e Lucilene Maria Venâncio está sendo acusado de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e tentativa de monopolização nos negócios da família e suspeita da morte de Genésio Batista Monteiro. Vamos começar com o depoimento da mãe do réu.

Lucilene caminha a cadeira de depoimentos e jura falar toda a verdade perante o tribunal:

ROBERTA
O que você a dizer sobre essas acusações?

LUCILENE
Primeiramente boa tarde a todos deste recinto! Sobre as acusações proferidas ao meu filho, não procedem.

Érico e a cadeira do júri se espantam e Elisa se revolta:

ELISA
Como a senhora tem tanta certeza? Até pouco tempo, estava declarada como uma pessoa morta.

LUCILENE
Morta eu estava para vocês e para a imprensa, mas sempre estive viva. E antes que todos perguntem, sim, eu que movimentei o tempo todo e orquestrei o CPI dos Casarões.

PILAR
Mas a senhora não aparece em nenhuma lauda do processo [...].

LUCILENE
Eu movimentei toda essa CPI por fora. O dinheiro da herança de João Carlos, consegui uma grande parte para pagar gente envolvida e claro, separei oitenta milhões de reais como cobaia para o Érico. Eu sabia que ele iria cair nessa armadilha.

ELISA
Então a senhora assume todos os crimes?

LUCILENE
Não houve crime, o dinheiro foi declarado pela Receita Federal. Aqui estão os documentos das movimentações financeiras.

A juíza pega as provas das mãos de Lucilene e dá intervalo de dez minutos.

CENA 005. FÓRUM CENTRAL. SALA DE ESPERA. INTERIOR. DIA/TARDE

Érico parte pra cima de Lucilene e Pilar contém o cliente:

ÉRICO
Você ficou maluca? Como pode fuder a minha vida por mero capricho?

PILAR
Calma Érico, assim você vai perder a razão.

ÉRICO
Essa desgraçada saiu do inferno para infernizar minha vida.

LUCILENE
Eu não sei o porquê desse surto, meu amado filho.

ÉRICO
Não seja cínica, o que está fazendo comigo é desumano.

LUCILENE
Desumano seria deixar mais de dez bilhões em suas mãos para gastar com farras, festinhas regadas à vagabundas e esquecendo-se de cuidar dos nossos negócios.

ÉRICO
Eu sempre tive responsabilidade com nossos negócios, você é doente, como uma mãe pode fazer com o próprio filho por dinheiro? Explica-me, porque não dá pra entender.

LUCILENE
Eu não sou o seu pai que confiava em você de olhos fechados. Posso estar velha, mas louca a ponto de deixar tudo pra você, não, não seria capaz disso.

PILAR
A senhora errou e muito com o Érico [...].

LUCILENE
Tanto aqui, quanto em qualquer outro lugar que seja, sou a mãe dele. Você não passa de uma mera advogada que está o defendendo por ser seu cliente. Enfim, faça o seu serviço, porque do meu filho, cuido eu.

Pilar e Lucilene se estranham e advogada tira Érico do local.

CENA 006. FÓRUM CENTRAL. CORREDOR. INTERIOR. DIA/TARDE

Vera se espanta com o cinismo Lucilene e comenta com Écila:

VERA
Estou chocada com o cinismo da Lucilene [...]. Como pode ela ter desviado todo o dinheiro e ainda legalizar?

ÉCILA
A minha amiga é esperta, aquilo lá é rata formada e pós-graduada em administração.

VERA
Ela acabou com o nome do filho no mercado e ainda levou o dinheiro que investir naquela pocilga.

ÉCILA
Não sei por que você faz tanta questão por quarenta milhões. Você já tem tudo, tem uma vida estável.

VERA
Porque acreditei que o Érico como presidente do Lar Rio iria ter a melhor gestão e deu no que deu.

ÉCILA
Eu fico feliz dela ter sobrevivido ao acidente na Amazônia e espero que a justiça seja feita.

VERA
Espero o mesmo minha mãe!

Écila caminha até o bebedouro e Vera troca mensagem com Gabriel.

CENA 007. IGREJA EVANGÉLICA REMANESCENTE. TEMPLO. INTERIOR. DIA/TARDE

Mirian deixa o templo arrumado e Eric chega ao local:

MIRIAN
O templo está arrumado para o culto de mais tarde.

ERIC
Será que o povo vai voltar pra cá após aquele escândalo?

MIRIAN
Ah meu filho, não tenho certeza. Ah e cuide do templo, irei em casa e volto já.

ERIC
Vai lá!

Mirian deixa a igreja. Sozinho, Eric se depara com Beto Canarinho e o bandido pergunta:

BETO
O Lincoln está por aqui?

ERIC
Não, o que tu quer com ele canarinho?

Beto tira o revólver da cintura, mexe e diz:

BETO
Vou só acertar umas contas com ele.

ERIC
Não faça bobagem, converse com ele.

Beto se aproxima e responde:

BETO
Não queira dizer o que vou fazer, caso contrário, você vai pro saco junto com seu amigo, cê tá ligado?

ERIC
Sim!

BETO
Acho muito bom mesmo.

Beto coloca a arma na cintura e deixa a igreja. Eric teme a morte de Lincoln.

CENA 008. PRAIA DE COPACABANA. CALÇADÃO. EXTERIOR. DIA/TARDE

Joana conversa com Gabriel sobre a nova imposição de Marina:

JOANA
Acredita que a Marina quer todo o meu dinheiro?

GABRIEL
Piranha, tu recebe bem pra caralho, quer mais o que? Está mais rica que Mia Khalifa. Mais um pouco, você ultrapassa a Xuxa no Guinness Book.

JOANA
Mas mesmo assim, agora irei receber vinte mil por cada serviço na agência.

GABRIEL
E o dinheiro do Private Fans? Ela aceitou receber só meio milhão.

JOANA
Eu não seria louca de entregar todo o dinheiro de mão beijada para ela. É milionária e quer me usurpar?

GABRIEL
É gata, trabalha como modelo e prostituta não é fácil não. E ai, vai se apresentar como namorada do Vitor quando?

JOANA
Depois que esse julgamento passar.

GABRIEL
Quero ver a reação do Érico e do Vini.

JOANA
Posso ser sincera? Não estou preparada para assumir o Vitor como meu namorado.

GABRIEL
Agora que você aceitou, aguente a bucha.

Joana bebe água de coco e Gabriel troca mensagem com Vera.

CENA 009. CASA DOS FERRAZ GOMES. SALA. INTERIOR. DIA/TARDE

Gustavo conversa com Luísa sobre os estudos em Minas Gerais:

GUSTAVO
Como anda os estudos filha?

LUÍSA
Estou quase terminando o TCC e brevemente, irei me formar.

GUSTAVO
Fico muito feliz por você.

LUÍSA
Muito obrigada, cadê minha mãe?

Helena abre a porta da casa e diz:

HELENA
Estou aqui!

GUSTAVO
Demorou amor, onde estava?

HELENA
Estava no calçadão, mas antes, preciso falar algo importante contigo a sós.

LUÍSA
Entendi, estou me retirando e fiquem a vontade.

Luisa vai para o seu quarto e Gustavo pergunta:

GUSTAVO
O que você tem a me dizer?

HELENA
Eu conversei com o Tomás e ele te ajudará a validar suas documentações na embaixada.

GUSTAVO
Amor, eu não confio nesse homem. O respeito como seu ex-marido, mas não consigo dar voto de confiança nele.

HELENA
Gustavo a última coisa que quero é ficar longe de você. Deixe-o fazer o trabalho dele em relações públicas. Escuta sua amada esposa, por favor.

GUSTAVO
Está bem amor, em você, eu confio.

HELENA
Eu te amo tanto que você nem imagina o quanto.

Gustavo e Helena se beijam.

CENA 010. BAR DOS AMIGOS. BALCÃO. INTERIOR. DIA/TARDE

Ana chega ao bar e é recepcionada por Josué:

ANA
Não era para o senhorito está trabalhando?

JOSUÉ
Voltei pra cá, sofri racismo e homofobia hoje na praia.

ANA
Nossa! Parece que o racismo e a homofobia virou algo comum, todo mundo ofende o outro a troco de nada.

JOSUÉ
O filho do Érico que cometeu esses crimes ai.

ANA
E porque não o denunciou?

JOSUÉ
Porque deixarei nas mãos da justiça. Esse ai está com o nome sujo.

ANA
Eita lasqueira!

A conversa é interrompida por Frederico e pergunta:

FREDERICO
O que os senhores desejam?

ANA
Pode trazer uma água.

JOSUÉ
E pra mim, uma cachaça bem forte.

FREDERICO
Anotado, tenham uma boa tarde.

Ana olha para Frederico e Josué reage:

JOSUÉ
Ana mulher, se controla, maior olhar libidinoso e tensão sexual com o garçom gostoso. 

ANA
Para amigo, estou ficando com vergonha. Sou casada [...].

JOSUÉ
Casada, mas não castrada! Se joga bicha, cai de boca no negão logo.

Ana e Frederico trocam olhares e Josué observa a tensão sexual entre os dois.

CENA 011. PARQUE DA CIDADE. EXTERIOR. DIA/TARDE

Antônio beija Olga e a modelo diz:

OLGA
Pensei que você fosse resistir igual o seu pai [...].

ANTÔNIO
Aquele argentino foragido não é meu pai, é meu padrasto e olhe lá.

OLGA
Sua mulher não sente cheiro diferente nas suas roupas não? A gente fica tão juntinho.

ANTÔNIO
Aquela ali é uma idiota que nem pra engravidar serve e Deus me livre ter um filho preto na família, não orna e quebra as tradições.

OLGA
Que horror, você pode ser preso por racismo hein?

ANTÔNIO
Agora ser realista é crime? Onde fica a liberdade de expressão nisso?

OLGA
Enfim, preciso ir embora, já deu a hora.

ANTÔNIO
Fica mais um pouquinho

OLGA
Preciso ir, com licença.

Olga se levanta e vai embora. Sozinha, Veruska observa Antônio indo atrás da modelo.

VERUSKA
Que pouca vergonha, meu Deus, coitada da Ana.

CENA 012. FÓRUM CENTRAL. SALA DE JULGAMENTO. INTERIOR. DIA/TARDE

A juíza Roberta retorna ao julgamento de Érico e dará o veredito final:

ROBERTA
Iremos dar o veredito final com o depoimento de Valentina Camargo Pontes

Valentina se levanta, recebe apoio de Eros e Armando e jura dizer a verdade perante o tribunal:

ROBERTA
Prossiga senhora!

VALENTINA
Boa tarde a todos! Como devem ter visto o conteúdo do DVD, eu enfatizo, o Genésio esteve envolvido em parada errada.

ELISA
Que parada errada? Prossiga [...].

VALENTINA
Depois que o João o demitiu, ele se envolveu com o jogo do bicho e consequentemente, fez empresas fantasmas para financiar um atentado à família Venâncio de Moraes.

ELISA
Mas que história mais absurda!

VALENTINA
O próprio estava com muito ódio da família Venâncio de Moraes. No dia que ele foi assassinado, ele me entregou um DVD dizendo tudo. Os caras estavam atrás dele.

ELISA
Enfim, acho essa história incoerente.

ROBERTA
Com este depoimento mais outras provas apresentadas, o júri inocente Érico Venâncio de Moraes e condena Lucilene Maria Venâncio a pagar meio milhão ao filho por apresentar provas falsas. Julgamento encerrado.

A juíza bate o martelo e Érico comemora a inocência.

CENA 013. MORRO DO VIDIGAL. BECO. EXTERIOR. DIA/TARDE

Lincoln é cercado pelos bandidos e por Beto:

BETO
Finalmente o nosso acerto de contas

LINCOLN
O que tu quer comigo Beto?

BETO
E quero que você me pague os quarenta mil agora! Ficou se drogando de graça e as nossas custas.

LINCOLN
Não tenho como pagar hoje, é sério.

BETO
Deve a boca de fumo, bate na mãe. Parece que alguém merece conhecer os querubins.

Os bandidos algemam as mãos e os pés de Lincoln e o colocam no paredão.

BETO
Se não pagou o que nos deve, vai pagar com a própria vida

Beto e os bandidos fuzilam Lincoln e Marinalva deixa escorrer as lagrimas dos olhos e grita:

MARINALVA
Não, o meu filho não!

Marinalva chora sobre o corpo de Lincoln e todos os vizinhos observam.

FIM DO EPISÓDIO 09