Responsive Advertisement

segunda-feira, 14 de março de 2022

COPACA RIO - EPISÓDIO 10 (última semana)


 COPACA RIO - EPISÓDIO 10 
(última semana)


Série criada e escrita por
LEONARDO LIMA

Supervisão de texto
NEEMIAS BEZERRA

CENA 001. CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA. EXTERIOR. DIA/TARDE

Após confronto no Vidigal entre a polícia e os bandidos por conta da morte de Lincoln, Marinalva consegue a liberação do corpo do filho para o sepultamento.

MIRIAN
Meus pêsames minha amiga!

MARINALVA
Obrigada Mirian! Não dá para acreditar que o meu filho estava se drogando.

MIRIAN
Esqueça isso, o Lincoln foi um bom menino desde criança. O que vai nos restar serão as boas lembranças.

MARINALVA
Vai ser difícil ficar sem o meu único filho perto de mim.

MIRIAN
Deus está contigo o tempo todo e eu também te darei todo o apoio.

Mirian cumprimenta Marinalva e Marina se aproxima:

MARINA
Meus sentimentos irmã!

MARINALVA
Como dói ver o meu filho sendo sepultado.

MARINA
Estou aqui para te ajudar em tudo que precisar.

MARINALVA
Muito obrigada.

O velório de Lincoln acaba e levam o corpo dele para uma das gavetas do cemitério. Ao colocar o caixão no recipiente, todos os amigos e familiares se emocionam.

CENA 002. CYBER SURF. BALCÃO. INTERIOR. DIA/TARDE

Vinicius estranha a loja estar vazio e depara com Josué chorando:

VINÍCIUS
Porque a loja está vazia? Porque você está chorando e cadê o Lincoln?

JOSUÉ
O Lincoln morreu [Chorando]

VINÍCIUS
Coé cara, brinca com isso não [...].

JOSUÉ
Jamais brincaria com algo sério, perdemos nosso melhor amigo. Os caras da boca de fumo o mataram.

VINÍCIUS
Caralho, não acredito que isso esteja acontecendo.

JOSUÉ
Acredite! Neste exato momento ele está sendo sepultado.

VINÍCIUS
Vou lá agora, qual é o cemitério que ele está sendo sepultado?

JOSUÉ
Cemitério São João Bastista.

VINÍCIUS
Amigo, seja firme, vou dar uma força pra galera lá. O que será da gente sem ele?

Josué abaixa a cabeça e Vinicius deixa a loja. Caminhando, o rapaz tem lembranças do melhor amigo e desabafa:

VINÍCIUS
Você sempre será o melhor amigo que tive!

Vinicius limpa a lágrima e entra no carro.

CENA 003. APARTAMENTO PETRA. SALA. INTERIOR. DIA/TARDE

Comemorando a inocência, Érico pede champanhe a Mariazinha e Lucilene rebate:

ÉRICO
Mariazinha traga aquele champanhe do Porto que eu amo.

MARIAZINHA
Pode deixar patrão, com licença!

Mariazinha vai até a cozinha e Érico alfineta Lucilene:

ÉRICO
Tomar um champanhe com gosto de vitória não tem preço.

LUCILENE
Não sei o porquê dessa comemoração toda.

ÉRICO
Ver você sendo derrotada no tribunal é um sabor gostoso.

LUCILENE
A justiça brasileira é um vexame, ainda terei a audácia de te pagar meio milhão. Paga um dinheirão para uma pessoa que coloquei no mundo.

ÉRICO
Tenho certeza que a justiça fosse mais severa, a senhora está presa e contando favas atrás das grades.

LUCILENE
Fazer o que né? Tenho que me contentar com essa situação constrangedora.

ÉRICO
Lamenta não mamãe, quem sabe algum dia, você não sinta esse gostinho da vitória.

LUCILENE
Não seja ridículo e aproveite viu? Não é sempre que você se sairá por cima.

Lucilene sobe as escadas, Érico pega o champanhe da bandeja e diz:

ÉRICO
Agora sim, a justiça sendo feita.

Mariazinha observa Érico comemorando.

CENA 004. CASARÃO DOS CAMARGO PONTES. SALA. INTERIOR. DIA TARDE

Sozinha em casa, Valentina escuta a campainha tocar:

VALENTINA
Será que o Armando esqueceu as chaves do outro apartamento?

Valentina levanta do sofá, abre a porta e Matilde invade o casarão:

MATILDE
Pensei que não ia abrir a porta desse mausoléu.

VALENTINA
O que você faz aqui Matilde? Você não é bem vinda em minha casa [...].

MATILDE
Essa casa era para ser minha, essa vida de nova rica era pra ser minha e o Armando era para ser o meu marido. Eu exijo uma parte da herança do Tio Xandinho.

VALENTINA
Coitada, se liga Matilde. Se o tio deixou tudo pra mim, é porque cuidei dele até os últimos minutos da vida dele, coisa que você não se deu o trabalho.

MATILDE
Claro que me dei o trabalho de cuida-lo [...].

VALENTINA
Vá mentir para outro, a mim você não convence. Agora se retire da minha casa, agora, sua vadia.

MATILDE
Você vai pagar por tudo que está fazendo comigo.

VALENTINA
Estou morrendo de medo!

Matilde deixa o apartamento e encara a irmã mais nova.

CENA 005. POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. SALA DO DELEGADO. INTERIOR. DIA/TARDE

Tenêncio elogia Armando e entrega uma medalha condecorada:

TENÊNCIO
Devido aos excelentes resultados como delegado a frente de investigações, Armando Vianna Pontes é condecorado como um dos nomes importantes pela polícia federal.

Armando coloca a medalha e diz:

ARMANDO
Nem sei como agradecer aos senhores.

TENÊNCIO
Não precisa querido, você é um rapaz honesto de princípios e valores éticos. Você merece tudo de bom.

ARMANDO
Obrigado Tenêncio pela confiança, se não fosse o senhor, não chegaria a este posto tão importante.

TENÊNCIO
Agora é se preparar para mudar de residência. Deixar o Rio para desembarcar em Curitiba.

ARMANDO
Vou me preparar e conversar isso com a Valentina.

TENÊNCIO
Perfeito, agora vamos comemorar.

Armando deixa a sala e todos aplaudem o delegado.

CENA 006. PRAIA DE COPACABANA. AREIA. EXTERIOR. DIA/TARDE

Com a consciência pesada e sozinho na areia, Vitor se encontra com Joana:

JOANA
O que aconteceu contigo gato? Está tão abatido.

VITOR
Aconteceu umas paradas ai e ainda bem que você veio.

JOANA
Pelo visto precisa de colo.

VITOR
Preciso e muito. Amor estava pensando aqui, porque não passa uma noite comigo lá na cobertura?

JOANA
Não posso querido, sorry!

VITOR
Porque não pode?

JOANA
Você quer saber mesmo?

VITOR
Sim, claro, o que tem para me contar?

JOANA
Eu já fui cliente do seu pai, Érico e do seu irmão, Vinícius.

VITOR
Como é? Explica-me isso?

JOANA
Eu tive um caso com seu pai quando ele estava em processo de divórcio. Já com o seu irmão, o Érico me pagou um valor bem alto para eu transar com ele, pois teme seja gay.

Vitor fica arrasado com a revelação e Joana conta tudo.

CENA 007. MUSEU DE ARTE CONTEMPÔRANEA DE NITERÓI. PÁTIO. EXTERIOR. DIA/TARDE

Écila admira as obras no pátio do museu e Veruska comenta:

VERUSKA
Que evento chato com essa música estranha de elevador.

ÉCILA
Não chega ignorante, essa convenção mostra a arte conceitual e abstrata.

VERUSKA
Ih não sei nada dessas coisas não.

ÉCILA
Me admira uma senhora que nasceu em berço e ser uma mera empregada no apartamento da minha filha, não saber de nada de obras abstratas.

VERUSKA
A minha família tem vida boa, eu não.

ÉCILA
Ah para, sei que você recebe pensão do seu viúvo que serviu anos de marinha.

VERUSKA
Mas eu gosto de pôr a mão na massa e trabalhar.

ÉCILA
É por isso que a classe média nunca evolui, uma senhora refinada como você viver mediocremente como se fosse pobre.

VERUSKA
Se me convidou com a intenção de me humilhar, eu vou embora daqui agora.

ÉCILA
Calma meu anjo, estou sendo realista apenas.

Veruska deixa Écila falando sozinho e a madame zomba da empregada de Vera.

CENA 008. CASA DOS RIOS GOMES. QUINTAL. EXTERIOR. DIA/TARDE

Frederico acompanha Ana até o portão de casa e Antônio vê tudo pela janela da sala:

ANA
Muito obrigada pelos petiscos, estavam uma delícia.

FREDERICO
Pode voltar lá ao bar quantas vezes quiser, farei uma promoção das boas para a senhorita.

ANA
Opa, irei lá amanhã na hora do meu almoço.

FREDERICO
Perfeito, tenha uma boa tarde.

ANA
Igualmente!

Frederico caminha até o bar. Ao entrar em casa, Antônio pega Ana pelo braço e pressiona:

ANTÔNIO
Então está me traindo né? Vagabunda, piranha!

ANA
Me respeita Antônio e não sei do que você está falando.

ANTÔNIO
Quem é aquele macho que estava contigo no portão? É seu amante?

ANA
Não seja ridículo, é meu amigo, agora não posso ter amigo homem?

ANTÔNIO
Não quero ver você se misturando com essa gentinha e fim de papo.

Ana encara Antônio e vai para o quarto.

CENA 009. CASA DOS MONTEIRO ALVES. SALA. INTERIOR. DIA/TARDE

Eric estranha a presença de Maria Inês e pergunta:

ERIC
Ué, você não estava proibida de vir aqui?

MARIA INÊS
Eu só vim falar com o Eros, algum problema?

ERIC
O problema é, o que você quer com o Eros?

MARIA INÊS
Não é da sua conta garoto, está querendo saber demais.

Eros interrompe a discussão e diz:

EROS
Pode voltar para o quarto, à conversa não é nada demais.

ERIC
Está bom, com licença!

Eric sobe as escadas e escuta a conversa de Maria Inês:

EROS
Não era pra vir aqui, te pedi para esperar mais um pouco.

MARIA INÊS
Precisamos pagar a escola da nossa filha.

Sozinho no corredor, Eric se espanta:

ERIC
Quem será a filha do Eros e Maria Inês?

Amanda corre para o colo de Eros e grita:

AMANDA
Papai, que bom que está aqui.

Eric fica sem reação e grava toda a conversa.

CENA 010. CASA DOS SILVEIRA BERREDO. SALA. INTERIOR. NOITE

Horas depois: Marinalva chega em casa e recebe Regina:

REGINA
Boa noite pastora, meus pêsames!

MARINALVA
Obrigada querida, o que a senhora deseja?

REGINA
Vim aqui te mostrar uma coisa.

MARINALVA
O que você tem para me mostrar?

REGINA
Olha isso!

Regina mostra o vídeo de Vitor vendendo drogas para Lincoln e a pastora reage:

MARINALVA
Não acredito, é o filho do Érico.

Regina observa a reação da pastora.

CENA 011. APARTAMENTO PETRA. COBERTURA. SALA. INTERIOR. NOITE

Vitor chega na cobertura e ironiza a comemoração de Érico:

VITOR
Então quer dizer que o coroa comemora a vitória contra a minha avó, mas esconde mais coisas por ai.

ÉRICO
O que você quer moleque? Encher o meu saco?

VITOR
Encher o teu saco eu não preciso e tão menos bajular como seu filhinho viado faz.

ÉRICO
Não fale assim do Vini [...]

VITOR
Falo como quiser, você enganou ele e passa a perna nos outros. Porque nunca contou que pagou Joana para transar com ele, temendo ser gay? Se explica ai velho.

Vinicius chega em casa e escuta o que o irmão mais velho diz e questiona:

VINÍCIUS
É sério isso pai? Você pagou uma prostituta para transar comigo por temer ser gay? Fala, pois não tenho problema de assumir, eu sou gay.

Érico fica espantado e Vitor debocha da situação

Fim do episódio 10