Responsive Advertisement

terça-feira, 15 de março de 2022

COPACA RIO - EPISÓDIO 11 (ultima semana)

 


COPACA RIO - EPISÓDIO 11
(última semana)

Série criada e escrita por
LEONARDO LIMA

Supervisão de texto
NEEMIAS BEZERRA

CENA 001. APARTAMENTO PETRA. COBERTURA. SALA. INTERIOR. NOITE

Vitor debocha de Vinícius e Érico se revolta:

VITOR
Viu? O seu filhinho querido é um viadinho bobinho [...].

ÉRICO
Cale a sua boca imunda e suma da minha frente.

VITOR
Realmente esse mundo está perdido, vou me retirar desse ambiente tóxico, me dá nojo.

Vitor deixa a sala e Érico conversa com Vini:

ÉRICO
Filho deixa eu te explicar [...].

VINÍCIUS
Não precisa explicar nada, é nítido que você não aceita que eu sou gay.

ÉRICO
A questão não é aceitar que você se assuma gay, eu tenho medo que o pior aconteça contigo. Esse mundo está muito violento e vivemos num país homofóbico.

VINÍCIUS
Muito obrigado pela preocupação, mas eu sei me cuidar pai. Sempre estou atento.

ÉRICO
Fico muito feliz que você tenha se tornado um rapaz responsável e me perdoe pelo o que fiz.

VINÍCIUS
Pode ficar tranquilo, enfim, vou descansar.

ÉRICO
Vai lá e durma com Deus.

VINÍCIUS
Igualmente.

Sozinho na sala, Érico fica pensativo.

CENA 002. CASA DOS FERRAZ GOMES. SALA. INTERIOR. NOITE

Helena comemora a aprovação dos documentos de Gustavo no jantar:

HELENA
Estou muito feliz que o Tomás conseguiu a aprovação dos seus documentos no consulado Brasileiro.

GUSTAVO
Agora sim, sou um cidadão brasileiro.

HELENA
E os seus parentes na Argentina? Souberam disso?

GUSTAVO
Eu não tenho quase nenhuma proximidade com eles. Eles trabalham numa vinícola no interior de Buenos Aires.

HELENA
Eu jurando que você nasceu numa família rica.

GUSTAVO
Para que você sabe perfeitamente que minha família é de classe média.

HELENA
Mas a outra parte da família, eu não conheço.

GUSTAVO
Um dia você irá conhecer, tenha calma!

Helena e Gustavo jantam num clima romântico.

CENA 003. APARTAMENTO PATAMARES. SALA. INTERIOR. NOITE

Écila desce as escadas toda arrumada e Vera estranha:

VERA
Para onde a senhora vai uma hora dessas?

ÉCILA
Não é da sua conta, agora não posso viver a minha vida?

VERA
Pode, mas cuidado viu? Copacabana às onze da noite é um perigo, rola muito assalto.

ÉCILA
Você fala como se fosse incapaz de andar sozinha no Rio de Janeiro, ah com licença.

VERA
Então tá, mas olha a hora, aqui não é hotel para comer e dormir
não.

Écila ignora Vera e deixa o apartamento, minutos depois, Gabriel entra na sala.

VERA
Gabriel? Porque está nesse estado?

GABRIEL
Aquele filho da puta do Cleber está me investigando, até sabe que eu faço programa.

VERA
Mas como ele sabe disso?

GABRIEL
Ele me mandou mensagens me ameaçando, agora como esse infeliz conseguiu meu número, não faço ideia.

VERA
Que merda, me deixa ver essa mensagem.

Vera lê a mensagem de Cleber mandado para Gabriel e a perua prepara uma armadilha para o motorista.

CENA 004. BELEZA CARIOCA. ESCRITÓRIO. INTERIOR. NOITE

Mariane conta para Rosa que está ansiosa para o casamento e Daniel observa:

MARIANE
Estou ansiosa para este casamento [...].

ROSA
Cuidado, ansiedade engorda!

MARIANE
Sou magra de ruim, então para eu engordar, será uma luta.

ROSA
Como anda seu vestido? Está finalizado já?

MARIANE
Sim e o salão vai ser decorado daqui a pouco.

ROSA
Onze horas da noite eles vão decorar o salão? Não é tarde pra isso não?

MARIANE
Eles que decidiram montar toda estrutura agora.

Daniel interrompe e diz:

DANIEL
Fico muito feliz por você, parabéns!

MARIANE
Muito obrigada querido.

Rosa estranha a reação do amigo e Mariane conversa com Daniel.

CENA 005. PRAIA DE SÃO FRANCISCO. ORLA. EXTERIOR. NOITE

Veruska caminha na praia e se encontra com Emília:

VERUSKA
Dona Emília, quanto tempo que não a vejo.

EMÍLIA
Você não mudou nada Veruska.

VERUSKA
Claro que mudei, não reparou que ganhei uns quilos a mais.

EMÍLIA
É nem tinha reparado nesse mínimo detalhe. Aliás, o que faz aqui essa hora?

VERUSKA
Estou fazendo caminhada, já que de dia estou na casa da sua sobrinha.

EMÍLIA
Quase meia noite? Olha toma cuidado viu?

VERUSKA
Já estou acostumada, daqui a pouco vou num barzinho lá do condomínio.

EMÍLIA
Vocês não são mole! Bom vou aproveitar que o sinal fechou e vou atravessar a rua, boa noite.

VERUSKA
Boa noite Dona Emília.

Emília atravessa a rua e Veruska continua caminhando.

CENA 006. CASA DOS MONTEIRO ALVES. SALA. INTERIOR. NOITE

Mirian estranha o silêncio de Eric e a ausência de Eros:

MIRIAN
Você está muito calado hoje? O que houve?

ERIC
Só estou um pouco cansado, só isso.

MIRIAN
Ah sim, cadê seu irmão?

ERIC
Ele está no banheiro. Vou pro quarto, até amanhã.

MIRIAN
Até meu filho, durma com Deus.

Eric sobe as escadas e vai para o quarto. Sozinha na sala, o celular de Eduardo toca e Mirian estranha:

MIRIAN
Meu amor? Que isso?

Eduardo chega a sala e Mirian confronta:

MIRIAN
Eduardo, você é gay?

EDUARDO
Ah pronto, vai me dizer que não sabia que sou gay?

MIRIAN
Não dá para acredita, agora eu entendo o porquê os vizinhos implicam contigo e ainda por cima namora com o filho daquele que foi o principal suspeito da morte do seu pai.

EDUARDO
Do exato momento que sou maior de idade, trabalho e estudo, os vizinhos não tem nada que se intrometer na minha vida. E outra, namoro sim com o Vinicius, e dai?

MIRIAN
Você sabe perfeitamente o que a bíblia diz sobre a homossexualidade [...].

EDUARDO
Eu acredito no Deus justo e não no Deus castigador que vocês desenham. Com licença, vou para o meu quarto descansar.

Mirian fica sozinha na sala e espantada com a resposta de Eduardo.

CENA 007. MANSÃO SILVEIRA BERREDO. SALA. INTERIOR. NOITE

Marina repara o prato de Henrique e diz:

MARINA
Porque não comeu nada filho?

HENRIQUE
Estou sem fome, só de pensar que perdi o meu tio.

MARINA
O seu tio está num lugar melhor que o nosso.

HENIRQUE
Onde ele está então?

MARINA
Ele está no céu, virou uma estrelinha. Deus vai o proteger e confortar.

HENRIQUE
Queria ter conhecido ele antes.

MARINA
Uma pena você não ter o conhecido antes, ele era um amor de pessoa.

HENRIQUE
Vou comer uma maçã e vou dormir.

MARINA
Nem pensar, janta e depois vai comer a maçã. Faz mal dormir de barriga vazia.

Henrique obedece Marina e a empresária segura as lágrimas.

CENA 008. PRAIA DE COPACABANA. QUIOSQUE DA REGINA. INTERIOR. DIA/MANHÃ

No dia seguinte: Francis repreende Regina ao contar toda a verdade da morte de Lincoln:

FRANCIS
Não era para ter contado que flagrou o Vitor lá com o Lincoln, nem era o momento exato para isso.

REGINA
Esperava o que? Que contasse nada e esse caso desse por encerrado?

FRANCIS
Tu sabe que os caras da boca de fumo não perdoa ninguém [...].

REGINA
Eu não moro no Vidigal, portanto, estou bem tranquila.

FRANCIS
A questão não é morar na comunidade, mas enfim, faça o que você bem entender.

REGINA
Você acha justo uma pessoa morrer como Lincoln, sabendo o vendedor que ele era viciado em drogas?

FRANCIS
Não acho justo, mas quem tem que investigar é a família.

REGINA
Em vez de você perturbar o meu juízo, vá trabalhar que tu ganha mais.

Francis deixa o quiosque, cruza as pernas ao se sentar no banco, enche seu copo com cerveja e canta bossa nova.

CENA 009. APARTAMENTO PETRA. COBERTURA. SALA. DIA/MANHÃ

Érico apressa Lucilene e a madame perde a paciência:

ÉRICO
Anda logo dona Lucilene, quem te que demorar é a noiva.

LUCILENE
Me deixa em paz, peste.

ÉRICO
Olha só, passando reboco na cara. Não adianta esconder as rugas e a idade já denuncia.

LUCILENE
E desde quando você entende de maquiagem?

ÉRICO
Não entendo nada de maquiagem, mas parece uma boneca de cera.

LUCILENE
Cadê a serviçal para te retirar daqui?

ÉRICO
Não se esqueça que a senhora está na minha casa.

LUCILENE
Ah vá a merda Érico, vou ao toilet me arrumar.

ÉRICO
Se for mijar, dê descarga ouviu?

Lucilene deixa a sala e Érico debocha da mãe.

CENA 010. PRAIA DE COPACABANA. AREIA. EXTERIOR. DIA/MANHÃ

Vitor conversa com Joana e diz que não comparecerá ao casamento de Mariane e Gabriel:

VITOR
Não vou ao casamento de Mariane, sem clima total.

JOANA
É o casamento da sua irmã.

VITOR
Vou fazer o que lá se a gente não se fala?

JOANA
Complicado sua relação com ela hein?

A conversa do casal é interrompida por Marinalva que flagra o rapaz e parte pra cima:

MARINALVA
Desgraçado, tu acabou com a vida do meu filho.

JOANA
Quem é essa senhora?

VITOR
Não faço a menor ideia

MARINALVA
Eu sou a mãe de Lincoln, aquele que você tinha como cliente e o viciou nas drogas.

O povo se aproxima de Joana, Vitor e Marinalva e o clima esquenta.

CENA 011. SALÃO DE FESTA CASTESONHOS. INTERIOR. DIA/MANHÃ

Ana comenta com Luísa sobre o casamento de Mariane e Gabriel:

ANA
É muito estranho um casamento ser realizado de manhã.

LUÍSA
Ah cunhada, vai entender o que se passa na cabeça da Mariane.

ANA
Falando nisso, ela nem falou nada sobre o vestido com a gente.

LUÍSA
Ela quis guardar segredo sobre o vestido.

ANA
Acho isso uma grande bobagem.

LUÍSA
O Gabriel também não chegou.

ANA
Não estou falando?

Antônio se aproxima de Ana e diz:

ANTÔNIO

Está fofocando com minha irmãzinha querida?

LUÍSA
Não seja falso comigo.

ANA
Estamos apenas conversando, papo de mulher.

ANTÔNIO
Ah sim, que bom que as damas da minha vida se dão bem. [Ironiza]

Luísa encara Antônio e Ana fica sem graça.

CENA 012. PRAIA DE COPACABANA. AREIA. EXTERIOR. DIA/MANHÃ

Marinalva bate boca com Vitor e Joana fica espantada:

MARINALVA
É isso mesmo minha gente, esse rapaz aqui traficava drogas e levou o meu filho pra a cova.

JOANA
Vitor isso é verdade? Diga logo [...].

VITOR
E você vai acreditar numa pastorazinha medíocre. Se o Lincoln se viciou, a culpa não é minha.

MARINALVA
Miserável, infeliz, você tem que sofrer até morrer.

VITOR
Para uma pastora de respeito, rogar praga não é algo de Deus.

Marinalva agride Vitor e Joana se desespera. Josué chega na multidão e observa a briga:

MARINALVA
Você teve o que merece!

VITOR
Eu nunca vendi drogas para o seu filhinho.

JOSUÉ
Vendia sim, seu escroto do caralho. Além de traficante, é homofóbico e racista.

MARINALVA
Esse merece tudo que ruim enquanto estiver vivo.

A polícia chega e dá voz de prisão para Vitor após denuncia de Marinalva:

POLÍCIA
Vitor Moreira de Moraes, o senhor está preso por tráfico de drogas.

VITOR
Isso é mentira dessa pastora louca.

Os policiais algemam Vitor e o povo tacam objetos no playboy.

CENA 013. PRAIA DA MACUMBA. EXTERIOR. DIA/MANHÃ

Cleber se encontra com Olga e entrega um envelope:

CLEBER
Aqui está o que você me pediu?

OLGA
Está todo o conteúdo sobre o Gabriel?

CLEBER
Sim e mandei um presentinho para a Mariane.

OLGA
Espero que seu plano dê certo.

CLEBER
E vai dar certo, o casamento dela é hoje, fique atenta.

OLGA
Pode deixar.

Olga caminha e Cleber atravessa a rua. A mando de Gabriel, um motorista atropela o rapaz e a modelo se desespera.

CENA 014. SALÃO CASTESONHOS. CAMARIM. INTERIOR. DIA/MANHÃ

Emília aconselha Mariane no camarim:

EMÍLIA
Está preparada querida?

MARIANE
Estou prepara e feliz!

EMÍLIA
Nunca se esqueça dos meus conselhos hein? Casamento é bom, mas...

MARIANE
Nem começa tia!

EMÍLIA
Fica tranquila, boa sorte.

Emília deixa o camarim e um rapaz do Correios entrega uma encomenda para Mariane:

RAPAZ
Uma encomenda para a senhora Mariane.

MARIANE
Obrigada!

Sozinha, Mariane abre a caixa e se depara com fotos de Vera e Gabriel aos beijos e transando.

Fim do episódio 12