Responsive Advertisement

quinta-feira, 17 de março de 2022

COPACA RIO - EPISÓDIO 13 (Penúltimo Episódio)


COPACA RIO - EPISÓDIO 13
(Penúltimo Episódio)

Série criada e escrita por
LEONARDO LIMA

Supervisão de texto
NEEMIAS BEZERRA

CENA 001. APARTAMENTO PETRA. CORREDOR. INTERIOR. DIA/TARDE

Eduardo parte pra cima de Eros e Vinicius segura:

EDUARDO
O que faz aqui seu desgraçado? Eu sabia que não podia confiar em você.

EROS
Ué estou aqui com a minha mulher [...].

EDUARDO
Filho da puta, há anos traindo a minha mãe e ostentando do luxo.

EROS
A sua mãe só me serviu de degrau.

Eduardo se desvencilha de Vinicius e desfere um soco em Eros, os dois trocam socos. Ao tentar intervir, Maria Inês é impedida por Vinicius.

MARIA INÊS
O que você quer na minha casa moleque? Conseguiu o que queria né?

VINÍCIUS
Eu pelo menos nunca menti para o Eduardo, admite logo que a menina é filha sua com esse verme.

MARIA INÊS
Isso não é da sua conta, vá cuidar da sua vida viadinho.

Vinícius esbofeteia Maria Inês e o rapaz atinge com um vaso na cabeça da madame que desmaia. O filho de Érico encontra Amanda nua e ensanguentada:

VINÍCIUS
O que houve com você?

AMANDA
Papai me machucou!

Vinícius coloca roupão em Amanda e a leva para sala. Com Eros sem fôlego após ser espancado por Eduardo, o professor de educação estranha a filha:

EDUARDO
O que aconteceu com a Amanda?

VINÍCIUS
Ela sofreu abuso sexual do Eros.

Eduardo desesperado abraça a filha.

CENA 002. CADEIA PÚBLICA. INTERIOR. DIA/TARDE

Na sala de visita, Joana conversa com Vitor:

VITOR
Meu amor, que bom que veio aqui.

JOANA
Eu não vim aqui para te visitar.

VITOR
Como é?

JOANA
Isso mesmo, vim terminar o nosso namoro.

VITOR
Você não pode fazer isso comigo!

JOANA
Posso e devo, não vou associar minha imagem com um traficante de drogas.

VITOR
Imagem de que? De vagabunda, piranha e puta? Está me chamando de traficante, mas te dei muito prazer na cama.

JOANA
Pode me chamar do que for, além de prostituta, eu sou modelo. E outra, de que adianta ter uma noite de prazer com um moleque, se o homem da minha vida mora debaixo do mesmo teto que você?

VITOR
O que você está insinuando?

JOANA
Pergunte ao Érico

Vitor é agressivo com Joana, mas é contido pelos policiais. Surtado, o rapaz é levado para a cela e Joana sai pela da Cadeia Pública.

CENA 003. APARTAMENTO PATAMARES. SALA. INTERIOR. DIA/TARDE

Écila prepara as malas e Vera estranha:

VERA
Já está voltando para Paris?

ÉCILA
Sim, lá pelo menos eu nunca passei tanta vergonha quanto aqui no Rio.

VERA
Ah começou o dramalhão.

ÉCILA
Você não sente um pingo de remorso não? Vê o casamento da sua filha se autodestruir por uma aventura sua? Que tipo de mãe é você?

VERA
Que moral a senhora tem para dizer que tipo de mãe eu sou? Justo você que me largou com meu finado pai.

ÉCILA
Eu te larguei na casa do pai porque ele era o único que te dava uns bons corretivos e pelo visto, você não aprendeu nada.

VERA
A senhora é uma piada pronta, mas se quiser ir embora e voltar para Paris, não vai ser eu que vou te segurar.

ÉCILA
Espero que sozinha, você coloque a cabeça no lugar.

Écila deixa o apartamento e Vera fica isolada.

CENA 004. HOSPITAL SAMARITANO. QUARTO. INTERIOR. DIA/TARDE

Tenêncio investiga o atropelamento com Cleber e o motorista responde:

TENÊNCIO
Como aconteceu o atropelamento?

CLEBER
Eu estava na praia da macumba com a modelo Olga, pedi para ela guardar uns dossiês que fiz sobre o Gabriel Ferraz.

TENÊNCIO
Quem é o Gabriel Ferraz?

CLEBER
Ele é o filho de Helena Ferraz com Gustavo Verón. É noivo de Mariane Moraes e traia ela com Vera Moreira.

Tenêncio busca o nome de Gabriel na internet e diz:

TENÊNCIO
Neste caso, era noivo, a Mariane cancelou o casamento e foi parar na imprensa. Mas qual era sua ligação com a Vera e o Gabriel?

CLEBER
A Vera é minha patroa, mas foi minha namorada. Esse rapaz usou ela para subir na vida e tentou me matar atropelado.

TENÊNCIO
Você tem certeza do que está falando?

CLEBER
Absoluta senhor, nunca irei mentir para a justiça.

TENÊNCIO
Vou investigar essa situação e iremos entrar em contato contigo. Com licença.

Tenêncio deixa o quarto e Cleber fica feliz.

CENA 005. CASA DOS FERRAZ GOMES. SALA. INTERIOR. DIA/TARDE

Helena se recupera do mal estar e confronta Gabriel:

HELENA
Então quer dizer que traia a Mariane com Vera, a mãe dela e ainda fazia programa?

GABRIEL
Mãe eu posso te explicar [...].

HELENA
Vai me dizer o que Gabriel? Que você fez isso por diversão? Que essa não foi a sua intenção?

GABRIEL
Eu não sei o porquê toda essa indignação, pois fiz tudo isso para ter o que é meu.

HELENA
Mas não no jeitinho brasileiro e nessas facilidades que você vai conseguir alguma coisa.

GABRIEL
Você trata meu esforço como facilidade? E esse seu casamento com o meu pai, não foi uma facilidade sua para se manter de aparências?

HELENA
Não coloque o meu casamento com o seu pai nisso.

GABRIEL
Coloco sim, tanto você quanto ele, pensam iguais. Não são ambiciosos, não buscam ter uma vida melhor. Vivem nesse maldito ciclo vicioso de trabalho e casa. Eu quero ser rico, ter muito dinheiro e projeção no país inteiro.

HELENA
Eu não te eduquei para isso, não gastei anos da minha vida, o dinheiro do meu trabalho para ter um filho ganancioso e sem limites. Quer ser alguém na vida, seja, mas começando de baixo.

GABRIEL
Eu não nasci para começar debaixo, nasci para brilhar. Se você querem viver mediocremente na rotina, isso é problema de vocês.

HELENA
Já que você se dita autossuficiente, que more sozinho, se vire sozinho. Aqui na minha casa, não mora mais e não terá sequer mesada mensal.

GABRIEL
A senhora está me expulsando de casa?

HELENA
Sim, ah e vá embora com a roupa do corpo, agora se retire.

Gabriel deixa a casa dos pais e vaga pela rua de cabeça erguida.

CENA 006. CASA DOS MONTEIRO ALVES. SALA. INTERIOR. DIA/TARDE

Eduardo chega com Amanda e Mirian estranha:

MIRIAN
O que houve com a Amanda?

EDUARDO
Eros estuprou a minha filha.

MIRIAN
Não acredito nisso, o Eros não seria capaz disso.

EDUARDO
Deixa de ser cega por esse miserável, ele não vale nada.

Eric chega a sala e confronta Mirian:

ERIC
Mãe não seja iludida pelo Eros, ele realmente não vale nada. E quer saber mais, a Amanda é filha legítima dele com Maria Inês.

MIRIAN
Isso só pode ser loucura de vocês

ERIC
Então você vai ouvir tudo, pois gravei a conversa dos dois.

Eric coloca a conversa gravada no alto falante. Eduardo se enfurece e Mirian se sente mal:

MIRIAN
Isso não pode estar acontecendo. Ai meu coração.

Mirian acaba tendo um AVC e os filhos socorrem a mãe.

CENA 007. CASA DA MATILDE. SALA. INTERIOR. DIA/TARDE

Matilde entra com petição judicial contra Valentina e Elisa explica:

MATILDE
Quero saber se tenho direito a herança do Tio Xandinho.

ELISA
Olha, não quero te frustrar, mas essa possibilidade é zero. Não tem nenhum direito.

MATILDE
Eu deveria ter direitos, cuidei muito dele.

ELISA
Mas na apólice, ele deixou tudo para Valentina, alegando sua ausência enquanto ele esteve doente.

MATILDE
Isso não é justo. Ela fica rica e eu morro nesse barraco no Vidigal?

ELISA
Não posso fazer muita coisa.

MATILDE
E para que a senhora serve? Para desfilar arrumadinha pra cima e pra baixo.

ELISA
Sirvo para prestar serviços à justiça de forma honesta. Se a senhora não está satisfeita com meu trabalho, irei me retirar, tenha uma boa tarde.

Elisa deixa a casa de Matilde e a cabeleireira surta.

CENA 008. MANSÃO DOS SILVEIRA BERREDO. ESCRITÓRIO. INTERIOR. DIA/TARDE

Marina recebe Gabriel no escritório:

MARINA
Pensei que não iria vir.

GABRIEL
O que a senhora quer comigo?

MARINA
Se lembra de que tínhamos um contrato de confidencialidade?

GABRIEL
Lembro sim, mas aonde você quer chegar?

MARINA
Devido ao escândalo da manhã de hoje, eu irei te desligar da agência.

GABRIEL
Você não pode fazer isso comigo, eu sempre fui fiel a agência.

MARINA
Tenho minhas duvidas, não vou manter uma pessoa envolvida num escândalo para colocar um negócio meu no olho do furacão.

GABRIEL
Marina me dê uma chance!

MARINA
Não tem segunda chance, ah e os bilhões que você tinha em sua conta será retirada. Você ficará com apenas quatrocentos reais.

GABRIEL
Isso não é justo, me esforcei muito para isso.

MARINA
E todo o esforço foi em vão, pois você colocou tudo a perder. Assina logo esse contrato, tenho mais o que fazer.

Gabriel assina o contrato e deixa a mansão de Marina desolado e arrasado.

CENA 009. CADEIA PÚBLICA. SALA DE VISITAS. INTERIOR. DIA/TARDE

Érico visita Vitor na cadeia e responde:

ÉRICO
Como sempre você fazendo merda, já sei de tudo.

VITOR
E pelo visto você não vai me ajudar.

ÉRICO
Não, desta vez, você vai ser virar sozinho para sair daqui.

VITOR
Não faça isso comigo, te imploro.

ÉRICO
Que pensasse duas vezes antes de dar cabo daquele rapaz.

VITOR
Mas eu não tive culpa, eu não fiz isso.

ÉRICO
Se não tivesse culpa, não estaria aqui. Boa tarde.

Vitor chora na sala de visita e Érico deixa a cadeia pública.

CENA 010. FÓRUM DO MÉIER. SALA DE AUDIÊNCIA. INTERIOR. DIA/MANHÃ

Semanas depois: Juíza Roberta dá o veredito com relação a guarda de Amanda:

JUÍZA ROBERTA
Com relação à guarda de Amanda Saldanha Monteiro, de nove anos, o pai, Eduardo Monteiro Alves assumirá totalmente o papel que lhe cabe. A senhora Maria Inês Saldanha perde os direitos e sem quaisquer brechas para recurso, assim como foi concebido a prisão de Eros Rocha Marinho por abuso sexual a menor de idade.

Juíza Roberta bate o martelo e Eduardo comemora:

EDUARDO
Agora sim serei o pai que sempre sonhei.

ERIC
Parabéns meu irmão!

EDUARDO
Como anda a mamãe?

ERIC
Ela está se recuperando, por sorte, o AVC que ela teve não a deixou com sequelas.

EDUARDO
Graças a Deus, agora vamos comemorar mais esta vitória.

Eduardo e Eric deixam o Fórum feliz e Eros e Maria Inês são presos.

CENA 011. BELEZA CARIOCA. ESCRITÓRIO. INTERIOR. DIA/MANHÃ

Rosa entrega os documentos para Mariane:

ROSA
As vendas dispararam após o seu pai ser inocentado. Tivemos um rendimento de dez milhões.

MARIANE
Graças a Deus a nossa loja voltou a ser forte no mercado.

ROSA
Eu estou preparando uma mídia kit para a imprensa com os números da nossa marca.

MARIANE
Perfeito, ficarei aqui vendo umas coisas.

Rosa deixa a sala e Daniel entra:

DANIEL
E pelo que estou vendo, seus olhos brilham com os resultados positivos.

MARIANE
E não tem como ficar feliz, graças a vocês, Beleza Carioca voltou a ser referência.

DANIEL
Também graças aos seus trabalhos muito bem feito.

Daniel pega na mão de Mariane e a empresária fica encantada com o olhar do colega:

MARIANE
Seu olhar transmite uma paz irresistível.

Daniel e Mariane se aproximam e se beijam.

CENA 012. CASARÃO DOS CAMARGO PONTES. SALA. INTERIOR. DIA/TARDE

Valentina se despede do casarão:

VALENTINA
Vou sentir muita falta de cada parte do nosso aconchego.

ARMANDO
Viremos pra cá nas férias.

VALENTINA
Não sei se estou sendo louca ou sensata de aceitar essa nossa mudança para Curitiba.

ARMANDO
Agora seu marido é patente alta na Polícia Federal.

VALENTINA
E a nossa criança? Terá tempo pra gente?

ARMANDO
Terei muito mais tempo disponível pra gente, terei uma equipe pra isso.

VALENTINA
Eu te amo tanto [...].

ARMANDO
Também te amo e amo nosso filho ou filha que está vindo.

Armando beija a barriga de Valentina e a madame se emociona.

CENA 013. APARTAMENTO PETRA. COBERTURA. SALA. INTERIOR. DIA/MANHÃ

Érico procura por Lucilene e Mariazinha diz:

ÉRICO
Onde se meteu essa velhaca?

MARIAZINHA
Ela foi caminhar na praia de Ipanema.

ÉRICO
Era só o que me faltava [...]. Vai folgar hoje não?

MARIAZINHA
Estou me arrumando pra voltar pra Niterói, bom dia.

ÉRICO
Bom dia!

Mariazinha deixa o apartamento. Minutos depois, a campainha toca:

ÉRICO
Será que Mariazinha esqueceu alguma coisa?

Ao Érico abrir a porta se depara com Joana:

ÉRICO
Joana?

JOANA
Está surpreso porque Érico?

Joana e Érico trocam olhares

Fim do penúltimo episódio