Responsive Advertisement

terça-feira, 23 de agosto de 2022

CORAÇÃO PARTIDO - CAPÍTULO 03

 


CORAÇÃO PARTIDO | CAPÍTULO 03

novela criada e escrita por
MARCOS CASTELLI

escrita com a colaboração de
DOUGLAS VICENTE

01
EXT. PRAÇA JARDIM DO VALE. CORETO. DIA

Joaquim sentado na escadaria do coreto. Lucas vai até ele e senta ao seu lado.

JOAQUIM – O que faz aqui? Veio rir da minha cara?

LUCAS – Por que acha que eu vou fazer isso? Eu não sou idiotas como eles.

JOAQUIM – Eu não cair por conta. Foi a sua namorada que botou os pés na frente pra eu cair.

LUCAS – Posso imaginar que isso é coisa dela mesmo. Mas não fica triste por causa disso, tá bom? Olha, também não é bom se mostrar sensível na frente das pessoas. Eles podem achar que você é diferente.

JOAQUIM – Como assim?

LUCAS – É complicado explicar isso, mas é bom evitar.

JOAQUIM – Obrigado pelo aviso.

LUCAS – Posso te fazer uma pergunta?

JOAQUIM – Pode.

LUCAS – Onde é que você mora? Eu nunca tinha visto você aqui antes.

JOAQUIM – É que eu cheguei ontem na cidade. Estou na casa da minha vó Josefina.

LUCAS (surpreso) – Não acredito que você é neto da Josefina. Ela já trabalhou na minha casa (ri). É incrível como esse mundo realmente é pequeno.

Lucas ouve o sinal da escola.

LUCAS – Tenho que voltar pra dentro da escola.

Lucas levanta.

LUCAS – Foi um grande prazer conversar com você. Mais tarde estarei aqui na praça, sozinho. Aparece pra gente conversar melhor.

Lucas beija a bochecha de Joaquim e sai correndo. Joaquim fica sem reação.

02
EXT. ESCOLA JARDIM DO VALE. PÁTIO. DIA

Lucas entra na escola. Melissa vai até ele e segura em seu braço.

MELISSA – Posso saber que ceninha ridícula foi aquela?

LUCAS – Eu não quero falar sobre esse assunto com você.

MELISSA – Eu não quero namorado meu correndo atrás de nenhuma pessoa.

LUCAS – O menino caiu na frente de todo mundo.

MELISSA – Porque ele é um idiota.

LUCAS – Não fala assim dele. Eu sei muito bem que a culpada dele ter caído foi você.

MELISSA – Eu não ia perder meu tempo fazendo esse tipo de coisa.

LUCAS – Sei muito bem das coisas que você é capaz de fazer contra as pessoas. Se continuar com essa palhaçada de ficar implicando com as pessoas, eu acabo com o nosso namoro.

Lucas sai andando.

MELISSA – Não me deixa falando sozinha... Lucas!

Melissa rosna de ódio.

MELISSA – Isso não vai ficar assim.

03
INT. TRAILER JÚLIO. DIA

Estela e Júlio estão deitados no colchão (enrolados entre os lençóis). Eles se beijam apaixonadamente.

ESTELA – Não estou acreditando que isso realmente aconteceu.

JÚLIO – E aí, como foi?

ESTELA – Foi maravilhoso.

JÚLIO – Minha ficha ainda não caiu que você se entregou toda pra mim. Fui o primeiro homem a tocar seu corpo nu.

ESTELA – E será o único pro resto da minha vida. Só falta oficializar o nosso namoro.

JÚLIO – Isso não vai demorar acontecer.

ESTELA – Eu quero ser toda sua, meu amor.

Estela e Júlio se beijam.

JÚLIO – Infelizmente temos que ir embora. Daqui a pouco nosso pais fazem uma busca pela cidade em nossa procura (ri).

ESTELA (ri) – Tem razão. Nos encontramos hoje à noite?

JÚLIO – Com certeza, meu anjo.

Estela abraça Júlio.

ESTELA – Eu te amo!

JÚLIO – Eu também amo você.

Júlio fica sério.

04
INT. MANSÃO PREFEITO. SALA. DIA

Carmen sentada no sofá. Valéria desce a escada.

VALÉRIA (surpresa) – Carmen? Que surpresa você aqui na minha casa.

Carmen levanta do sofá.

CARMEN – Precisamos ter uma conversa muito séria.

VALÉRIA – Já vi que não é uma coisa boa.

Carmen e Valéria sentam no sofá.

CARMEN – Estou ficando muito preocupada com umas coisas que andam acontecendo com o Lucas. Ontem, ele veio com uma conversinha muito estranha.

VALÉRIA – Me explica melhor.

CARMEN – Tô achando que ele não quer mais se casar com a Melissa.

VALÉRIA – Como assim? Isso séria um grande desastre. Nós temos um trato, Carmen, não se esqueça disso.

CARMEN – É por isso mesmo que estou aqui. Precisamos interferir na vida dos nossos filhos, antes que o pior aconteça.

VALÉRIA – Tem alguma coisa que você sabe e não queira me contar?

Carmen fica pensativa...

CARMEN – Tô achando que ele está gostado de uma outra pessoa.

VALÉRIA – Isso não é nada bom... Se isso for realmente verdade, temos que descobrir quem é essa golpista que quer acabar com o nossos planos.

CARMEN – O mais rápido possível.

05
INT. CASA JOSEFINA E LUÍS CARLOS. SALA. DIA

Joaquim sentado no sofá, com a cabeça na almofada...

JOAQUIM – O que tá acontecendo comigo? Por que não consigo parar de pensar nele? Já estou imaginando coisas que nunca vai acontecer entre nós dois... Melhor eu ficar onde tô e não ir na praça encontrar com ninguém.

O telefone toca. Joaquim levanta do sofá e atende:

JOAQUIM (ao tel) – Alô?

DIRETORA (ao tel) – Boa tarde! O Joaquim Matarazzo se encontra?

JOAQUIM (ao tel) – Sou eu.

DIRETORA (ao tel) – Quem fala é a diretora da escola onde você fez o teste para ganhar a bolsa. Eu quero te parabenizar pela conquista da bolsa.

JOAQUIM (ao tel) – Isso quer dizer que eu conseguir a bolsa? Eu vou estudar na melhor escola da cidade?

DIRETORA (ao tel) – Isso mesmo. Sua nota foi máxima, só errou uma questão, mas nada que pudesse prejudicar a sua entrada na escola. Amanhã você inicia as aulas, mas não se esqueça dos documentos necessários para a realização da matrícula.

JOAQUIM (ao tel) – Muito obrigado pela oportunidade. Tenho certeza que não vou decepcionar a direção.

DIRETORA (ao tel) – Seja muito bem vindo!

Joaquim finaliza a ligação e pula de alegria.

ANOITECER DA CIDADE

06
INT. CASA JOSEFINA E LUÍS CARLOS. QUARTO. NOITE

GAEL – Estou muito feliz por você ter conquistado a bolsa. Quem sabe você não está na mesma classe que eu? Isso seria muito bom.

JOAQUIM – Confesso que estou com um pouco de medo.

GAEL – Medo?

JOAQUIM – Medo das pessoas implicarem comigo. Simplesmente aquela menina que me fez cair no meio de todo mundo.

Gael se aproxima de Joaquim e segura nas suas mãos.

GAEL – Ninguém vai fazer nada contra você. Eu estarei lá te protegendo de tudo e de todos.

JOAQUIM – Eu vou ficar muito agradecido. Agora, estou achando você um pouco estranho. Tá preocupado com alguma coisa?

GAEL – Pior que estou mesmo. Minha amiga está namorando um pilantra, e você sabe o que os pilantras querem das meninas.

JOAQUIM – Sei muito bem.

GAEL – E hoje ela chegou toda estranha na escola. Tenho medo dela ter se entregado pra ele.

JOAQUIM – Você gosta dela?

GAEL – Só como amigo.

JOAQUIM – Não tenta pensar em coisas ruins. Talvez ela esteja estranha por um outro motivo.

Joaquim veste seu casaco.

JOAQUIM – Tenho que um compromisso nesse exato momento.

GAEL – Hum... Um compromisso? Posso saber com quem?

JOAQUIM – Não posso falar pra ninguém. Daqui a pouco estou de volta.

GAEL – Boa sorte nesse seu encontro.

JOAQUIM – Obrigado!

Joaquim se retira do quarto.

07
INT. CASA CARMEN. QUARTO LUCAS. NOITE

Lucas pega um dos frascos de perfume e passa no pescoço. Carmen entra no quarto.

LUCAS – Que isso, mãe? Já falei que é pra bater na porta antes de entrar.

CARMEN – Eu quero saber o nome dessa menina por quem você está apaixonado.

LUCAS – Mas que pergunta é essa?

CARMEN – Responde a minha pergunta.

LUCAS – Não tenho nada para te responder. De onde que a senhora tirou essa ideia maluca?

CARMEN – Eu te conheço muito bem. Toda vez que você está interessado em outra menina, você come as coisas feito um louco, como se estivesse ansioso para encontrar essa pessoa.

LUCAS – É claro que não estou interessado em ninguém.

CARMEN – Espero que esteja me falando a verdade. Não se esqueça que você já está comprometido com a filha do prefeito.

Lucas revira os olhos. Carmen fica observando seu filho.

CARMEN – Posso saber pra onde que você vai uma hora dessas? Nesse horário não tem ninguém na rua.

LUCAS – Me encontrar com alguns amigos.

CARMEN – Sei...

Lucas termina de se arrumar.

LUCAS – Não me espera acordada.

Lucas se retira do quarto.

CARMEN – Melissa precisa ficar sabendo disso.

08
INT. MANSÃO PREFEITO. SALA. NOITE

Melissa surpresa com o que ouve de Carmen.

MELISSA (ao tel) – Não posso acreditar nisso.

CARMEN (ao tel) – Você tem que ir atrás dele.

MELISSA (ao tel) – Mas é isso que eu vou fazer agora. Tenho que tomar conta do que é meu, não estou certa? Vai que tem uma golpista querendo roubar ele de mim.

CARMEN (ao tel) – É assim que se fala, minha querida. Faça o que for preciso, eu te apoio em tudo.

MELISSA (ao tel) – De uma coisa a senhora pode ter certeza: Se o Lucas não for meu, não será de mais ninguém.

09
EXT. PRAÇA JARDIM DO VALE. CORETO. NOITE

Joaquim no coreto, sentindo muito frio.

JOAQUIM – Será que ele realmente vem?

Lucas aparece atrás de Joaquim.

LUCAS – Você é muito pontual.

Joaquim se assusta de leve e olha para trás.

LUCAS – Se assustou?

JOAQUIM – Só um pouquinho.

LUCAS – Não foi minha intenção. (ri, levemente) Tudo bem com você?

JOAQUIM – Por que me chamou até aqui?

LUCAS – Porque eu queria te conhecer melhor. Lembra que eu salvei a sua vida? Queria saber mais sobre você.

JOAQUIM – É melhor não saber nada de mim.

LUCAS – Nem seu nome? Mas que menino misterioso.

JOAQUIM (ri) – Não seja palhaço.

LUCAS – Não sabia que ficava tão lindo sorrindo.

Lucas se aproxima de Joaquim. Melissa escondida, assistindo a cena furiosa.

MELISSA – Então quer dizer que é com o caipira que ele veio se encontrar? Que ódio desse menino.

10
INT. MANSÃO PREFEITO. SALA. NOITE

Melissa entra revoltada na mansão. Ela joga tudo que ver pela frente no chão. Rafael desce apressado para sala.

RAFAEL – O que significa isso?

MELISSA (gritando) – Eu tô com muita raiva!

RAFAEL (bravo) – Você pode ficar como quiser, mas sem quebrar nada nessa casa.

MELISSA – Onde está a mamãe?

RAFAEL – No quarto.

Melissa sobe a escada correndo.

11
INT. MANSÃO PREFEITO. QUARTO RAFAEL E VALÉRIA. NOITE

Valéria sentada na cama, passando seu creme verde no rosto. Melissa entra no quarto.

VALÉRIA – Que isso, minha filha? Isso é jeito de entrar no quarto dos seus pais?

MELISSA – Eu quero matar o Lucas.

VALÉRIA – O que aconteceu dessa vez? Ele não fez suas vontades, foi isso?

MELISSA – A senhora acredita que ele está de amizade com um menino caipira, que por sinal é o meu rival?

VALÉRIA – Você sabe que esse menino sempre gostou de ter amizades com pessoas esquisitas. Hoje é um caipira, amanhã pode ser um roceiro, mendigos...

MELISSA – Eu tô falando sério, mãe! Esse caipira já chegou na cidade causando, roubado atenção do meu namorado só pra ele. Sabe o que eu acho? Que esse caipira gosta de meninos.

Valéria se engasga com a saliva.

VALÉRIA – Como é que é?

MELISSA – É isso mesmo que a senhora ouviu.

Valéria fica pensativa.

12
EXT. PRAÇA JARDIM DO VALE. CORETO. NOITE

Joaquim se afasta.

LUCAS – Não vai me dizer qual é o seu nome?

JOAQUIM – Joaquim.

LUCAS – Muito bonito seu nome. Eu me chamo...

JOAQUIM – Lucas. Eu sei porque sua namorada te chamou pelo nome do dia do atropelamento.

LUCAS – Pelo visto é bom de memória.

JOAQUIM – Eu acho melhor eu ir embora. Não quero criar mais problemas com a sua namorada.

Joaquim anda. Lucas segura no braço dele.

LUCAS – Qual é o seu problema? Parece que tem medo de me conhecer. Eu só quero tentar uma amizade com você.

JOAQUIM – Você só está com pena de mim.

LUCAS – Por que eu teria pena de você?

JOAQUIM – Porque eu cair feito um banana na escola.

LUCAS – Eu não senti pena de você.

JOAQUIM – Sentiu o que então?

LUCAS – Toma um sorvete comigo, que eu falo.

JOAQUIM – Como posso confiar em uma pessoa que acabei de conhecer?

LUCAS – Se você não confiasse em mim, não teria vindo até aqui nesse frio.

Joaquim fica sem graça.

LUCAS – E aí, vamos?

Joaquim fica pensativo

13
EXT. RUA. JARDIM DO VALE. NOITE

Joaquim e Lucas caminhando pela cidade. Joaquim com um sorvete de casquinha sabor morango e Lucas sabor pistache.

JOAQUIM – Não tô acreditando que estamos comendo sorvete nesse frio. É capaz de pegarmos um belo de um resfriado.

LUCAS – Realmente somos muito loucos. (ri, levemente) Quer experimentar um pouco do meu sorvete? Tenho certeza que nunca experimentou esse sabor.

JOAQUIM – É melhor não, Lucas. Eu sei que estamos tentando ser amigos, mas não devemos ter esse tipo de intimidade no meio da rua. Somos meninos, devemos nos comportar como homens.

Lucas se entristece.

LUCAS – Eu só queria te conhecer melhor.

JOAQUIM – Podemos nos conhecer melhor, podemos nos tornar melhores amigos, mas tudo tem o seu tempo. Estou adorando o passeio, sua boa vontade de tentar uma amizade comigo, mas eu preciso conhecer como as coisas funcionam aqui nessa cidade. Um exemplo de tudo é sua namorada, que não me suporta. Ela pode nos ver e armar um escândalo achando que...

LUCAS – Achando o que?

JOAQUIM – Que estou querendo ter algo com você.

Joaquim vira de costas para Lucas.

LUCAS – Ela não sabe que você gosta de meninos.

JOAQUIM (nervoso) – Quem disse que gosto de meninos?

LUCAS – Esse seu jeito meigo, carinhoso, educado com as pessoas.

Lucas se aproxima.

LUCAS – Não tenha medo de mim, não farei nada com você.

JOAQUIM – É melhor irmos para nossas casas. Muito obrigado pelo sorvete. Tenha uma ótima noite.

Joaquim sai correndo.

LUCAS – Não vá embora, Joaquim...

Lucas sorri.

14
INT. CASA JOSEFINA E LUIS CARLOS. QUARTO. DIA

Joaquim dobrando roupas de cama. Gael entra no quarto, ainda de pijama.

GAEL – Ontem você chegou tarde da noite. Seus avós sentiram sua falta durante o jantar. Pela primeira vez tive que mentir para eles.

JOAQUIM – Eu te devo um pedido de desculpas. Minha intenção era ter voltado cedo.

GAEL – Será que pode me dizer quem é a pessoa com quem se encontrou?

JOAQUIM – Promete que não conta pra ninguém?

GAEL – Prometo!

JOAQUIM – Me encontrei com o Lucas.

GAEL – Não acredito que você fez isso. Poderia ser com todos os meninos da cidade, menos com o namorado da Melissa. Se ela sonhar com esse encontro...

JOAQUIM – Ela nunca vai descobrir. Foi tão bom passear com ele pela cidade... Tomamos sorvete, conversamos... Uma pena a conversa ter ido pra um rumo diferente.

GAEL – Você não está gostando dele, né?

JOAQUIM – Que ideia é essa? Ele tem até namorada.

GAEL – É o que eu espero mesmo. Não quero que entre numa encrenca por um menino que jamais corresponderá os mesmos sentimentos que sente por ele. Eu vou tomar banho.

Gael se retira do quarto. Joaquim sente na cama, pensativo.

15
EXT. ESCOLA JARDIM DO VALE. PÁTIO. DIA

Estela e Melissa sentadas no banco. Gael e Joaquim entram na escola.

ESTELA – Não acredito...

Melissa olha.

MELISSA – O que esse caipira tá fazendo aqui? E ainda usando o uniforme da escola.

ESTELA – Será que ele vai estudar aqui?

MELISSA – Eu não quero esse menino estudando na mesma escola que eu.

ESTELA – É melhor deixar isso quieto, não mexe com ele.

MELISSA – Quem está mexendo comigo é ele. Acredita que ontem ele saiu com o Lucas?

ESTELA – Mentira? Me conta melhor essa história.

MELISSA – Desde o dia que ele chegou na cidade, que ele tá chamando a atenção do meu namorado. Posso até garantir que ele gosta da mesma fruta que nós duas.

ESTELA – Será mesmo?

MELISSA – Se ele realmente for, eu vou fazer questão de toda a cidade saiba com que tipo de gente estamos convivendo. Se ele está achando que pode comigo, ele está muito enganado.

Melissa encara Joaquim.

FIM DO CAPÍTULO...