Responsive Advertisement

terça-feira, 23 de agosto de 2022

CORAÇÃO PARTIDO - CAPÍTULO 04


CORAÇÃO PARTIDO | CAPÍTULO 04

novela criada e escrita por
MARCOS CASTELLI

escrita com a colaboração de
DOUGLAS VICENTE

01
INT. ESCOLA JARDIM DO VALE. SALA DE AULA. 2°ANO. DIA

Estela entra na sala de aula. Gael entra em seguida e sente ao lado dela.

GAEL – Precisamos conversar.

ESTELA – Se for pra me dar sermões, é melhor ir sentar com outra pessoa.

GAEL – O que aconteceu com você? Ontem chegou atrasada, quase perdeu o teste, e ainda por cima nem olhou na minha cara.

ESTELA – Eu estava com o Júlio, se era isso que você queria saber.

Gael fica em choque.

GAEL – Isso quer dizer que... vocês passaram a noite juntos?

ESTELA – Isso mesmo. Nós dois tivemos uma linda noite de amor.

GAEL – Não acredito que fez isso.

ESTELA – É melhor acreditar e cair na real. O Júlio, é o homem da minha vida, e eu fiz isso por livre espontânea vontade. E é melhor você ficar de bico calado.

GAEL – Por que você fez isso com a sua vida? Ele não ama você de verdade.

ESTELA – Porque eu quis. A vida é minha e eu faço com ela o que eu quiser. Não é só porque você é o meu amigo que você tem que ficar se metendo na minha vida. Eu amo o Júlio, e tenho certeza que vamos ser muito felizes juntos. Você só está com inveja porque não tem uma namorada.

GAEL – Minha namorada não seria tão burra como você. Sabe o que vai acontecer agora? Ele vai deixar você pra ficar com uma outra menina, que seja pura e bem melhor que você.

ESTELA – Não adianta me rogar praga. Eu vou ser muito feliz ao lado dele.

GAEL – Se acha tão esperta, mas não passa de uma menina besta.

Gael se retira. Estela fica pensativa.

02
INT. ESCOLA JARDIM DO VALE. SALA DE AULA. 3°ANO. DIA

Lucas e Melissa entram de mãos dadas e sentam um ao lado do outro. Em seguida entra Joaquim e a professora.

PROFESSORA – Preciso de todos em silêncio. Temos um aluno novo na classe. Seu nome é Joaquim Matarazzo e quero que todos recebam ele muito bem.

ALUNOS (exceto Melissa) – Seja bem vindo!

MELISSA (sussurrando) – Não acredito que esse caipira caiu na minha sala.

PROFESSORA – Pode se sentar na segunda cadeira da terceira fileira.

Joaquim senta na cadeira e olha para trás. Lucas sorri discretamente para ele. Melissa encara Joaquim.

03
INT. MANSÃO PREFEITO. SALA. DIA

Valéria sentada no sofá bebendo chá (na xícara). A campainha toca. Empregada abre a porta. Carmen entra.

CARMEN – Bom dia!

VALÉRIA – Carmen, querida. (levanta do sofá). O que faz tão cedo aqui na minha casa? Aconteceu alguma coisa?

CARMEN – Quero saber se realmente posso contar com você.

VALÉRIA – Claro que pode. Do que precisa?

CARMEN – Preciso que seus seguranças sigam o meu filho, Lucas.

04
INT. ESCOLA JARDIM DO VALE. CORREDOR. DIA

Estela andando no corredor. Ela passa perto de um grupo de meninos do terceiro ano. Eles riem olhando para Estela. Estela fica incomodada, para e olha para trás.

ESTELA – Por que estão rindo de mim?

MENINO¹ – Estelinha... (se aproxima, fica rodeando).

MENINO² – Nunca ficamos tão felizes em ver você.

MENINO¹ – Nunca tinha reparado o quanto você é bonitinha... Tem um corpinho perfeito, como de um violão.

Eles riem.

MENINO³ – Júlio fez uma ótima escolha.

MENINO⁴ – Ele conseguiu vencer a aposta.

ESTELA – Do que estão falando?

MENINO² – O nosso grupo fez uma aposta com o Júlio.

MENINO¹ – Se ele conseguisse tirar a sua virgindade, iríamos apresentar uma de nossas primas para ele.

MENINO⁴ – E não é que ele conseguiu?

MENINO³ – Não quer se deitar comigo? Eu sou muito bom de cama. (ri).

MENINO¹ – Que tal uma nova aposta? Mas tem que ser dois de uma vez, porque ela é bem gulosa.

ESTELA (gritando) – Fiquem quietos! Isso tudo não passa de uma mentira. O Júlio, me ama, como eu também o amo.

MENINO¹ – Ele te disse palavras bonitas? Ah, com certeza ele te prometeu em namoro.

ESTELA – Como você sabe disso?

MENINO² – Tudo isso faz parte da aposta, menina idiota.

Estela sai correndo...

05
INT. MANSÃO PREFEITO. SALA. DIA

VALÉRIA – Só me dizer de quantos seguranças que você precisa, que na mesma hora eles começam o serviço. Faço o que for pra garantir o casamento dos nossos filhos.

CARMEN – Eu tenho certeza que o Lucas está se encontrando com outra menina.

VALÉRIA – Mas isso seria um escândalo.

CARMEN – Por isso mesmo que quero os seguranças na cola dele. Quando eu descobrir quem é essa menina, eu vou fazer de tudo pra sumir com ela.

Valéria se recorda de sua conversa com Melissa (diálogo do capítulo anterior, cena oito).

CARMEN – Que cara é essa, amiga? Parece que viu um fantasma.

VALÉRIA – Não é nada... Esse seu filho também, hein.

CARMEN – O que tem?

VALÉRIA – Poderia sossegar mais um pouco. Imagina quando ele se casar com a minha filhinha? Vai ser corna até na outra encarnação.

CARMEN – Não fala assim do meu filho.

VALÉRIA – Só estou dizendo a verdade.

CARMEN – Quer saber de uma coisa? Não quero mais porcaria de segurança nenhum! Eu mesma contrato um segurança. Tenha um ótimo dia.

Carmen se retira da mansão.

VALÉRIA – Eu sempre tenho razão.

Valéria senta no sofá e volta a tomar seu chá.

06
EXT. ESCOLA JARDIM DO VALE. PÁTIO. DIA

Estela sentada no banco, com a cabeça baixa e chorosa. Gael senta ao lado dela e entrega um copo de água.

GAEL – Eu avisei que isso ia acontecer, mas você não quis me escutar.

ESTELA – Eu fui muito ingênua. Acreditei nas palavras bonitas dele, nas declarações de amor, nas mentiras que ele me dizia. Estou me sentindo tão imunda por dentro, tão podre.

GAEL – Você estava apaixonada, estava cega achando que ia casar com o filho do prefeito. Todas as meninas da cidade querem casar com ele, mas porque seria justo com você? Uma menina pobre, que não tem dinheiro como ele.

ESTELA — Ele vai me pagar por tudo que me fez.

GAEL – Não faça nada contra ele. Deixa ele pra lá, isso não vai levar ninguém à nada.

ESTELA – Eu preciso ficar cara a cara com ele. Quero saber se ele vai ter coragem de falar a verdade na minha cara.

GAEL – Ele já te machucou demais. Não quero que isso aconteça de novo.

ESTELA (chora) – Por que ele fez isso comigo? Eu nunca fiz nada pra aquele maldito. Eu só amava ele, só isso.

GAEL – Eu tenho certeza que você vai esquecer ele e encontrar uma pessoa melhor, que possa te amar de verdade.

ESTELA – Não sei se um dia amarei outra pessoa.

GAEL – Eu sei que você vai.

Gael abraça Estela.

ESTELA – Você é o melhor amigo do mundo. Me desculpa por ter sido tão grossa ultimamente com você.

GAEL – Tá desculpada.

Gael fica pensativo.

07
INT. ESCOLA JARDIM DO VALE. BANHEIRO MASCULINO. DIA

Joaquim saindo de uma das cabines. Lucas entra no banheiro e fecha a porta.

JOAQUIM – Lucas! Abre essa porta.

LUCAS – Tem certeza? A Melissa pode nos ver aqui dentro.

JOAQUIM – O que você quer comigo?

LUCAS – Quero me encontrar de novo com você.

JOAQUIM – Melhor não nos encontrarmos de novo.

LUCAS – Por que? Foi maravilhoso passar um tempinho ao seu lado.

JOAQUIM – Eu quero evitar futuros problemas.

LUCAS – Mas que problemas? Somos apenas amigos.

JOAQUIM – Não é isso que podem pensar. Sabe que as pessoas daqui são maldosos com as coisas. Podem até inventar que estamos tendo um romance.

LUCAS – Isso não seria nada ruim.

Lucas segura nas mãos de Joaquim.

LUCAS – Joaquim, eu preciso te dizer uma coisa.

Lucas abre a boca, mas quando ia falar, batem na porta.

JOAQUIM (com medo) – Tem alguém batendo na porta.

LUCAS – Se esconde em uma das cabines.

Joaquim se esconde. Lucas abre a porta.

ALUNO – O que estava fazendo trancado?

LUCAS – Coisas de meninos.

Lucas coça a cabeça.

08
INT. CASA CARMEN. SALA. DIA

Carmen abre a porta.

CARMEN – Prefeito? Que surpresa você aqui na minha casa.

RAFAEL – Fiquei sabendo da sua briga com a Valéria.

Rafael entra.

CARMEN – Sua esposa passa dos limites.

RAFAEL – Eu sei disso. Ela é um pouco exagerada em algumas ocasiões.

CARMEN – Mas me diga, o que trouxe o senhor até aqui?

Carmen e Rafael sentam no sofá.

RAFAEL – Eu queria saber se precisa de alguma coisa.

CARMEN – Que coisa?

RAFAEL – O que você quiser.

Rafael se aproxima de Carmen.

CARMEN – O senhor está dando em cima de mim?

RAFAEL – Esse seu perfume me lembra tanto os velhos tempos... Só de lembrar me deixa tão... tão... tão excita...

Carmen levanta rapidamente do sofá.

CARMEN – Não termine a frase! Eu sou amiga da sua esposa, madrinha de seus filhos. Um homem da sua idade, deveria tomar vergonha na cara.

RAFAEL – Opa! Não fala assim comigo, eu sou o prefeito da cidade.

CARMEN – O senhor, prefeito, da em cima de mim, desde quando éramos jovens. Só que agora, o senhor é prefeito, e eu, como moradora da sua cidade, peço respeito com minha pessoa.

RAFAEL – Não se faça de difícil, Carminha... Eu sei que você ainda se lembra de quando fazíamos tremer a cama do seu quarto.

Rafael dá um tapa na bunda de Carmen.

RAFAEL – Vamos para o escritório.

Rafael agarra Carmen.

CARMEN – Só se for agora.

Carmen e Rafael se beijam.

09
INT. ESCOLA JARDIM DO VALE. SALA DE AULA. 3°ANO. DIA

Joaquim entra na sala. Quando abre sua mochila, encontra seus materiais escolar quebrados.

JOAQUIM – Que isso?

Joaquim tira seu caderno picotado da mochila.

JOAQUIM – Não acredito que fizeram essa ruindade comigo.

Melissa entra na sala.

MELISSA – Gostou do meu presente de boas vindas?

Joaquim olha para Melissa. Os dois se encaram.

JOAQUIM – Por que você fez isso?

MELISSA – Não se faça de bobo, seu caipira. Sabe muito bem o que andou fazendo pelas minhas costas.

JOAQUIM – Eu não entendo do porquê essa maldade comigo, dessa perseguição sem motivos.

MELISSA – Eu vi você saindo com o Lucas... Quer dizer, com o meu namorado. Não adianta negar, porque eu vi com os meus próprios olhos.

JOAQUIM – Somos apenas amigos.

MELISSA – Como que eu posso ter certeza? Nunca sabemos o que se passa na cabeça de um homem. Como pode, não é mesmo? Uma pessoa entrar na frente de um carro, só pra chamar atenção do menino mais bem requisitado da cidade.

JOAQUIM – Você tá ficando maluca, tá inventando coisas onde não tem. Não fica inventando historinhas na sua cabeça. O seu namorado, como você faz questão de dizer, só me convidou para me conhecer, pra saber se fiquei bem depois do acidente.

MELISSA – Que você causou de propósito.

JOAQUIM – Essa sua insegurança ainda vai acabar com esse namoro.

MELISSA – Não se você estiver entre nós dois.

JOAQUIM – O que quer dizer com isso?

MELISSA – Pega sua família e vá embora dessa cidade imediatamente!

JOAQUIM – Por que eu iria embora? Por que você quer? Não é só porque você é a filha do prefeito, que eu vou obedecer você. Além de ser uma pessoa insegura, é abusada.

MELISSA – Olha o tom que você fala comigo.

JOAQUIM – Farei um relatório dos danos que você me causou e vou entregar pessoalmente para o prefeito, que também é seu pai. Ele vai ter que comprar todos os meus materiais, que a filha mimada dele fez questão de quebrar.

Melissa segura no braço de Joaquim.

MELISSA – Nem ouse.

JOAQUIM – Solta o meu braço.

Os dois se encaram... Melissa solta o braço dele. Joaquim sai andando...

MELISSA – Maldito! Eu vou acabar com a sua vida. Você vai se arrepender de ter entrado no meu caminho.

10
INT. ESCOLA JARDIM DO VALE. CORREDOR. DIA

Joaquim andando chorando no corredor. Lucas aparece correndo atrás dele.

LUCAS – Joaquim!

JOAQUIM – Me deixa em paz, some da minha vida.

LUCAS – O que eu te fiz?

Joaquim ainda choroso, olha para Lucas.

JOAQUIM – É melhor cada um seguir seus caminhos e esquecer que um dia nos conhecemos.

LUCAS – Você está chorando.

Lucas segura nas mãos de Joaquim.

LUCAS – Por que chora?

JOAQUIM – Não tem explicação pra isso. Só desaparece da minha vida.

LUCAS – Eu nunca vou desaparecer da sua vida.

Joaquim e Lucas se olham fixamente. Seus rostos ficam bem próximos... Joaquim abraça Lucas.

11
INT. ESCOLA JARDIM DO VALE. CANTINA. DIA

Joaquim sentado na cadeira, com a cabeça baixa e entristecido. Lucas se aproxima, segurando dois copos e entrega um para Joaquim.

LUCAS – Tá mais calmo?

JOAQUIM – Mais ou menos.

Lucas senta na cadeira.

LUCAS – Me conta o que aconteceu.

JOAQUIM – A Melissa me ameaçou.

LUCAS – Não acredito que ela fez isso.

JOAQUIM – Ela quebrou os meus materiais, insinuou que estamos tendo um romance e ainda mandou eu ir embora de vez da cidade.

LUCAS – Melissa tá passando de todos os limites.

JOAQUIM – Eu tô com medo que ela faça alguma coisa contra mim, até mesmo pra me prejudicar.

LUCAS – Ela não vai fazer nada contra você. Melissa sente muito ciúmes de mim, e isso pode acabar afetando o nosso relacionamento.

JOAQUIM – Você gosta dela?

LUCAS – Posso ser sincero? Eu nunca gostei dela.

JOAQUIM – Então por que continua com ela? Se não está feliz, é melhor acabar com tudo.

LUCAS – Não é bem assim que as coisas funcionam, Joaquim. Se tudo fosse tão fácil assim, eu já teria largado tudo pra trás e indo embora pra bem longe daqui.

JOAQUIM – Eu entendo. Já está na minha hora.

Joaquim levanta.

LUCAS – Joaquim.

Lucas levanta

LUCAS – Pode contar comigo pra tudo que você precisar.

JOAQUIM – Obrigado! Você também pode contar comigo.

Eles sorriem. Joaquim vai embora. Lucas senta na cadeira, muito feliz.

12
INT. CASA CARMEN. ESCRITÓRIO. DIA

Carmen e Rafael deitados aos beijos no sofá.

RAFAEL – Que saudades que eu estava de você.

Mariano bate na porta. Eles se assustam.

RAFAEL – Quem deve ser?

CARMEN – Deve ser o papai.

MARIANO (voz) – Carmen! Preciso conversar com você.

CARMEN – E agora?

RAFAEL – Não abra a porta! É só você não responder.

CARMEN – Tá ficando maluco? Não posso deixar o meu pai esperando.

Carmen empurra Rafael e ele cai no chão.

CARMEN – Vista sua roupa e saia pela janela.

RAFAEL – Como é que é?

CARMEN – É isso mesmo que você ouviu. Saindo pela janela, você corre menos risco de ser visto. Logo abaixo tem umas plantas, que pode amortecer o impacto.

RAFAEL – É em cada buraco que você me põe.

Rafael veste a roupa.

CARMEN – Não reclame. Eu poderia muito bem mandar você descer pela outra janela, que sai justamente de frente pra sua casa.,

Rafael abre a janela. Ela põe um dos pés para fora.

RAFAEL – Que Deus me livra da morte.

Rafael pula para fora. Ele cai nas plantas.

RAFAEL (gemendo de dor) – Que desgraça.

ANOITECER DA CIDADE...

13
INT. CASA JOSEFINA E LUIS CARLOS. QUARTO. NOITE

Joaquim deitado na cama. Ele se recorda de sua conversa com Lucas (cena onze do mesmo capítulo). Gael entra no quarto.

GAEL – O jantar está na mesa.

Joaquim continua perdido em seus pensamentos.

GAEL – Que cara é essa, hein?

JOAQUIM – Fica aqui comigo? Tô precisando tanto conversar.

GAEL – Não precisa falar duas vezes.

Gael deita ao lado de Joaquim.

GAEL – O que se passa por essa cabecinha?

JOAQUIM – Eu acho que estou apaixonado.

GAEL – Meu Deus! Sério isso?

JOAQUIM – Não tenho certeza se é realmente uma paixão. Meu coração acelera quando estou perto dele, quando ele me olha, e simplesmente quando ele segura nas minhas mãos.

GAEL – É por um menino que você tá apaixonado?

JOAQUIM (envergonhado) – É sim.

GAEL – Mas quem é esse menino que tá mexendo com os seus sentimentos?

JOAQUIM – Melhor não dizer quem é a pessoas, mas eu não sei o que fazer.

GAEL – Fala dos seus sentimentos pra ele. Assume que você está gostando dele. Se ele também estiver na sua, ele vai gostar.

Joaquim fica pensativo.

14
EXT. PRAÇA JARDIM DO VALE. NOITE

Estela sentada no banco. Júlio vem por trás dela e lhe beija. Ela se assusta, olha para Júlio e levanta.

ESTELA – Como você tem coragem?

JÚLIO – Do que está falando?

ESTELA – Eu já sei de tudo, seu canalha. Sei que você só estava comigo pra tirar a minha pureza. Seus amigos me contaram que vocês fizeram uma aposta.

JÚLIO – Isso não passa de uma mentira.

ESTELA – Nem perca o seu tempo tentando me dizer mentiras. Por que você fez isso comigo? Eu sempre te amei, me entreguei de corpo e alma pra você.

JÚLIO – Eu também sempre te amei.

ESTELA – Mentira! Você nunca me amou de verdade. Sempre fui eu que te amei todos esses anos. Eu cair nesse seu joguinho de amor, declarações bonitas e presentes caros. (chora) E ainda me jurou em namoro.

JÚLIO – Mas eu vou pedir você em namoro. Estela, eu amo você, minha princesa.

Estela dá um tapa no rosto de Júlio.

ESTELA – Eu não acredito mais nas suas palavras. Você mentiu pra mim, você acabou com a minha vida, com a minha felicidade.

JÚLIO – Ah, vai me dizer que você não gostou de ter dormido com o filho do prefeito? Se não fosse por mim, você morreria virgem, sem nunca ter sentido o que é sentir um prazer entre uma mulher e um homem.

ESTELA – Cala a boca! Eu não quero ouvir nada que saia dessa sua boca imunda. Eu quero distância de você, seu infeliz.

Estela sai andando. Júlio pega no braço dela.

ESTELA – Que isso? Solta o meu braço.

JÚLIO – Onde você pensa que vai? Eu ainda quero ter uma noite de amor com você. E nem ousa gritar, se não vai ser bem pior pra você.

Close na reação assustada de Estela

FIM DO CAPÍTULO...