Responsive Advertisement

terça-feira, 23 de agosto de 2022

CORAÇÃO PARTIDO - CAPÍTULO 05


CORAÇÃO PARTIDO | CAPÍTULO 05

novela criada e escrita por
MARCOS CASTELLI

escrita com a colaboração de
DOUGLAS VICENTE

AMANHECER DA CIDADE...

01
EXT. PRAÇA JARDIM DO VALE. DIA

Um tumulto muito grande ao redor da praça. Josefina atravessa a rua e entra no meio das pessoas.

JOSEFINA – O que tá acontecendo aqui?

Josefina se depara com Estela: jogada no chão, completamente nua.

JOSEFINA (chocada) – Meu Deus!

Josefina se aproxima de Estela.

ESTELA (transtornada) – Me tira daqui.

Josefina tira seu casaquinho e joga sobre as costas de Estela. Estela levanta do chão, olha para as pessoas que estão ao seu redor. (Os moradores olham torto para ela). Estela abaixa a cabeça e sai...

02
INT. CASA JOSEFINA E LUIS CARLOS. SALA. DIA

Estela deitada no sofá, chorando de soluçar. Josefina parada na sala, olhando entristecida para Estela. Gael aparece na sala.

GAEL – Estela?

Gael rapidamente se aproxima, fica ajolhado sobre o chão e segura suas mãos.

GAEL (preocupado) – O que aconteceu com ela?

JOSEFINA – Eu não sei o que aconteceu exatamente. Quando acordei, ela já estava encolhida no chão da praça e sem roupa.

GAEL (preocupado) – Meu Deus! Estela, me conta o que aconteceu com você. Lembra, eu sou seu melhor amigo, em mim você pode confiar.

Estela se mantém em silêncio.

JOSEFINA – Tá vendo? Ela não diz nada.

GAEL – Você tem que me dizer alguma coisa. Não pode se manter em silêncio diante dessa situação.

ESTELA – Júlio...

GAEL – O que tem ele?

ESTELA – Ele... ele abusou de mim.

Josefina se surpreende. Gael fica em choque.

GAEL – Não posso acreditar que ele fez isso. Eu vou matar aquele desgraçado!

JOSEFINA – Resolver as coisas com violência só piora a situação.

GAEL – Ele tem que pagar por tudo isso, dona Josefina. Isso não pode ficar impune. A cidade toda já deve está comentando sobre esse assunto e obviamente toda a culpa dessa história cairá sobre ela.

Gael acaricia o rosto de Estela.

GAEL – Minha amiga... (chora). Eu sei que toda essa situação tá sendo muito difícil pra você, mas eu prometo que a justiça será feita. Aquele canalha vai ter o que merece, você pode ter certeza. Olha pra mim, Estela.

ESTELA – Estou com muito vergonha.

JOSEFINA – Não precisa sentir vergonha da gente.

GAEL – Vamos encarar isso juntos, porque amigos são pra essas coisas.

Estela olha para Gael. Gael abre um sorriso e depois eles se abraçam.

03
INT. MANSÃO PREFEITO. QUARTO JÚLIO. DIA

MELISSA – Como que você foi capaz de fazer uma coisa dessas com a menina?

Júlio senta na cama, com a cabeça baixa.

MELISSA – Júlio, o que você fez com ela, por mais que você seja o filho do prefeito, é considerado um crime. Se ela conta toda a verdade pra polícia, você pode ser preso.

JÚLIO (levanta, um pouco alterado) – Eu não vou ser preso, tá me ouvindo? Eu fiz tudo por impulso, mas tô arrependido.

MELISSA – Seu arrependimento não vale de nada. Não tem como voltar atrás, será que não entende? O estrago já foi feito e você tem que colher os frutos das consequências. A vida dessa menina vai virar um verdadeiro inferno.

JÚLIO – Você tem que me ajudar a sair ileso dessa história. Você é a melhor amiga da Estela, pode a convencer de não contar pra ninguém que foi eu.

Melissa olha pensativa para Lucas.

MELISSA – Até que não é uma má ideia... Mas você também vai ter que me ajudar.

JÚLIO – Eu faço tudo que você quiser.

MELISSA – Trato feito.

Eles se cumprimentam.

ANOITECER DA CIDADE...

04
INT. CASA JOSEFINA E LUIS CARLOS. QUARTO. NOITE

Estela sai do banheiro dentro de um roupão de banho. Triste, ela senta na cama e chora.

ESTELA – Como eu pude ser tão burra, tão idiota? Minha vida vai virar um inferno. Meu pai vai sentir vergonha de mim, ele nunca mais vai me aceitar como filha.

Gael bate na porta e entra no quarto.

GAEL – Você tá melhor?

ESTELA – Como eu posso ficar melhor nessa situação? Eu sou a vergonha da família, da cidade e do mundo todo.

GAEL – Não fala isso. Ninguém sabe pelo que você passou. Eles só sabem da metade. Eles nunca vão achar que você é inocente por você ser menina, por ser pobre e filha de confeiteiro. Mas isso não importa. (Ele pega nas mãos de Estela). O que importa é que eu e todos nessa casa acredita em você e sabemos que é inocente. Não deixa isso te abalar, estamos com você nessa.

ESTELA – O que seria de mim sem você? Muito obrigada por essa força que está me dando nessa momento.

GAEL – Eu sempre te falei que poderia contar comigo.

Estela abraça Gael.

05
INT. CASA CARMEN. QUARTO LUCAS. NOITE

Lucas sentado na poltrona, concentrado olhando para a tela do computador. Seu celular toca e ele rapidamente atende.

LUCAS (ao cel) – Alô?

JOAQUIM (ao tel) – Oi, Lucas!

LUCAS (ao cel) – Joaquim? Como conseguiu meu número?

JOAQUIM (ao tel) – Isso não importa nesse momento. Estou precisando me encontrar com você, teria como?

LUCAS (ao cel) – Pra você sempre tem como. Me encontra na minha casa da árvore, que fica perto da escola.

JOAQUIM (ao tel) – Estarei te esperando.

Joaquim finaliza a ligação. Lucas fica feliz.

06
INT. CASA DA ÁRVORE. NOITE

Júlio dentro da casa da árvore, instalando uma câmera. Ele ouve passos vindo de fora e rapidamente se esconde atrás de uma cortina do tom escuro. Joaquim e Lucas entram.

LUCAS – Só estamos nós dois aqui dentro. Podemos conversar mais a vontade.

JOAQUIM – Com certeza você já estar sabendo do acontecido com a Estela, a melhor amiga da sua namorada.

LUCAS – Não se fala em outra coisa aqui na cidade.

JOAQUIM – Eu tô precisando muito da sua ajuda.

LUCAS – Em que posso ajudar?

JOAQUIM – Como você namora com a filha do prefeito, talvez você possa reverter essa história. Eu não queria que ela ficasse falada.

LUCAS – Infelizmente não tem como eu reverter essa situação. Eu adoraria ajudar, mas não tem como.

Joaquim se entristece.

LUCAS – Não fica assim, meu anjinho. Daqui a pouco todo mundo esquece esse assunto.

JOAQUIM – É o que eu espero.

LUCAS – Joaquim.

Lucas segura nas mãos de Joaquim.

LUCAS – Eu sei que esse não é o melhor momento pra falar sobre isso, mas eu tenho que falar.

JOAQUIM – Falar o que?

LUCAS – Sobre nós dois. Eu não sei o que tá acontecendo comigo, mas não consigo tirar você da minha cabeça. Todas as noites eu sonho com você, me beijando, me abraçando e dizendo o quanto me ama.

JOAQUIM – Eu também sonho com você em todas as noites.

Joaquim e Lucas se aproximam. Lucas acaricia o rosto de Joaquim...

LUCAS – Eu estou completamente apaixonado por você.

Os dois se olham fixamente... Seus rostos ficam próximos. Em CAM lenta eles se beijam. Close em Júlio, sem reação com a cena que assiste.

Joaquim e Lucas ainda aos beijos... (T). Eles se afastam.

LUCAS – Foi o melhor beijo da minha vida.

JOAQUIM – Esse beijo não era pra ter acontecido.

LUCAS – Por que não?

JOAQUIM – Porque você é um rapaz comprometido, não quero ter mais problemas.

LUCAS – Mas eu sou apaixonado por você, Joaquim.

JOAQUIM – É melhor esquecer que esse beijo aconteceu.

Joaquim sai.

LUCAS – Joaquim!

Lucas senta na cadeira e fica pensativo.

07
INT. MANSÃO PREFEITO. QUARTO MELISSA. NOITE

Melissa senta na cama, chocada com a notícia que ouve.

MELISSA – Isso só pode ser um pesadelo.

JÚLIO – Não é pesadelo, minha irmãzinha, é a triste realidade. O seu galã de contos de fadas, não é exatamente um galã. (ri).

MELISSA (gritando) – Maldito! Maldito!

Melissa arremessa o abajur na parede.

MELISSA – Eu preciso afastar ele dessa cidade, antes que seja tarde demais.

08
INT. CASA CARMEN. QUARTO MARIANO. NOITE

Lucas bate na porta. Ele abre a porta e entra no quarto do seu avô Mariano, que está sentado na poltrona abaixa o jornal que está em sua mão.

LUCAS – Vovô?

MARIANO – Oi, meu neto.

LUCAS – Teria um tempinho pra mim?

MARIANO – Pra você eu tenho todo o tempo do mundo.

Lucas se aproxima do seu avô e senta ao seu lado.

MARIANO – Aconteceu alguma coisa?

LUCAS – Eu acho que você vai achar estranho, mas eu tenho que falar isso com o senhor.

MARIANO – Pode falar.

Carmen, que está passando no corredor, ouve a voz de Lucas vindo do quarto de Mariano e fica escutando...

LUCAS – Nessa semana eu conheci um menino muito legal e, ultimamente, a minha amizade com ele está bem forte, parece que nos conhecíamos há anos. Mas...

MARIANO – Mas o que?

LUCAS – Toda vez que eu o vejo, meu coração dispara, fico totalmente derretido. É uma coisa louca e, as vezes, eu fico confuso, porque eu gosto de meninas e isso acontece do nada.

MARIANO – Você está apaixonado por esse menino?

LUCAS – Eu?

Carmen fica perplexa com o que ouve.

LUCAS – Eu estou.

MARIANO – Você sabe que se apaixonar pela pessoa do mesmo sexo é pecado? Sabe que não pode ter afeto ao outro menino.

LUCAS – Não sei mais o que faço. Meu coração me diz que tenho que tentar, mas o medo que eu tenho...

MARIANO –  Sabe, você ainda é jovem e vai ter que tomar muitas escolhas na vida. Já é maior de idade e já pode decidir o que você quer. Mas não se esqueça que você está no mesmo teto que sua mãe e ela não vai aceitar isso. Ela fez planos pra você se casar com a filha do prefeito e tudo mais. Mas, se você acha que vai ser feliz ao lado desse menino, saiba que tem todo o meu apoio e pode contar comigo para o que precisar. Suas escolhas não vão mudar em nada, você sempre será o meu neto amado e um bom menino.

LUCAS – Obrigado, vovô. Você é demais.

Lucas abraça Mariano.

CARMEN – Não! Isso não.

AMANHECER DA CIDADE...

09
INT. ESCOLA JARDIM DO VALE. CORREDOR. DIA

Joaquim andando no corredor. Lucas aparece correndo atrás dele.

LUCAS – Joaquim!

Joaquim olha para trás. Lucas se aproxima, um pouco ofegante.

JOAQUIM – O que você quer?

LUCAS – Precisamos conversar.

JOAQUIM – Não temos nada pra conversar.

LUCAS – É claro que temos. Se esqueceu o que aconteceu na casa da árvore?

JOAQUIM – Não toca nesse assunto aqui na escola. Pensando bem, é melhor você se afastar de mim.

LUCAS – Não faz isso comigo.

JOAQUIM – Lucas, você tem que entender que vai ser melhor pra nós dois. Não quero confusão com ninguém, muito menos com a Melissa, que me odeia desde sempre.

LUCAS – Eu vou terminar tudo com a Melissa.

JOAQUIM – Não faz isso com ela.

LUCAS – Eu tenho que fazer isso, porque eu quero ficar com você.

JOAQUIM – Como pode querer ficar com uma pessoa que você conheceu não tem um mês?

LUCAS – Foi nesse pouco tempo que você conseguiu conquistar o meu coração.

JOAQUIM – Lucas...

LUCAS – Fica comigo, Joaquim.

Joaquim e Lucas se olham fixamente... Depois eles se abraçam e se beijam. Melissa saindo da sala e vê eles se beijando.

MELISSA (ódio) – Maldito!

Melissa volta para dentro.

10
INT. CASA DA ÁRVORE. DIA

Joaquim deitado no chão e Lucas por cima dele, aos beijos...

JOAQUIM – Tudo isso aqui é uma loucura.

LUCAS – Por que?

JOAQUIM – Nós dois aqui dentro, escondidos de todo mundo e se beijando como se não houvesse o amanhã.

LUCAS – Vai dizer que você não tá gostando?

JOAQUIM – Eu tô adorando.

Lucas beija o cangote de Joaquim.

JOAQUIM – É uma pena que daqui a pouco temos que irmos embora. Por mim, eu ficaria aqui até anoitecer.

LUCAS – Podemos ficar se você quiser.

JOAQUIM – Meus avôs podem sentir a minha falta.

LUCAS – Isso significa?

JOAQUIM – Que temos poucos minutos pra ficarmos bem juntinhos, do jeito que estamos.

Eles sorriem e depois se beijam.

11
INT. MANSÃO PREFEITO. QUARTO MELISSA. DIA

Melissa sentada de frente para o computador. Ela está assistindo o beijo entre Joaquim e Lucas na casa da árvore.

MELISSA – Vão achando mesmo que eu não sei do romance de vocês dois. Eu vou acabar com a felicidade de vocês, simplesmente com você, Joaquim. Que menino nojento, ridículo, maldito!

Júlio entra no quarto.

JÚLIO – Como tá sendo assistir o seu namorado beijando outro menino?

MELISSA – Tá sendo uma tortura.

Melissa desliga o computador.

MELISSA – Mas toda essa tortura é por pouco tempo. Porque eu vou fazer questão de acabar com essa realidade.

JÚLIO – E vai demorar muito?

MELISSA – O suficiente pro caipira ficar completamente apaixonado pelo Lucas. Eu quero quebrar o coração dele, eu quero que ele sofra tudo que estou sofrendo.

Close no rosto maléfico de Melissa.

12
INT. CASA CARMEN. SALA. DIA

Carmen abrindo a porta e se deparando com Valéria.

CARMEN – Primeira dama?

VALÉRIA – Não consigo ficar brigada com você por muito tempo, Carmen. Você é a minha única e melhor amiga que eu tenho nessa vida. Vamos fazer as pazes?

Carmen fica pensativa e depois abre um sorriso.

CARMEN – Também sentir sua falta.

Elas se abraçam.

CARMEN – Entra, minha amiga.

Valéria entra.

VALÉRIA – Agora me conta uma fofoca, uma novidade.

Elas sentam no sofá.

CARMEN – Descobri uma coisa que não vai te agradar muito.

VALÉRIA – O que que é?

CARMEN – Promete que não conta pra ninguém?

VALÉRIA – É claro que eu prometo.

CARMEN – O Lucas está gostando de um menino.

VALÉRIA (pasma) – Como é que é? Que barbaridade é essa? O que você fez pra merecer esse castigo?

CARMEN – Eu também não sei, minha amiga. Eu tô completamente perdida, sem saber o que fazer pra afastar esse encosto que está possuindo o corpo do meu filho.

VALÉRIA – Temos que descobrir quem é esse rapaz. Descobre e vamos pagar uma boa quantia pra ele ir embora daqui.

CARMEN – Essa era a minha ideia. Esse menino só pode tá fazendo a cabeça do Lucas. Gente assim não vale nada, vem tudo guiado pelo capeta.

VALÉRIA – Vamos ter que nos livrar dele.

CARMEN – O mais rápido possível.

ANOITECER DA CIDADE...

12
INT. CASA CARMEN. SALA. NOITE

Carmen sentada no sofá, assistindo televisão. Lucas entra.

CARMEN – Finalmente você chegou. Já estava ficando preocupada com esse seu sumiço, sabe como essa cidade anda muito perigosa durante à noite.

LUCAS – Eu sei me cuidar muito bem.

CARMEN – Posso saber onde que você estava?

LUCAS – Jogando vídeo game com um amigo.

CARMEN – Que amigo é esse?

LUCAS – Joaquim, esse é o nome dele.

CARMEN – Nunca ouvi falar nesse menino.

LUCAS – Ela é um morador novo, vocês dois ainda não se conhecem. Vou tomar um banho e descer para o jantar.

Lucas sobe a escada.

CARMEN – Joaquim... Então esse é o nome do indivíduo?

Carmen fica pensativa.

AMANHECER DA CIDADE...

13
EXT. ESCOLA JARDIM DO VALE. ENTRADA. DIA

Os alunos entrando na escola. Carmen sai do carro e fica parada encarando os alunos que passam. Ela anda até a entrada da escola e esbarra em Joaquim.

JOAQUIM – Perdão, senhora!

CARMEN – Ei, será que eu posso te fazer uma pergunta?

JOAQUIM – Pode.

CARMEN – Você conhece algum Joaquim? Ele é o novo amigo do meu filho Lucas.

JOAQUIM – Joaquim, sou eu.

Carmen tira o óculos do rosto e encara Joaquim.

CARMEN – Olha que consciência. Estamos aqui, eu e o namorado do meu filho.

JOAQUIM – Na-namorado?

CARMEN – Foi o que meu filho me falou. Você confirma?

Close na reação surpreso de Joaquim.

FIM DO CAPÍTULO...