Responsive Advertisement

terça-feira, 23 de agosto de 2022

CORAÇÃO PARTIDO - CAPÍTULO 07


 CORAÇÃO PARTIDO | CAPÍTULO 07


novela criada e escrita por
MARCOS CASTELLI

escrita com a colaboração de
DOUGLAS VICENTE

ANOITECER DA CIDADE...

01
INT. CASA JOSEFINA E LUIS CARLOS. QUARTO. NOITE

GAEL – Uma festa surpresa? Isso não tá um pouco estranho? Se é surpresa, por que ela contou?

JOAQUIM – O Lucas estava preparando uma festa surpresa pra mim, mas ele teve que viajar de última hora e permitiu que a mãe dele me contasse sobre a festa.

Gael fica pensativo.

GAEL – Essa história tá mal contada.

JOAQUIM – Para com essas cismas com o Lucas. Se ele fez uma festa pra mim, eu vou curtir essa festa. Eu vou me arrumar, quero ficar deslumbrante pra minha festa.

GAEL – Eu vou nessa festa com você.

JOAQUIM – Que bom.

GAEL – Estou te aguardando na sala.

Gael se retira do quarto.

02
INT. CASA JOSEFINA E LUIS CARLOS. SALA. NOITE

Gael tira o telefone do gancho e disca o número de Lucas.

GAEL (ao tel) – Lucas? É o Gael que está falando.

LUCAS (ao cel) – O que você quer?

GAEL (ao tel) – Eu queria te agradecer pela festa que você preparou pro Joaquim.

LUCAS (ao cel) – Do que você tá falando, cara? Eu não sei de festa nenhuma.

GAEL (ao tel) – Como assim você não sabe? Sua mãe disse que você estava preparando uma festa surpresa, mas como você teve que viajar de última hora, deixou tudo sob as ordens dela.

LUCAS (ao cel) – Olha, eu realmente não sei do que você tá falando.

Gael tira o telefone da orelha.

GAEL – Eu sabia.

03
INT. SALÃO DE FESTA. NOITE

Júlio e Melissa parados perto do palco.

MELISSA – Hoje vai ser o dia mais feliz da minha vida. Você já deixou tudo preparado?

JÚLIO – Já está tudo nos conformes. Assim que bater dez da noite, a festa vai começar de verdade.

Eles riem.

MELISSA – Que ansiedade. Eu sou uma pessoa má, só não gosto que mexem com o que me pertence. (ri). Vamos, temos muito o que fazer ainda.

04
INT. MANSÃO PREFEITO. SALA. NOITE

Rafael está sentado no sofá. Ele está tomando café enquanto espera Valéria se arrumar. Ele olha para o seu relógio e suspira._

RAFAEL – Daqui a pouco vamos chegar no final da festa, quando não tiver mais nada pra comer. Sabe que sou o prefeito, não posso chegar atrasado nos meus compromissos.

VALÉRIA (descendo a escada e botando o brinco) – Não adianta nada ficar na pressa, porque até chegar ao salão, vai demorar um pouco.

RAFAEL – Já sinto o cheiro dos salgadinhos. Aquelas gelatinas, cachorro quente de festa, ai meu Deus.

VALÉRIA – Como você come. Daqui a pouco vai parecer um porco, de tanto comer.

RAFAEL – Como mesmo. Porque quando eu estiver morto, não vou poder comer mais nada. Vamos logo, quero comer, tô com fome. Muita fome.

Rafael levanta do sofá. Valéria, pega sua bolsa e os dois saem da mansão.

05
INT. CASA JOSEFINA E LUIS CARLOS. SALA. NOITE

LUCAS (ao cel) – Eu não sei de festa nenhuma. Estou na casa da minha madrinha e devo ficar aqui até semana que vem. E se eu fizesse uma festa pra ele, eu faria questão de comparecer.

GAEL (ao tel) – Você tá dizendo a verdade?

LUCAS (ao cel) – Claro que sim. Inclusive, eu e ele estávamos brigados. E você como um bom amigo, estava se aproveitando da situação.

GAEL (ao tel) – O que? Olha só, eu não do Joaquim como você tá insinuando. Ele é o meu amigo, só estou protegendo ele.

LUCAS (ao cel) – Vou fingir que acredito.

GAEL (ao tel) – Tchau, Lucas!

Gael finaliza a ligação.

06
INT. SALÃO DE FESTA. NOITE

Os convidados chegando na festa. Close em Melissa, que está angustiada com a demora de Joaquim.

MELISSA – Será que ele vem mesmo?

Carmen entra no salão. Melissa se alegra.

MELISSA – Finalmente a senhora chegou. Conseguiu falar com ele?

CARMEN – Não se preocupa. Ele caiu na minha conversa como um patinho. Daqui a pouco ele tá chegando.

MELISSA – Fico até mais aliviada.

A CAM percorre o salão, indo para a mesa do prefeito.

VALÉRIA – Essa festa tá bem movimentada, com bebidas e comidas à vontade. Deve ter custado uma fortuna.

RAFAEL – Não sei de nada. Só sei que essas comidas estão uma maravilha.

Rafael come um pedaço de torta salgada.

07
EXT. RUA. NOITE

Gael e Joaquim parados em frente ao salão de festa.

GAEL – Tem certeza que você quer entrar? Podemos ir para outro lugar.

JOAQUIM – Eu vou entrar. Lucas fez essa festa pra mim e eu vou aproveitar cada minuto.

GAEL – E se eu disser que essa festa não foi feita pelo Lucas?

JOAQUIM – Que história é essa?

GAEL – Eu conversei com ele por ligação...

JOAQUIM (interrompendo) – Eu sei que você não gosta dele, então para de ficar inventando coisas. Vamos entrar e aproveitar a festa.

GAEL – Depois não diz que não avisei.

Gael e Joaquim entram no salão.

08
INT. SALÃO DE FESTA. NOITE*

Joaquim entra no salão e fica impressionado.

MELISSA – Ele chegou.

CARMEN – Eu disse.

Carmen vai até Joaquim.

CARMEN – Feliz aniversário, meu querido.

Carmen abraça Joaquim.

JOAQUIM – Tô impressionado como a festa tá linda.

CARMEN – Você gostou? O Lucas tem muito bom gosto. Tá vendo como ele gosta de você? É um amor que não acaba mais. Quando ele voltar, eu faço questão que você vá morar conosco na minha casa.

JOAQUIM – Sério?

CARMEN – Nunca falei tão sério em toda minha vida.

Joaquim fica feliz.

09
INT. SALÃO DE FESTA. NOITE

(alguns minutos depois...)

Carmen olha para Melissa e faz o comando discretamente com a cabeça.

MELISSA – Finalmente chegou a hora.

Melissa vai até o palco e se aproxima do DJ

MELISSA – Põe esse disco em homenagem ao aniversariante. Ah, não se esqueça de falar que esse presente é do Lucas.

Melissa se afasta.

JOAQUIM – Estou tão feliz por essa festa. Fui um bobo de ter desconfiado do Lucas.

O DJ para de tocar.

DJ – Boa noite para as pessoas que estão presentes na festa do Joaquim. A festa está quase chegando ao fim, mas antes de terminar temos um presente pra ele. Esse presente é de... Lucas, o seu namorado.

Os convidados aplaudem. Close em: Carmen, Melissa e Valéria. Joaquim vai para frente do salão.

JOAQUIM – Presente do Lucas pra mim?

De repente, um telão se abre sobre o salão.

MELISSA – É agora.

O vídeo começa a ser exibido no telão: é o vídeo da primeira vez de Joaquim. (o rosto do Lucas embaçado, mostrando apenas o rosto de Joaquim). Close no rosto de Joaquim, sem reação.

GAEL – Meu Deus!

A CAM se aproximando do rosto de Joaquim, que continua sem reação. Joaquim olha para os convidados, que estão em choque assistindo o vídeo.

GAEL – Vamos embora daqui.

JOAQUIM – Você sabia de tudo, não sabia? Todos vocês sabiam dessa armação.

Melissa se aproxima.

MELISSA – Gostou do presente? Lucas fez questão que esse presente fosse visto por todos os convidados.

Joaquim olha para Carmen.

JOAQUIM – Dona Carmen...

CARMEN – Some da vida do meu filho, sua peste, maldito, desgraçado. Nunca (bate no peito) que eu ia permitir você namorando o meu filho. Você levou ele pro mal caminho, aos poucos estava levando ele para o inferno junto com você. Será que não leu a bíblia? Deus feliz o homem e a mulher para ficarem juntos. Você é filho do diabo, veio ao mundo para tentar nos destruir, mas eu não vou deixar! (gritando): O meu filho gosta de mulher, de mulher!

Carmen acerta um tapa no rosto de Joaquim.

VALÉRIA – Você veio pra causar discórdia nessa cidade. Some daqui, seu lixo miserável.

Valéria joga suco no rosto de Joaquim. Rafael entra na frente.

RAFAEL – Parem com isso agora! Deixem o menino em paz.

CARMEN – Ele quer destruir a minha família, mas eu não deixarei isso acontecer.

Carmen empurra Rafael e pega no pescoço de Joaquim, levando ele para fora do salão. Os convidados vão atrás.

10
EXT. RUA JARDIM DO VALE. NOITE

Carmen joga Joaquim no chão.

CARMEN – Você é uma vergonha pra essa cidade.

Gael ameaça ajudar Joaquim, mas Júlio entra na frente.

CARMEN (gritando) – Estão vendo esse imundo jogado aqui no chão? Então, ele é um invertido, que veio para inundar os nossos filhos, pra incentivar o sexo entre dois homens. Ele tentou levar o meu filho para o outro lado, mas eu sou uma mulher de Deus e conseguir tirar esse desejo maligno que ele tava botando no meu filho.

Carmen pega Joaquim pelo cabelo.

CARMEN – Some dessa cidade. (cospe no rosto dele).

Joaquim olha ao seu redor.

HOMEM¹ – Seu viadinho.

HOMEM² – Você tem que ser queimado vivo.

MULHER¹ – Eu quero você morto.

MULHER² – Filho do capeta.

Joaquim chora.

MELISSA – Não disse que o Lucas só estava te usando? Ele nunca te amou.

VALÉRIA – Vamos fazer um abaixo assinado pra você ser expulso da cidade.

MORADORES – É isso aí.

RAFAEL (gritando) – Chega! Param com isso vocês todos. Por que estão fazendo isso com o menino? Eu não vou permitir esse tipo de agressividade. É melhor você ir pra sua casa, meu rapaz.

MELISSA – Nunca mais aparece nessa cidade.

Joaquim encara Melissa. Ele olha para os moradores.

GAEL – Vamos sair daqui.

JOAQUIM (chorando) – Me deixa sozinho. Eu não quero falar com ninguém.

Joaquim sai correndo.

GAEL – Como vocês são sem coração. Bando de covardes. Ele é só um menino, um menino que se apaixonou, como todos nós temos o direito de nos apaixonar. Vocês foram cruéis e frios.

CARMEN – Não estou nem aí. Agora estou mais satisfeita do que nunca.

MELISSA – Você é demais, dona Carmen.

GAEL – Nojo de vocês.

Gael corre atrás do Joaquim.

RAFAEL – O que vocês estão esperando? Vão pra casa de vocês, a festa acabou. Coitado do menino.

Rafael olha para Melissa e Valéria, e vai em direção delas.

RAFAEL – Vocês duas entrem no carro agora.

MELISSA – Mas pai...

RAFAEL (gritando) – Entrem agora.

VALÉRIA – Tchau, minha amiga.

CARMEN – Tchau! Amanhã botamos o assunto em dia.

Melissa e Valéria entram no carro.

11
EXT. RUA JARDIM DO VALE. NOITE

Joaquim andando chorando no meio da rua. Ele está descalço, segurando o tênis nas mãos. Seus olhos estão avermelhados de tanto chorar. Joaquim olha para sua mão e fica olhando para o anel que ganhou do Lucas. Joaquim se recorda de sua conversa com Lucas. Ele tira o anel do dedo e joga no rio.

JOAQUIM – Eu nunca mais vou acreditar no amor. O amor só machuca, só nos fazer sofrer e nos mata por dentro. Diante desse rio, eu prometo que nunca mais voltarão me humilhar.

Joaquim enxuga suas lágrimas e fica sério.

AMANHECER DA CIDADE...

12
INT. CASA JOSEFINA E LUIS CARLOS. SALA. DIA

ESTELA –  Como ele está?

JOSEFINA – Arrasado. Se trancou no quarto e não quer falar com ninguém.

GAEL – Ele precisa desse tempo sozinho. Se eu pudesse voltar no tempo, eu não deixaria ele ir.

JOSEFINA – Essa Carmen, como é asquerosa. Como alguém pode fazer isso com um menino? Expor ele dessa maneira?

ESTELA – Essas pessoas não tem coração. Se eles puderem pisar nas pessoas, eles pisam. Comigo foi a mesma coisa, mas o caso foi abafado.

LUIS CARLOS – Eu ainda não queria que ele namorasse esse menino. A Carmen não vale nada, ela é capaz de tudo pra ver o bem da família. Eu conheço aquela cobra e não é de hoje.

JOSEFINA – Não iria adiantar de nada proibir. Os dois iriam se encontrar escondidos e seria mil vezes pior.

GAEL – Eu vou tentar falar com ele.

Joaquim aparece na sala.

JOAQUIM – Não precisa. Já estou aqui.

JOSEFINA – Como você está, meu neto?

JOAQUIM – Destruído por dentro.

Joaquim chora. Gael se aproxima dele e o abraça.

GAEL – Vai ficar tudo bem, meu amigo.

JOAQUIM (chorando) – Não vai ficar tudo bem, não vai. Toda a cidade agora me odeia.

GAEL – Mas a gente não te odeia. Nós te amamos.

JOSEFINA – Você não pode deixar nada te abalar, meu neto.

JOAQUIM (chorando) – Eles botaram em um telão toda a minha relação com o maldito do Lucas. Eu odeio ele, eu odeio toda essa cidade. Eu não quero mais ficar aqui.

LUIS CARLOS – Eu ainda fui contra esse namoro, sabia que não ia dar certo. Essa cidade é muito preconceituosa.

JOSEFINA – Isso não importa agora. Temos que pensar no bem estar do nosso neto.

ESTELA – Ele não pode mais ficar nessa cidade. A cidade toda daqui a pouco vai atacar a casa da senhora e vão querer apedrejar o Joaquim.

GAEL – Isso nunca. Ele é apenas um menino, eles não podem fazer isso.

JOAQUIM – Eu não sei o que eu faço.

LUIS CARLOS – Eu tenho uma amiga que mora na Espanha, ele pode ir pra lá.

JOSEFINA – Pra Espanha? Mas é muito longe.

LUIS CARLOS – Mas vai ser bem melhor pra ele. Melhor ele ir pra lá do que ficar aqui, onde é odiado e corre risco de morte.

JOAQUIM – Ele tem razão.

Joaquim enxuga suas lágrimas.

13
INT. MANSÃO PREFEITO. QUARTO MELISSA. DIA

RAFAEL – Eu não gostei do que você fez ontem. Como filha do prefeito, você tem que manter a sua imagem de boa pessoa.

Melissa está sentada na cama e revirando os olhos para o seu pai.

RAFAEL (bravo) – Para de revirar os olhos enquanto eu falo. Você está se tornando uma pessoa má, sem coração. Que não pensa nas consequências que os seus atos vão te cobrar mais tarde.

MELISSA – Ai, papai. Eu só fiz aquilo por amor.

RAFAEL – Amor? Isso não é amor. Você só fez isso, porque o seu namorado te deixou por causa dele.

MELISSA – Nossa! Isso me doeu, sabia? Eu amo o Lucas, sim. E eu não iria perder ele pra um menino, isso é pecado, duas pessoas do mesmo sexo tendo relacionamentos.

RAFAEL – No primeiro momento em que eles se amam, não à pecado. Você acha que Deus se agradou com as suas atitudes? Claro que não. Eu posso ser tudo, menos mal caráter e preconceituoso. Meus pais sempre me ensinaram a respeitar casais do mesmo sexo. De uma coisa você pode ter certeza, é que você terá um castigo bem grande.

MELISSA – Castigo? O senhor não acha que eu já sou grande pra ser castigada?

RAFAEL – Enquanto você estiver de baixo do meu teto, não.

Rafael vai andando até a porta. Ele tira a chave da fechadura.

MELISSA – Pai, não faz isso.

RAFAEL – Só vai sair pra comer. Aliás, nem pra comer.

Rafael sai e tranca a porta. Desesperada, Melissa, vai até a porta e começa a bater nela.

MELISSA (gritando) – Deixa eu sair. Eu quero sair.

14
INT. CASA CARMEN. QUARTO. DIA

Carmen deitada na cama, tendo suas costas masageadas. De repente, Lucas entra no quarto.

LUCAS (bravo) – Que história é essa da senhora fazer uma festa pro Joaquim em nome?

CARMEN (sem reação) – Lucas? Pode continuar a massagem daqui a pouco, querida

A massagista se retira do quarto.

CARMEN – O que faz aqui? Não tinha que está no casamento da sua madrinha?

LUCAS – Fiquei sabendo de tudo que aconteceu. Como teve coragem de fazer isso com ele?

CARMEN – Fiz mesmo e faria de novo. Ele mereceu toda a humilhação que sofreu. Lucas, meu filho, ele estava te levando para um caminho obscuro.

LUCAS – A senhora não sabe o que tá falando. Eu sou muito feliz ao lado dele, tá bom? Ele é o homem que eu amo, que me faz feliz. (batendo no peito) Eu vou ficar ele por toda a minha vida, a senhora gostando ou não

Carmen acerta um tapa no rosto de Lucas.

CARMEN (alterada) – Eu não te criei com tanto sacrifício pra você virar uma bicha.

LUCAS – Mas eu sou um bicha, uma bicha que vai ser muito feliz ao lado de um outro bicha. (ri). É com ele que eu quero acordar todas as amanhãs, é por ele que eu sinto desejo, é com ele que eu vou ficar.

Carmen se irrita e vai pra cima do Lucas com tapas.

CARMEN (gritando) – Seu desgraçado, maldito, seu infeliz. Você deveria ter morrido durante o parto. Me arrependo de ter colocado um filho no mundo como você.

Lucas empurra Carmen.

LUCAS – A senhora nunca mais encosta um dedo em mim. Quem é a senhora pra falar o que é certo e o errado? Eu sei que você tem um caso com o prefeito, que é marido da sua melhor amiga. Mas isso não vem ao caso agora. Eu vou atrás tentar consertar a merda que a senhora fez.

Lucas se retira do quarto. Carmen grita de ódio.

15
EXT. CASA JOSEFINA E LUIS CARLOS. FRENTE. DIA

Lucas aperta a campainha. Gael abre a porta.

GAEL – O que você quer?

LUCAS – Eu quero falar com o Joaquim. Ele precisa escutar o que eu tenho pra falar.

GAEL – Ele não quer olhar pra sua cara nunca mais.

LUCAS – Por que?

GAEL – Depois de tudo que aconteceu, você ainda tem coragem de perguntar? Lucas, não seja cínico. Sua mãe humilhou ele, agrediu o menino na frente de todo mundo.

LUCAS – Mas eu não tive nada a ver com o que aconteceu ontem. Eu também fui uma grande vítima dessa armação.

GAEL – Depois do que eu presenciei ontem, não acredito mais em você.

LUCAS – Deixa eu falar com ele.

GAEL – Você não vai falar.

LUCAS (gritando) – Joaquim!

GAEL – Para de chamar por ele.

LUCAS – Por que? Vai fazer o que pra me impedir?

Gael empurra Lucas. Lucas dá um soco no rosto de Gael e Gael devolve o soco.

GAEL – Tá achando que eu tenho medo de você?

Lucas vai pra cima de Gael com muita agressividade. Lucas pressiona Gael na parede e acerta alguns socos na barriga dele. Gael mede forças com Lucas. Rapidamente ele mobiliza Lucas com um mata leão. Joaquim sai para fora.

JOAQUIM – Parem com isso agora.

Gael solta Lucas. Joaquim e Lucas se encaram.

16
INT. MANSÃO PREFEITO. SALA. DIA

Júlio abraçando sua mãe.

VALÉRIA – Eu vou sentir tantas saudades, meu filho.

JÚLIO – Prometo que eu volto assim que minha carreira deslanchar de vez nos Estados Unidos. Eu vou ser o melhor médico desse mundo.

VALÉRIA – Não se esqueça de me escrever cartas.

JÚLIO – Todos os dias.

Júlio abraça Valéria.

JÚLIO – Manda um abraço pra minha irmãzinha.

VALÉRIA – Mando sim.

Rafael desce a escada.

RAFAEL – Tudo pronto?

JÚLIO – Só estou esperando o senhor.

VALÉRIA – Boa sorte na sua nova jornada.

Júlio respira fundo.

JÚLIO – E lá vamos nós.

Júlio pega sua mala.

RAFAEL – Daqui a pouco estou de volta. Nada de tirar a Melissa do castigo.

VALÉRIA – Pode deixar.

Júlio e Rafael saem da mansão. Valéria fica pensativa.

17
EXT. CASA JOSEFINA E LUIS CARLOS. FRENTE. DIA

JOAQUIM – O que vocês estão pensando da vida? Brigar no meio da rua como dois selvagens.

LUCAS – Eu só queria conversar com você.

JOAQUIM – Não tenho nada pra conversar com você. O que você me fez, não tem perdão. Estou sofrendo por ter amado você, por ter acreditado no seu amor.

LUCAS – Mas eu não fiz nada contra você. Tudo que aconteceu não foi culpa minha.

JOAQUIM – E aquele vídeo da nossa primeira vez? Me explica como que isso foi parar nas mãos da Melissa?

LUCAS – De que qual vídeo você tá falando?

GAEL – Você não tem que ficar dando satisfações pra ele.

LUCAS – Não se intromete no assunto que você não foi chamado.

JOAQUIM – Não fala assim com ele.

LUCAS – Vocês estão sendo injustos comigo.

JOAQUIM – Esse assunto acaba por aqui. Não quero nunca mais olha na sua cara. Essa é a última vez que você fala comigo na sua vida.

Joaquim entra.

GAEL – Não procura mais o meu amigo.

Gael entra e bate a porta.

LUCAS – Que maldição!

ANOITECER DA CIDADE...

18
INT. CASA JOSEFINA E LUIS CARLOS. SALA. NOITE

JOSEFINA – Você vai falar com a Carmen?

LUIS CARLOS – Vou! Ela não podia ter feito isso com o meu neto. Ela foi cruel e fria com ele, não pensou nas consequências que ele iria sofrer.

JOSEFINA – Isso não é uma boa ideia.

LUIS CARLOS – Pra mim é. Ela vai ter que me escutar.

JOSEFINA – Então eu vou com você.

LUIS CARLOS – Não precisa. Essa conversa é só entre eu e ela.

Luis Carlos veste o casaco, beija Josefina e depois sai.

JOSEFINA – Só espero que essa conversa não traga mais problemas.

19
INT. CASA CARMEN. SALA. NOITE

Carmen desce a escada e se espanta quando ver Luis Carlos parado no meio da sala.

LUIS CARLOS – Boa noite, Carmen.

CARMEN – O que você tá fazendo aqui?

LUIS CARLOS – Temos que ter uma conversa muito séria.

CARMEN – Não temos nada pra conversar, seu velho asqueroso.

LUIS CARLOS – Tem certeza? Não se esqueça que eu sei todos os seus segredos do passado.

Carmen olha Luis Carlos com ódio.

FIM DO CAPÍTULO...