Responsive Advertisement

terça-feira, 23 de agosto de 2022

CORAÇÃO PARTIDO - CAPÍTULO 08


 CORAÇÃO PARTIDO | CAPÍTULO 08


novela criada e escrita por
MARCOS CASTELLI

escrita com a colaboração de
DOUGLAS VICENTE

01
INT. CASA CARMEN. SALA. NOITE

CARMEN – Não sei do que você tá falando.

LUIS CARLOS – Não se faça de desentendida. Você entendeu muito bem, então para de querer fazer hora com a minha cara.

CARMEN – O que você quer de mim, seu velho nojento? Encher a minha cabeça? Já não basta o bicha do seu neto, agora você?

Luis Carlos acerta um tapa no rosto de Carmen.

LUIS CARLOS  (nervoso) – Você limpa essa sua boca antes de falar do meu neto, sua vadia. O que você fez com ele foi judiação, humilhação, se fez de amiga e depois apanhalou o menino pelas costas.

CARMEN – Nunca fui amiga desse indivíduo. Eu só fiz o que deveria ser feito.

LUIS CARLOS – Com um adolescente? Isso é covardia, você ágil de má fé, como sempre age com as pessoas.

CARMEN – O estrago já foi feito, não foi? Aquela aberração já teve o que merecia.

LUIS CARLOS – Nunca julgue uma pessoas antes de olhar pro seu passado. Quem te ver assim pensa: Ah, mas ela é uma viúva, milionária, mulher de respeito, mãe de família e religiosa. (ri). Mas eles não sabem a cobra que você é, Carmen.

CARMEN – Mas eu sou uma mulher de respeito. Todas as mulheres nobres se inspiram em mim como exemplo.

LUIS CARLOS – Quem não te conhece que te compre. Escuta só o que vou te falar. Você nunca mais voltará humilhar o Joaquim, tá me entendendo?

CARMEN – E o que você vai fazer pra me impedir?

Luis Carlos encara Carmen.

LUIS CARLOS – Eu conto que você é minha filha.

Carmen encara Luis Carlos com ódio.

LUIS CARLOS – Eu não tenho medo de você, Carmen. Cachorro que late não morde e você já tá latindo demais. Bora, eu quero dinheiro.

CARMEN – Pra quê você quer dinheiro?

LUIS CARLOS – Por todas as coisas que você fez o meu neto passar. Eu vou tirar ele dessa cidade, antes que você acabe com a vida dele.

CARMEN – Pelo menos uma notícia boa. De quanto você precisa?

LUIS CARLOS – O suficiente pra ele nunca mais ter olhar pra essa sua cara.

CARMEN – Ótimo.

Carmen vai para o escritório. Luis Carlos tenso.

02
INT. MANSÃO PREFEITO. SALA. NOITE

VALÉRIA – Ele vai ir embora da cidade?

CARMEN – Pelo que eu fiquei sabendo, ele vai embora amanhã bem cedo

VALÉRIA – E você sabe pra onde que ele vai?

CARMEN – Quero que ele vá pro inferno.

Elas riem.

CARMEN – Esse maldito acabou com a vida do meu filho. Ele não tá com o psicológico muito normal.

VALÉRIA – Por que não interna ele?

CARMEN – Internar meu filho? Tá ficando maluca?

VALÉRIA – Seu filho precisa voltar a gosta de meninas, só assim pra ele se casar com a Melissa

CARMEN – Acho que não tem necessidade disso tudo. Com esse garoto indo embora daqui tudo voltará ao normal.

VALÉRIA – Que Deus te ouça.

CARMEN – Temos que avisar aos moradores que o maldito tá indo embora.

VALÉRIA – Deixa isso comigo.

Valéria tira o telefone do gancho. Close na Carmen satisfeita.

03
INT. CASA JOSEFINA E LUIS CARLOS. QUARTO. DIA

Joaquim arrumando sua mala, enquanto conversa com Gael.

JOAQUIM – Eu vou refazer a minha vida em outro lugar, vou me tornar uma pessoa importante e voltar para me vingar.

GAEL – Que história é essa de vingança?

JOAQUIM – Eles me humilharam, me agrediram, mas isso não vai ficar assim. A vingança é a única saída pra fazer todos eles sofrerem.

GAEL – A vingança não faz bem pra ninguém. E outra, eu sei que você é uma boa pessoa dentro, não seria capaz de fazer nenhum tipo de mal para ninguém.

JOAQUIM (ri) – Só estava brincando, seu bobinho. Eu só queria ver a sua reação.

GAEL (respira aliviado) – Quase me mata do coração.

Joaquim fica pensativo.

04
INT. CASA JOSEFINA E LUIS CARLOS. SALA. NOITE

JOSEFINA – Como você teve coragem de ameaçar ela?

LUIS CARLOS – Eu não tenho medo dela, Josefina. Ela tem que saber com quem se mete.

JOSEFINA – E que maleta é essa?

LUIS CARLOS – É o dinheiro que o Joaquim vai levar para Espanha.

JOSEFINA – Será que ele vai se adaptar? Tenho medo dele ficar perdido no meio daquelas pessoas desconhecidas.

LUIS CARLOS – Não se preocupa, mulher. O nosso neto é muito inteligente, ele vai saber se virar, você vai ver. E também conversei com uma grande amiga minha e ela já está na espera dele.

JOSEFINA – Ele será muito feliz lá, né? Se for pela felicidade já fico mais tranquila.

LUIS CARLOS – Joaquim vai se tornar um homem muito importante, eu te prometo.

AMANHECER DA CIDADE...

05
INT. CASA JOSEFINA E LUIS CARLOS. QUARTO. DIA

Joaquim terminado de se arrumar, quando ouve vozes de pessoas vindo da rua. Ele abre a janela e se depara com uma multidão de pessoas na frente da casa.

JOAQUIM – Que que é isso?

Joaquim espantado olhando...

06
INT. MANSÃO PREFEITO. QUARTO MELISSA. DIA

Melissa olhando o protesto da janela.

MELISSA – Tomara que ele seja morto por essas pessoas. Ah, se eu pudesse também estaria ali junto com eles, pronta pra expulsar esse caipira da cidade.

Melissa fecha as cortinas. Valéria entra no quarto.

VALÉRIA – Já olhou da janela? Tá acontecendo um protesto na frente da casa do Joaquim.

MELISSA – Posso apostar que isso é coisa da Carmen.

VALÉRIA – Como adivinhou?

MELISSA – Só ela teria essa ideia magnífica.

VALÉRIA – Tenho uma notícia que vai animar o seu dia. Joaquim tá indo embora pra sempre da cidade, ainda hoje.

MELISSA – Não me diga? (pula de alegria ). Que notícia maravilhosa. Só assim pro Lucas voltar na real e se acertar comigo.

VALÉRIA – A Carmen garantiu que ele vem ainda essa semana reatar o namoro com você.

MELISSA – Eu não vejo a hora disso acontecer. Finalmente serei a menina mais feliz desse mundo.

VALÉRIA – E a mais rica também.

Elas riem.

07
INT. CASA JOSEFINA E LUIS CARLOS. SALA. DIA

Gael e Luis Carlos olhando escondido da janela.

LUIS CARLOS – Essas pessoas não tem o que fazer?

GAEL – Eles estão querendo expulsar o Joaquim da cidade.

LUIS CARLOS – Meu neto já passou por muitas coisas difíceis, não vai ser esse protesto que vai abalar o coitado.

Joaquim aparece na sala.

JOAQUIM – Eu tô sentindo muito medo das pessoas.

LUIS CARLOS – Não precisa ficar com medo. Essas pessoas não vão encostar em você.

JOAQUIM – E cadê minha vó?

Josefina entra.

JOAQUIM – Vózinha.

Joaquim abraça Josefina.

JOSEFINA – Não se preocupa com nada que está acontecendo lá fora. Deus está te protegendo, ele nunca vai deixar de te proteger. Toda essa dor que você está sentindo dentro do seu coração, vai sara e você não vai sentir mais nada. Deus está reservando uma coisa muito linda pra você e você meu neto, será muito feliz na sua nova vida.

JOAQUIM – Eu nunca vou me esquecer da senhora. A senhora tá sendo uma segunda mãe pra mim.

Josefina beija a testa de Joaquim. Gael se aproxima.

GAEL – Seja muito feliz nessa sua nova jornada.

Gael entrega um livro para ele.

GAEL – Dentro desse livro, na última página, está o meu email para que entre em contato comigo.

JOAQUIM – Muito obrigado por tudo, meu amigo.

Gael e Joaquim se abraçam.

JOAQUIM – Desejo que você seja muito, mas muito feliz ao lado da Estela. Faça ela a mulher mais feliz desse mundo e cuida da filha dela como se fosse sua.

GAEL – Ela será muito feliz ao meu lado.

Joaquim olha para seu avô.

JOAQUIM – O senhor sempre estará em meu coração. Me apoiou em tudo, me deu amor, assistência e carinho. Se não fosse o senhor e a vóvó, eu não sei o que seria de mim. Muito obrigado por tudo.

LUIS CARLOS – Não precisa me agradecer. Só quero a sua felicidade.

Joaquim e Luis Carlos se abraçam. Joaquim chora

JOAQUIM – Eu tenho que ir.

Joaquim pega sua mala e olha emocionado para Gael e seus avós.

JOSEFINA – Te levaremos até o carro.

JOAQUIM – Não se incomodem. Não vai me acontecer nada.

Joaquim abre a porta, olha para trás, muito emocionado.

JOAQUIM – Eu amo vocês.

Joaquim abaixa a cabeça e se retira.

08
EXT. CASA JOSEFINA E LUIS CARLOS. FRENTE. DIA

Joaquim andando em direção ao carro, que está parado em frente à entrada. Os moradores atacam ele com palavras ofensivas

MULHER¹ – Seus pais devem sentir vergonha de ter um filho como você, seu pecador.

MULHER² – Deus realmente precisa voltar.

HOMEM¹ – Seu viadinho.

HOMEM² – Eu mataria você se eu tivesse uma arma.

MULHER³ – Deus criou o homem e a mulher, não uma vergonha como você.

MULHER⁴ – Você deveria se matar. Sai daqui agora, seu desviado.

Joaquim abre a porta do carro e olha para trás. Ele encara todos os moradores. Quando olha para trás, ele vê Lucas. Eles se encaram por um tempo. Joaquim entra no carro. Lucas corre na direção dele.

JOAQUIM – Podemos ir.

O motorista liga o carro e sai...

LUCAS (gritando) – Joaquim!

Lucas continua correndo. Joaquim olha para trás. O carro sai da cidade... Lucas para de correr e chora. Joaquim dentro do carro, chorando muito.

09
INT. AEROPORTO DE MADRID. NOITE

Joaquim saindo no portão de desembarque. Margareth levanta uma placa com o nome dele. Joaquim olha para placa e abre um sorriso. Ele acena para Margareth, que vai até ele.

MARGARETH – Finalmente você chegou.

Eles se abraçam.

MARGARETH – Seja muito bem vindo.

JOAQUIM – Muito obrigado. Todo mundo aqui fala em português?

MARGARETH – Não, não. Falamos em espanhol, mas daqui a pouco você se acostuma com a nossa língua. Tá muito cansado da viagem?

JOAQUIM – Tô morto.

Eles riem.

MARGARETH – Então vamos pra casa.

Margareth acena para o motorista, que pega a mala de Joaquim. Eles saem andando...

10
INT. MANSÃO MARGARETH. SALA. NOITE

Joaquim entra na mansão e fica impressionado. (a sala é muito bem decorada, muito espaço e muitos objetos, quadros de artistas importantes na parede.

JOAQUIM – Eu nunca tinha visto uma coisa tão grande como essa sala.

MARGARETH (simpática) – Você gostou?

JOAQUIM – Eu amei. É tudo muito bem decorado.

MARGARETH – Obrigada. Senta, fique a vontade.

Joaquim senta no sofá. Margareth senta em seguida.

MARGARETH – Você não quer me contar o que aconteceu?

JOAQUIM – Prefiro não tocar nesse assunto. É uma história que me dói muito.

MARGARETH – Não tem problema. A minha filha, vai te apresentar o seu quarto. Amanhã estarei matriculando você em uma boa escola e... também comprar roupas novas pra você.

JOAQUIM – Não sei nem como agradecer por essa ajuda.

MARGARETH – Você não tem nada que agradecer.

Isadora desce para sala.

MARGARETH – Isadora, venha cá.

Isadora se aproxima.

MARGARETH – Esse daqui é o Joaquim. Ele vai morar com a gente a partir de agora.

ISADORA – Oi, Joaquim.

JOAQUIM – Oi, Isadora.

Eles se cumprimentam e ficam se olhando fixamente...

ISADORA – Espero que sejamos bons amigos.

JOAQUIM – Também espero.

Margareth levanta do sofá.

MARGARETH – Leve ele para o quarto dele, mas sem fazer muito esforço.

ISADORA – Tudo bem, mamãe.

MARGARETH – Estarei no meu escritório trabalhando. Qualquer coisa que precisar, é só chamar a empregada. Seja muito bem vindo.

Margareth vai para o escritório.

ISADORA – Você tem quantos anos?

JOAQUIM – Tenho dezoito anos. E você?

ISADORA – Eu tenho...

Isadora se sente fraca e cai nos braços de Joaquim.

JOAQUIM (preocupado) – O que você tem?

Isadora senta no sofá. Joaquim senta ao seu lado.

ISADORA – Eu tenho uma doença que me deixa muito fraca todas as vezes que faço esforço.

JOAQUIM – Se você não pode, por que faz?

ISADORA – Eu não gosto de ficar parada por muito tempo. Eu gosto de fazer as coisas que todos os jovens fazem, coisa que eu não posso fazer.

JOAQUIM – É claro que você pode fazer as coisas que nós jovens fazem, mas tem que ser com moderação.

ISADORA – É... Talvez você esteja certo. Bom, é melhor eu te mostrar o seu quarto.

Isadora olha sem graça para Joaquim. Joaquim sorri.

11
INT. MANSÃO MARGARETH. QUARTO JOAQUIM. NOITE

Isadora e Joaquim entram no quarto.

ISADORA – Esse aqui é o seu quarto.

JOAQUIM – Mas é muito grande.

ISADORA O jantar é sempre servido as oito, o café da manhã as sete e o almoço ao meio-dia. Ah, antes que eu esqueça, você é muito bonito.

Joaquim fica envergonhado. Isadora sorri e se retira. Joaquim fecha a porta, vai andando até a sacada. Um forte vento bate sobre seu rosto. Ele fica sério.

JOAQUIMEu juro por esse vento que bate forte sobre o meu rosto, que eu vou me vingar de cada um deles que me humilharam. Ninguém nessa vida voltará a me pisar. Um dia eles me pisaram e agora quem vai pisar neles sou eu. (eco)...

Joaquim entra para o quarto e fecha as cortinas.
Corta para: Joaquim enchendo a banheira. Depois ele entra e relaxa. Na sua cabeça passa um filme de todas as humilhações. De repente, ele afunda o corpo na banheira... A CAM se afasta lentamente com tom de suspense... A CAM se aproximando rapidamente. Joaquim volta, já adulto, recuperando o fôlego.

12
INT. MANSÃO ISADORA E JOAQUIM. QUARTO. DIA

Joaquim saindo do banheiro, vestido no roupão de banho. Joaquim senta no recamier. Isadora entra no quarto.

ISADORA – Boa tarde, meu amor.

Isadora beija Joaquim.

JOAQUIM – Como foi o passeio?

ISADORA – Muito cansativo. Benjamin não parou até encontrar o vídeo game que ele tanto queria.

JOAQUIM – Mas tínhamos combinado que eu mesmo sairia essa semana pra comprar.

ISADORA – Você sempre diz a mesma coisa, mas nunca cumpre com a sua palavra.

JOAQUIM (respira) – Me desculpe. Meu tempo tá sendo muito corrido ultimamente. Esse novo hospital me ocupa a metade do meu tempo.

ISADORA – Hospital que você construiu naquela cidade de São Paulo?

JOAQUIM – Corretamente.

ISADORA – Mas aquele seu amigo, qual nome dele?

JOAQUIM – Gael.

ISADORA – O Gael, não está cuidando de tudo?

JOAQUIM – Sim, mas acontece...

ISADORA (interrompendo) – Não quero saber de nenhuma outra desculpa. Hoje você me prometeu que iríamos passar à noite fora.

JOAQUIM – Eu sei.

ISADORA – E ainda disse que seria uma noite muito especial.

JOAQUIM – Sim?

ISADORA – Não posso saber que noite especial é essa?

JOAQUIM – Você só vai saber na hora do jantar, não seja curiosa.

Eles se olham fixamente.

ISADORA – Eu te amo tanto, Joaquim.

JOAQUIM – Também te amo.

Eles se beijam apaixonadamente... Benjamin entra no quarto e encontra seus pais se beijando. Ele limpa a garganta. Isadora e Joaquim olham.

JOAQUIM – Benjamim? Não sabíamos que estava aqui.

BENJAMIN – Por que se beijam tanto?

Isadora e Joaquim riem.

ISADORA – Nos beijamos porque se amamos.

JOAQUIM – Você também, quando ter uma namorada, vai abraçar, beija-la, ama-lá.

BENJAMIN – Ah, mas isso vai demorar muito.

JOAQUIM – Nem tanto assim.

Benjamin senta no colo de Joaquim.

BENJAMIN – Olha, eu tenho esse meu jeito um pouco mimado, mas eu amo muito vocês.

ISADORA – Nós também te amamos.

Eles se abraçam.

13
INT. MANSÃO PREFEITO. SALA. DIA

Jardim do Vale, 2020

Melissa e Valéria entram na mansão. Cada uma segurando sacolas de grife.

MELISSA – Falta bem pouco pra ele me pedir em casamento.

VALÉRIA – Quando isso acontecer, vai ser um milagre. Ele não te pediu nem em namoro, dirá em casamento.

MELISSA – Tá falando que eu não sou capaz de casar com ele? O Lucas, ele me ama.

VALÉRIA – Desista dele, parte pra outra. Ele não está nem aí pra você, ele ficou com raiva de todo mundo dessa cidade. Depois do que você fez com aquele menino, sua relação com o Lucas nunca mais foi a mesma.

As duas sentam no sofá.

VALÉRIA – Já faz 21 anos que você está tentando se reaproximar dele e nada. Tem muitos partidos melhor do que ele.

MELISSA – Mas eu quero o Lucas. Só ele, somente ele. Nem que eu tenha que esperar por mais 50 anos.

A empregada entra na sala com uma bandeja prata com dois copos de suco de laranja. Melissa pega o seu suco, Valéria nega o suco e a empregada volta para cozinha.

MELISSA – Maldita hora em que aquele Joaquim foi entrar na vida do meu amor. Essas horas ele está bem longe daqui, trabalhando igual um condenado pra receber uma merreca de salário.

VALÉRIA – Será mesmo? As vezes me preocupo com isso. Nem os próprios avós falam sobre ele.

MELISSA – Talvez ele tenha morrido, seria ótimo se isso acontecesse.

VALÉRIA – Quem sabe? Bom, eu vou subir e tomar um belo banho.

Melissa – Eu ainda tenho que sair, vou resolver a minha vida.

VALÉRIA –  Faça o que você quiser.

Valéria pega suas bolsas e sobe para o quarto. Melissa pega o celular e faz uma ligação.

MELISSA (ao cel) – Oi, minha querida. Será que podemos nos encontrar?

BEATRIZ (ao cel) – Agora mesmo. Estou saindo do estúdio de fotos e te encontro em um restaurante aqui perto.

MELISSA (ao cel) – Ótimo. Te encontro lá. Beijos.

Melissa finaliza a ligação.

MELISSA – Vamos ver se eu não te acho, Lucas.

Melissa levanta do sofá e sai da mansão.

14
INT. HOSPITAL SANTA CLARA. SALA GAEL. DIA

Gael sentado de frente para o computador.

GAEL (teclando) – Quando que você volta? Estou morrendo de saudades do meu amigo. Me manda um foto sua?

Gael envia o email.

GAEL – Duvido muito que ele mande.

Estela entra.

GAEL – Oi, meu amor.

ESTELA (séria) – Não me chama assim aqui no ambiente de trabalho. Eu sou sua assistente, então me trata como uma.

GAEL – Qual é o problema? Só estamos nós dois aqui dentro.

Gael lenvata e se aproxima de Estela.

GAEL – Pensei da gente sair mais tarde.

ESTELA (séria) – Não posso. Tenho plantão durante toda a madrugada e ainda tem alguns papéis que precisam ser arquivados.

GAEL – Eu peço pra outra pessoa fazer isso por você.

ESTELA – Nem pensa em fazer isso, Gael. Poxa, eu já falei que não tem como. A gente sai amanhã, depois de amanhã ou semana que vem.

GAEL – Até quando você vai ficar me evitando?

ESTELA – Não estou te evitando.

GAEL – Tá me evitando, sim. Tenho sido muito paciente com você durante todos esses anos, mas tudo nessa vida tem um limite.

ESTELA – É sério que você quer discutir relação aqui dentro do hospital?

Gael encara Estela.

GAEL – Pode deixar esses papéis na mesa.

Gael volta para trás da mesa e senta na cadeira. Estela põe os papéis sobre a mesa.

ESTELA – Daqui há uma hora você tem uma cirurgia para realizar.

GAEL – Já estou ciente.

ESTELA – Com licença.

Estela se retira. Gael fica pensativo.

15
INT. RESTAURANTE. MESA. DIA

Melissa sentada na cadeira, agoniada esperando por Beatriz. Beatriz entra no restaurante.

MELISSA (aliviada) – Finalmente.

Beatriz senta na cadeira.

BEATRIZ – Desculpa pelo atraso. No meio do caminho tive um imprevisto.

MELISSA – E esse imprevisto foi o fotógrafo?

BEATRIZ – Deus que me livre.

Melissa ri.

BEATRIZ – Agora me conta o motivo desse encontro repentino.

MELISSA – Eu queria uma informação sobre o Lucas.

BEATRIZ – O que tem o meu irmão?

MELISSA – Eu preciso saber onde que ele está morando.

BEATRIZ – Ele disse que não era pra falar nada pra você, Melissa. Ele tem pavor só de ouvir o seu nome.

MELISSA – Não me nega isso, minha amiga.

Melissa pega na mão de Beatriz e fica entristecida.

BEATRIZ – Não sei se devo fazer isso. Você é minha melhor amiga e ele é meu irmão, eu fico indecisa.

MELISSA – Você não tá vendo que estou triste? Eu preciso muito ver ele, abraçar, beijar o homem que eu tanto amo. Ele é tudo pra mim, Beatriz. Durante todos esses anos eu peço a sua mãe, mas ele sempre me nega. A minha única esperança era você.

Beatriz fica pensativa.

BEATRIZ – Eu te dou o endereço dele.

MELISSA – Sério? (sorri). Muito obrigada, minha amiga. Você não sabe o quanto fico grata por isso.

BEATRIZ – Não fala nada que fui eu quem te deu o endereço.

MELISSA – Não se preocupa com isso.

Beatriz pega seu celular e envia o endereço para Melissa.

16
INT. CASA CARMEN. SALA. DIA

Carmen desce a escada. Bruno entra na mansão.

BRUNO – Que cara é essa?

CARMEN – O Lucas disse que não vem no nosso casamento.

BRUNO – É claro que ele não viria, ele não gosta de mim.

CARMEN – O problema não é com você e sim comigo.

BRUNO – Não tô entendendo.

CARMEN – Sabe quando você tenta proteger o filho do pior e ele fica com raiva com você tentando proteger ele?

BRUNO – Sua relação com ele não tá sendo uma das melhores, né isso?

CARMEN – É isso mesmo... Mas não tem problema, porque estarei me casando com a presença dele ou não.

Bruno e Carmen se beijam... Beatriz entra na mansão.

BEATRIZ – Boa tarde, meu amores.

CARMEN – Que animação é essa, minha filha?

BEATRIZ – Estou sentindo que algo de bom vai me acontecer.

Beatriz olha com saliência para Bruno.

BEATRIZ – Tudo bem, Bruno?

BRUNO – Tudo em cima. Meu amor, vou subir pra tomar um banho e descansar um pouco. Mais tarde tenho que abrir o restaurante.

Bruno beija Carmen rapidamente e sobe.

BEATRIZ – Eu também vou tomar um banho. Estou muito cansada do trabalho de hoje.

CARMEN – Você é a única que nunca me decepcionou, você é o meu orgulho. Só falta arrumar um noivo que tenha dinheiro.

BEATRIZ – Tudo no seu tempo, mãezinha.

Beatriz sobe a escada. Carmen vai para o escritório.

17
INT. MANSÃO PREFEITO. QUARTO MELISSA. DIA

Melissa entra no quarto toda contente. Ela vai para seu closet, tira todas as suas roupas dos cabides e joga em cima da cama.

MELISSA Finalmente eu vou reencontrar o Lucas. Tenho certeza que ele também vai ficar muito contente em me ver. Se ele não vem, eu vou até ele. (Risada maléfica). Tudo que eu preciso é comprar uma passagem, já que não sei ir de carro até lá.

Melissa pega o celular e entra no site de passagens.

MELISSA – Só tem passagem pra amanhã.

Melissa fica pensativa.

MELISSA – Não tem problema, eu vou amanhã bem cedo.

Melissa pega uma das malas e arruma suas roupas.

18
INT. MANSÃO ISADORA E JOAQUIM. ESCRITÓRIO. NOITE

(Madrid, Espanha)

Joaquim sentado na poltrona, olhando para a tela do computador.

JOAQUIM – Infelizmente não posso te mandar a foto, meu amigo.

Isadora entra.

ISADORA – Falando sozinho?

JOAQUIM – Respondendo o email do Gael.

ISADORA – Eu ainda quero conhecer esse seu amigo. Ele tá administrando muito bem o seu hospital.

JOAQUIM – Ele é uma pessoa muito competente, por isso eu fiz questão dele na direção. Ele me ajudou muito quando morei no Brasil.

ISADORA — Não vamos lembrar da época que você morava no Brasil. Todas as vezes que você se recorda, sua fisionomia muda.

JOAQUIM – É impossível não se recordar desse passado. Por mais que tenha se passado muitos anos, as cenas ainda continuam vivas na minha cabeça.

Isadora abraça Joaquim.

ISADORA – Você tem que tentar não se recordar mais desse dia. Além de te magoar, acaba me magoando também.

JOAQUIM – Perdão, meu amor. Juro que não vou mais se lembrar do passado.

ISADORA – Você me promete que não vai voltar mais pra São Paulo? Me promete isso, Joaquim.

Joaquim fica pensativo.

JOAQUIM – Eu prometo!

Isadora encosta a cabeça nos braços de Joaquim. Close no Joaquim pensativo.

AMANHECER DE MADRID...

19
INT. MANSÃO ISADORA E JOAQUIM. QUARTO. DIA

Joaquim entra no quarto, abrindo a porta lentamente... Isadora está deitada na cama, com os olhos fechados. Joaquim se aproxima da cama e beija o rosto de Isadora. Quando beija seu rosto, percebe que sua respiração está lenta.

JOAQUIM (preocupado) – Isadora? Meu amor, acorda.

Joaquim sacode Isadora.

JOAQUIM – Ai, meu Deus.

Joaquim fica sem reação olhando para Isadora.

20
INT. HOSPITAL. RECEPÇÃO. DIA

Joaquim sentado no banco com a cabeça baixa. Benjamin senta ao lado dele.

BENJAMIN – A mamãe vai ficar bem?

JOAQUIM – Eu espero que sim, meu amor.

BENJAMIN – Eu não quero ela morra, eu não quero.

Joaquim abraça Benjamin.

JOAQUIM – Nada de ruim vai acontecer com ela, ela vai ficar bem.

O médico se aproxima. Joaquim levanta.

JOAQUIM – Doutor, como está a minha esposa?

MÉDICO – Infelizmente não tenho boas notícias.

Joaquim olha para Benjamin.

JOAQUIM – Francis, leva o Benjamin para comer alguma coisa.

FRANCIS – Vem comigo, Benjamin.

Benjamin e Francis saem.

JOAQUIM – O que ela tem?

MÉDICO – A doença que ela tem se agravou muito nos últimos meses. Mesmo fazendo todos os tipos de tratamento, não tem como reverter o caso.

JOAQUIM – Isso quer dizer que...

MÉDICO – Ela tem poucos dias de vida.

Joaquim fica em choque.

JOAQUIM – Não pode ser.

Joaquim senta na cama, entristecido.

MÉDICO – Eu sinto muito, senhor. Ainda hoje ela poderá ir pra casa. Com licença.

O médico se retira.

21
INT. MANSÃO ISADORA E JOAQUIM. QUARTO. DIA

Isadora deita na cama com ajuda do Joaquim.

ISADORA – Muito obrigada por estar do meu lado.

JOAQUIM – Eu sempre estarei do seu lado.

ISADORA – Fecha a porta, não quero que ouçam a nossa conversa.

Joaquim fecha a porta.

ISADORA – Eu já soube que eu tenho poucos dias de vida, que a qualquer momento eu posso morrer.

JOAQUIM – Por que isso tá acontecendo justamente com você? Uma pessoa tão boa.

ISADORA – Já ouviu aquele ditado, que pessoas boas tem tendência em sofrer? Eu não quero deixar você e nem o Benjamin. (chora). Vocês são tudo pra mim.

JOAQUIM – Você também, meu amor, é tudo pra mim. Se não fosse você, eu nunca mais voltaria acreditar no amor.

ISADORA – Você foi e sempre será o meu único homem.

JOAQUIM – Eu te amo, Isadora.

Eles se beijam apaixonadamente... Joaquim tira a roupa. Ele beija o corpo de Isadora, até chegar em seu lábios... Joaquim deita na cama e Isadora fica por cima dele. Ela tira sua roupa, ficando complemente nua... Isadora gemendo (em off)... A CAM embaça a cena.

FIM DO CAPÍTULO...